A ação de internacionalização “Webinário UEMS-UCSE: diálogos para a integração” foi organizada de forma conjunta pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas produtivos (PPGDRS/UEMS) e pela Universidad Católica de Santiago del Estero (UCSE-Jujuy). Foram realizadas 05 (cinco) palestras/charlas com aproximadamente 60 (sessenta) minutos, sempre na última quarta-feira do mês de maio à outubro do ano letivo de 2024. Cada encontro foi gravado e posteriormente divulgado junto ao canal do YouTube de ambas as instituições organizadoras. O primeiro encontro contou com a participação do Reitor da UEMS, professor Dr. Laércio Alves de Carvalho. Em cada encontro, um docente pesquisador da UEMS compartilhava sua produção científica e perspectiva para a integração e desenvolvimento regional.
Impacto da ação
Esta atividade é uma parceria advinda da mobilidade internacional realizada pela professora da UEMS, Dra. Eliana Lamberti junto à Universidad Catolica de Santiago del Estero (UCSE-Jujuy) em 2023. De acordo com a docente pesquisadora: “os frutos da experiência de internacionalização ainda estão sendo colhidos e frutificados. Eu e prof. Alejandro Safarov iremos, ainda no mês de novembro deste ano, apresentar um trabalho em evento cientifico da área do PPGDRS, o IV Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR) em coautoria. Bem como iremos compor uma mesa debatedora em outro evento, o XII Congreso de Relaciones Internacionales, organizado pela Universidad Nacional de la Plata, na Argentina”.
O objetivo da atividade de internacionalização foi “apresentar análises sobre a dinâmica econômica brasileira e sul-mato-grossense por meio da ótica das Ciências Sociais Aplicadas para a comunidade acadêmica, empresarial e sociedade civil de Jujuy e de Mato Grosso do Sul”. Isso foi possível a partir da discussão dos seguintes temas: A realidade jurídica no âmbito da integração regional; Indústrias Maquiladoras e Desenvolvimento Regional na fronteira de Pedro Juan Caballero (Paraguai) e Ponta Porã (Brasil); Desenvolvimento e patrimônio: o território dos ervais; O Sistema Produtivo da Erva Mate; A dinâmica turística de MS. “Estas temáticas ilustram as linhas de pesquisa do PPGDRS e a importância da produção científica e transferência de conhecimento em âmbito fronteiriço regional”, complementa a professora Eliana.
Para finalizar a professora destaca que, neste sentido e considerando que ações de internacionalização possuem um caráter diferenciado e qualitativo, é possível descrever os seguintes impactos positivos:
a) Divulgação do PPGDRS em nível regional/internacional;
b) Compartilhamento de resultado de pesquisas;
c) Aproximação do corpo docente UUPP/UEMS e da UCSE,
d) Produção de material técnico-cientifico,
e) Incentivo à novas propostas de mobilidade internacional junto aos discentes e docentes.
Tendo em vista que o material produzido foi divulgado no canal do You Tube (UCSE-JUJUY e UEMS Internacional) de ambas as IES organizadoras, até o presente momento, foi identificado o acesso e visualização de aproximadamente 330 interessados pelas temáticas ofertadas.
Palestrantes