UEMS/IVINHEMA: Grupo PET Verde Legal realiza plantio em Área de Preservação Permanente

UEMS/IVINHEMA: Grupo PET Verde Legal realiza plantio em Área de Preservação Permanente

UEMS/IVINHEMA: Grupo PET Verde Legal realiza plantio em Área de Preservação Permanente

Os resultados positivos já podem ser vistos na área que estava degradada

IVINHEMA
Por: Lucinéia Ramos

12/12/2024 11:11

O Grupo PET Verde Legal, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Ivinhema, realizou de 22 de outubro a 9 de dezembro, plantio de mudas em Área de preservação Permanente (APP) de uma propriedade rural do município de Ivinhema. Foram utilizadas 194 mudas de diversas espécies produzidas, pelo grupo, no viveiro da Universidade.

 

O dono da propriedade, Senhor Sinval Sá, influenciado pela filha Daiane Luna de Sá, egressa do curso de ciências biológicas e que foi bolsista PET na Unidade, solicitou essa ação em suas terras. No local foi feita a recomposição da APP do Córrego do Cabo da Foice, que passa ao fundo da propriedade, na Gleba Santa Luzia. 

 

Segundo a professora Dra. Glaucia Almeida de Morais, tutora do Grupo PET Verde Legal, com o plantio inicial e o avanço da regeneração natural após o cercamento da APP, a recuperação da área avançou, restando alguns trechos, como os que foram objeto destas ações de plantio. No plantio anterior, também foi contemplada outra propriedade, cortada pelo mesmo córrego e distante 200 metros entre si. “As imagens de satélite revelam a evolução do processo de recomposição da vegetação na APP do córrego em questão e o efeito catalisador dos plantios em ambas as propriedades”, afirmou.

 

A professora destaca ainda, a importâncias das APPs nas margens dos cursos d’água para a conservação dos recursos hídricos, evitando tanto a contaminação dos corpos d´água com agrotóxicos e com sedimentos que levem ao assoreamento do leito quanto a ocorrência de processos erosivos. “Uma Área de Preservação Permanente retrata a conservação da biodiversidade, abrigando grande diversidade de espécies e funcionando como corredores ecológicos, permitindo a circulação de animais, dispersão de propágulos e, consequentemente, contribuindo com a manutenção do fluxo gênico entre populações”, concluiu. 

 

Participaram da ação os acadêmicos: Aline Lima, Daniel Leite, Dayane Justino, Ellen Lima, Grasielly Silva, Jonilda Alves, Lucilene Santos, Mylena Souza; as professoras Glaucia A. Morais e Bárbara A. Quirino; além de Odair J. Ferreira, biólogo da prefeitura municipal de Ivinhema e do senhor Sinval Sá, dono da propriedade.

 

GRUPO PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do Governo Federal que, tem como principal objetivo promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, para isso reúne bolsistas e tutores de todas as áreas de graduação. Conta grupos em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. A cada ano, o programa lança um edital com novas vagas.