UEMS/Ivinhema: PROINCA em Ivinhema promove atividades para recepção e integração de colouros/as

Por:Gisleine Rodrigues 10/04/2024 16:07

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) promoveu o Programa de Inclusão do(a) Calouro(a) (PROINCA) durante a primeira semana de abril, e nos dias 02 e 03 de abril a Unidade de Ivinhema realizou atividades para recepcionar e integrar os/as novos/as acadêmicos/as.

Organizado pela gerência da unidade, com apoio dos alunos/as veteranos/as e também do Grupo PET Verde Legal, o PROINCA UEMS 2024 em Ivinhema também teve a colaboração dos servidores docentes e técnicos da Unidade.

No dia 02 de abril, os novos acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira e de Ciências Biológicas foram recepcionados pela gerente, Magali da Silva Magri, e receberam diversas informações sobre a Universidade e sobre o funcionamento da Unidade de Ivinhema. A noite contou com a apresentação formal dos coordenadores dos cursos e da equipe de servidores/as técnicos/as.

O representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) também fez uma fala de apresentação das atribuições e importância do DCE e do Centro Acadêmico. A seguir, algumas atividades de integração e reconhecimento da Unidade foram promovidas por uma comissão formada por veteranos/as denominada “caça ao tesouro” durante a qual todos/as alunos/as puderam participar e, ao mesmo tempo que seguiam pistas deixadas para conduzi-los/as ao tesouro, puderam conhecer as dependências da Unidade, secretaria, biblioteca, laboratórios de Química, de Biologia e de Informática. Cada nova pista somente era liberada após algum/a participante acertar a resposta de questionamentos pertinentes a cada um dos espaços visitados ou “pagar uma prenda”. A noite terminou com o oferecimento de pipoca e suco a todos/as.

Na noite do dia 03, as atividades começaram com a apresentação do Grupo PET Verde Legal, vinculado ao Programa de Educação Tutorial. A apresentação foi preparada e conduzida pelo aluno petiano Daniel Silva Leite, que fez uma síntese das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas no ano anterior pelo grupo. Posteriormente, Ellen Caroline Dias de Lima, também acadêmica do grupo, conduziu uma dinâmica de perguntas e respostas sobre todas as informações recebidas pelos alunos durante o evento bem como sobre conhecimentos gerais. Houve premiação dos participantes com ecobags e outros brindes preparados pelo Grupo PET.

Para o encerramento, teve apresentação do artista musical Arthur Vilalva, contratado pela UEMS, com um show na quadra de esportes da Unidade. Ali toda a comunidade acadêmica se confraternizou com um lanche oferecido por meio da parceria da UEMS de Ivinhema com o legislativo do município.

“Avaliamos o PROINCA de 2024 como um evento importante por ter proporcionado descontração, interação e informação aos/às ingressantes no ensino superior da Unidade de Ivinhema. Sejam todos e todas muito bem vindos/as", ressalta a Gerência.