UEMS/JARDIM: Curso de Geografia realiza visita técnica ao assentamento Andalúcia/CEPPEC em Nioaque

VISITA TÉCNICA

UEMS/JARDIM: Curso de Geografia realiza visita técnica ao assentamento Andalúcia/CEPPEC em Nioaque

JARDIM
Por:Gisleine Rodrigues 15/06/2023 12:07

No dia 10 de junho (sábado), os acadêmicos e professores do Curso de Geografia da Unidade Universitária de Jardim, realizaram visita técnica ao Assentamento Andalúcia/CEPPEC (Centro de Produção Pesquisa e Capacitação do Cerrado), no município de Nioaque. 

O trabalho de campo foi realizado como Atividade Complementar de Ensino (ACE), coordenada pela Profa. Dra. Ana Maria Soares de Oliveira com a colaboração da Profa. Dra. Greisse Quintino Leal, coordenadora da graduação em Geografia, e da Profa. Dra. Cristiane Dambrós.

As atividades foram realizadas em dois períodos, conforme explica a professora Ana Maria, na parte da manhã a equipe compartilhou os momentos em uma roda de conversa com a comunidade sobre o histórico de luta e formação do assentamento, as dificuldades enfrentadas, as conquistas, as condições de produção e a atividade agroextrativista de frutos do cerrado para a geração de renda das famílias assentadas, em especial a extração e processamento da amêndoa do Cumbaru, usada na produção de licor, bombons e da farinha, base da produção de biscoitos, bolos e pães.

Na parte da tarde, foi apresentado aos acadêmicos e professores o prédio denominado pelos assentados de “agroindústria”, no qual são armazenadas e processadas amêndoas de jatobá, de bocaiúva e, principalmente do cumbaru, típico do cerrado. Uma das representantes do CEPECC, dona Preta, fez a demonstração dos produtos processados por eles, momento em que foi feita a degustação e aquisição, explica a professora Ana.

Na sequência houve mais um momento de roda de conversa sobre a fundação do Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (CEPPEC), com o sr. Altair, que relatou o histórico de formação, as parcerias, os projetos e a importância dessa organização como forma de resistência e permanência das famílias na terra, geração de emprego e renda, preservação das espécies do cerrado e recursos hídricos. Falou ainda sobre a política de extensão territorial das ações do CEPPEC junto às comunidades rurais do município de Nioaque e outros municípios, dando capacitação e assessoria sobre o manejo das plantas nativas do cerrado e o desenvolvimento da atividade extrativista, como forma de ampliar a perspectiva de resistência dessas comunidades, gerando renda e garantindo a segurança alimentar das famílias.

Na última parte da visita técnica, a equipe de Geografia da UEMS/Jardim visitou o lote de um dos assentados, sr. Silvano e esposa, que falaram sobre a produção diversificada da agricultura de base familiar, bem como sobre o manejo do cumbaru e a extração da amêndoa como principal fonte de renda da família. 

    

“Essa aula de campo ofereceu aos acadêmicos e professores do Curso de Geografia da Unidade de Jardim, um dia de muitas informações, troca de conhecimentos e muito aprendizado. Agradecemos a toda equipe do CEPPEC/Assentamento Andalúcia/Nioaque-MS por nos receberem e proporcionarem este dia tão especial. Assim como também agradecemos à Prefeitura Municipal de Guia Lopes da Laguna por nos disponibilizar o ônibus e motorista, em uma parceria que tornou possível a realização desta Visita Técnica”, conclui a coordenadora da atividade, professora Ana Maria Oliveira.