Depois do lançamento do livro "A DECADE OF TRANSNATIONAL PARTNERSHIP UEMS - Glendon/York University experiences in Applied Linguistics", que aconteceu na Capital Campo Grande no último dia 07 de novembro, todos os demais resultados do convênio de internacionalização Brasil-Canadá foram apresentados em um circuito de eventos.
Ao todo foram sete apresentações em diferentes congressos e simpósios, incluindo uma oficina na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), uma palestra com lançamento do livro, participação na semana de letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com uma mesa redonda, o Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (Cláter) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), dois simpósios e o 4º Congresso Paraguaio de Linguística Aplicada, em Assunção no Paraguai.
No Congresso Paraguaio, representando o Brasil participaram os professores Ruberval Maciel, Adriana Barros e Roseli Grubert, do Rio de Janeiro. Brian Morgan, Marlon Valencia e Ian Martin pela Glendon/York University, no Canadá. Além de alunos do curso de graduação letras/inglês e do mestrado de letras.
Segundo o professor Dr. Ruberval Maciel, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), um dos autores do livro, o foco principal no país vizinho foi a telecolaboração e a formação de professores em contexto transnacional, mostrando como a internacionalização pode ser realizada mesmo à distância. “Lá nós também apresentamos como estamos desenvolvendo a mobilidade com os nossos alunos, e apresentamos todos os resultados dessa iniciativa, tais como textos e dissertações de mestrado”.
O professor conta que esta é quarta vez que ele participa no Paraguai. “É a minha segunda participação como palestrante e por duas vezes já fui como professor visitante, e uma ação mais concreta é a minha participação no primeiro mestrado de linguística aplicada que a Universidade Nacional de Assunção abriu, com a disciplina de tópicos especiais”.
Ruberval ainda lembra que além da parceria com o Canadá, houve mobilidade de alunos entre Brasil e Cuba, no curso de letras, medicina e em escolas públicas. “A internacionalização tem tempo de amadurecimento e muitos desafios, como custos, por exemplo. Isso nos levou a buscar formas criativas para manter o projeto, e a parceria com o Canadá é um case de sucesso neste sentido, pois são dez anos em que fomos buscando alternativas para a formação de alunos e professores de línguas”, concluiu.
Em junho de 2025, quando acontece o Congresso Canadense de Linguística Aplicada, três professores da UEMS devem participar com a apresentação dos trabalhos realizados durante o ano de 2024.