UEMS/Jardim: Estreia em Jardim Projeto CineGeo que leve reflexão à comunidade por meio de filmes e documentários

JARDIM
Por:Gisleine Rodrigues 05/07/2023 11:57

No dia 30 de junho de 2023 (sexta-feira) foi realizada a primeira oficina do  Projeto de extensão “CineGeo: entretenimento e reflexão por meio de filmes e documentários”, uma iniciativa do curso de Geografia da Unidade Universitária de Jardim, coordenado pela Profa. Dra. Ana Maria Soares de Oliveira, docente do curso de Geografia da Unidade.

A estreia do Projeto CineGeo aconteceu na Praça Evandro Bazzo, na cidade  Jardim-MS, com a exibição do filme “O menino que descobriu o vento”,  baseado em uma história real, o filme tem como recorte territorial o Malawi, na África, e traz para reflexão a temática ambiental, a pobreza e a fome, a corrupção governamental, a importância da educação, o desejo de superação, de transformação social e de melhoria da coletividade, entre outros.

O Projeto, que recebe apoio de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal de Jardim, foi apresentado à comunidade no momento de abertura  da Oficina, conduzido pela equipe executora do projeto, em uma exposição temática com banners explicativos do projeto e do filme, painel elaborado pelas/os acadêmicas/os voluntários sobre os aspectos geográficos (físicos, econômicos, sociais, populacionais e culturais) do Malawi. Seguido da sessão do filme e no final por uma roda de conversa de reflexão sobre vários pontos do longa metragem.

Mais de cem pessoas se reuniram na Praça Evandro Bazzo para a primeira sessão do CineGeo, entre professores e acadêmicos do Curso de Geografia, funcionários da UEMS, estudantes e professores das escolas públicas locais,  representantes do poder público municipal e mais pessoas da comunidade.

A coordenadora do Projeto, a professora Ana Maria Oliveira agradece a todos os envolvidos na atividade: coordenação do curso de Geografia, gerente da Unidade; membros da equipe executora do projeto e demais professores que foram nos prestigiar; acadêmicos que colaboraram com a exposição da Oficina CineGeo e os que foram à praça participar; à Prefeitura Municipal de Jardim pela parceria e a toda equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo (Secretário, assistentes e demais funcionários) que não mediram esforços para resolver os trâmites formais, transportar os materiais, cuidar da parte elétrica e do som.

“Estamos certos de que a colaboração dos envolvidos e a presença dos participantes contribuíram para que tivéssemos uma noite diferente e muito especial, com a sessão fílmica, reflexão, pipoca, algodão doce e a lua cheia no céu como testemunha”, conclui a professora Ana Maria.

O CineGeo

O Projeto CineGeo continua uma vez por mês, com oficinas e sessões fílmicas na UEMS de Jardim, nas Escolas e na Praça, vão até o mês de dezembro. A próxima oficina está prevista para ocorrer no dia 05 de agosto de 2023, após o retorno do segundo semestre letivo.