UEMS na Comunidade oferece serviços em parceria com programa da segurança pública

UEMS na Comunidade oferece serviços em parceria com programa da segurança pública

CAMPO GRANDE
Por:Lucinéia Ramos 08/07/2024 14:06

Representantes do Programa UEMS na Comunidade, participaram do projeto MS em Ação, coordenado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e pela Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) que aconteceu na Aldeia Cachoeirinha em Miranda, no sábado (06/07). 

Para a vice-reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Luciana Ferreira da Silva, a parceria com a segurança pública aumenta e alinha as redes de cooperação para atendimento à população. Ela acrescenta que “acredita nesse potencial de aumentar as redes de parceria com objetivo comum para atividades de entretenimento, saúde, segurança, cultura e esporte a quem precisa”. 

A mesma opinião é compartilhada pela Prof.ª. Drª. Érika Kaneta Ferri, Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, que sublinha a convergência de ações em prol da comunidade. Segundo Érika, a união de órgãos públicos com a Universidade e o programa, que ela realiza, consolida os serviços prestados. “Facilita o acesso aos serviços e diminui a distância”, concluiu.

A aldeia Cachoeirinha reúne outras 11 aldeias em seu entorno, totalizando uma população superior a 9 mil 200 pessoas. Distante de Miranda pouco mais de 13 por estrada de chão, necessita de serviços públicos com mais facilidade. Os serviços médicos e odontológicos, foram os serviços mais procurados e contou com a colaboração dos acadêmicos de Medicina da Unidade de Campo Grande. 

Dona Mericia de 89 anos, terena, procurou consulta médica para a prevenção de doenças e odontológica para cuidar da saúde bucal. “Eu preciso de prótese dentária, porque perdi meus dentes há alguns anos porque não sabia escovar os dentes corretamente e nem que precisa ir ao dentista com frequência”, pontuou.

MS em Ação: Segurança e Cidadania”

Instituído por meio da Resolução conjunta entre Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Secretaria de Estado de Cidadania (SEC), o programa foi criado para fortalecer e aperfeiçoar políticas públicas voltadas para o exercício pleno da cidadania, direcionadas às comunidades tradicionais, bem como, às populações que residem em regiões remotas, de difícil acesso e em condições de vulnerabilidade.