A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio do Setor de Idiomas para a Internacionalização da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado voltado a discentes, docentes e técnicos administrativos para vagas em cursos de línguas. A iniciativa é realizada em parceria com a Rede Idiomas sem Fronteiras (IsF). As inscrições vão até o dia 21 de agosto.
No total, são 80 vagas distribuídas em quatro modalidades de cursos online e gratuitos, voltados ao aprimoramento de habilidades em Espanhol, Inglês e Português. Com carga horária de 32 horas, as capacitações abordam temas essenciais para o contexto universitário global, como mobilidade internacional, interculturalidade e processos de internacionalização.
Cursos ofertados
Confira os cursos disponíveis neste semestre:
- Língua Espanhola: Preparando-se para a mobilidade acadêmica na América Latina
- Língua Inglesa: Práticas Orais da Academia
- Língua Portuguesa: Práticas Interculturais com foco na imersão universitária no Brasil
- Língua Portuguesa: Práticas de Leitura Acadêmica
Inscrições e seleção
As inscrições estão abertas no período de 27 de julho a 21 de agosto de 2026 e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma PROSAS.
Acesse aqui o link de inscrição: Edital de Seleção Simplificada nº 33/2026-DRI/UEMS (Plataforma PROSAS)
A Diretoria de Relações Internacionais reforça a importância da leitura atenta do Edital antes da inscrição, garantindo o cumprimento de todos os requisitos de participação. O processo seletivo incluirá um exame simplificado de proficiência, a ser realizado diretamente no ambiente da plataforma PROSAS.
Avanço na Internacionalização
Esta é a primeira oferta de cursos realizada após o recente credenciamento da UEMS à Rede Idiomas sem Fronteiras (IsF). A expectativa da instituição é impulsionar a qualificação linguística da comunidade acadêmica, fortalecendo a presença e as ações de internacionalização da universidade.
