O docente do Programa de Pós-graduação em Agronomia – Sustentabilidade na Agricultura (PGAC) e do curso de Agronomia, Prof. Dr. Carlos Eduardo da Silva Oliveira, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Cassilândia, tem desenvolvido pesquisas com soja em sistema de cultivo de sequeiro.
O trabalho é realizado de forma conjunta com o Prof. Dr. Sebastião Ferreira de Lima do Curso de graduação e Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do PGAC, e com o Docente Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho do Curso de graduação e Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
As pesquisas foram realizadas nos municípios de Chapadão do Sul, Cassilândia e Selvíria, que fazem parte da Região Bolsão sul-matogrossense. Nesta pesquisa, foi possível avaliar a interação de insumos biológicos e de fertilizantes para melhorar as condições de cultivo em solo arenoso e argiloso, como a resiliência das plantas de soja a condições de seca e altas temperaturas durante o período de safra.
A realização de pesquisas em diferentes tipos de solos, altitude, clima e regime hídrico de uma mesma região proporciona uma maior confiabilidade nos resultados obtidos, para posterior aplicação dos produtores em áreas comerciais.
O trabalho envolve alunos de graduação e pós-graduação das três instituições, sendo utilizado como área de pesquisa e ensino para os discentes, fortalecendo o conhecimento e as práticas de campo de cada um.
Para o Prof. Dr. Carlos Eduardo da Silva Oliveira, estas pesquisas em conjunto não só fortalecem a pesquisa e o desenvolvimento do Estado, como fornecem informações importantes para a expansão da agricultura de maneira segura e com maior sustentabilidade.