OBJETIVOS DO PROGRAMA

OBJETIVOS / PERFIL PROFISSIONAL A SER FORMADO (*)

IES: SBM / SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA - RJ


Nível: MESTRADO PROFISSIONAL


O Curso proposto visa contribuir para uma qualificação ampla do ensino de matemática na escola básica, indo desde um aprimoramento no processo de formação continuada de professores até mudanças efetivas da prática em sala de aula. Esta ação visa promover a construção de competências matemáticas no ensino básico por meio de um processo de ensino e aprendizado significativo, inserido de forma consistente em uma educação universal de qualidade. A meta é oferecer um curso de formação profissional alicerçado em sólida formação em Matemática, que contemple as necessidades advindas tanto do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola quanto de suas necessidades amplas de desenvolvimento e valorização profissional e que venha a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos pelo seu exercício profissional. Assim, este Curso procurará contemplar:


a) a busca de uma formação matemática adequada para o exercício profissional qualificado do ensino de matemática na escola básica;


b) a afirmação do compromisso permanente com a qualidade do ensino e da aprendizagem na área de Matemática;


c) uma postura crítica acerca do trabalho nas aulas de matemática nos níveis fundamental e médio;


d) o papel central da competência matemática frente às exigências da sociedade moderna;


e) a valorização profissional do professor através do aprimoramento de sua formação.


Para atingir os objetivos aos quais se propõe esse Mestrado Profissional em Matemática sua prática estará alicerçada nas seguintes diretrizes:


a) executar um processo de formação complementar em matemática, baseado nos conteúdos curriculares do ensino básico, que promova o domínio dos conteúdos apropriados, da forma de pensar e das estratégias de resolução de problemas característicos da matemática;


b) promover uma articulação eficaz entre conhecimentos e práticas das ciências matemáticas e do ensino básico, direcionada aos objetivos da educação básica;


c) estimular e promover a independência do professor cursista, fornecendo-lhe instrumentos para busca por conhecimento e desenvolvimento profissional de forma autônoma e permanente;


d)incentivar a pesquisa e produção de materiais e práticas pedagógicas diferenciadas para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática na escola (textos, atividades, software, simulações, ambientes de aprendizagem, aulas inovadoras, etc.).


Em relação ao perfil do profissional a ser formado, espera-se que tais profissionais, que lecionam Matemática no Ensino Básico, tenham pleno domínio da matéria que ensinam, inclusive das suas aplicações mais imediatas, bem como uma noção da evolução histórica dos principais temas que constam do currículo escolar.


Total de créditos para titulação: 80.0
Tese/Dissertação: 8.0
Periodicidade de Seleção: Anual

 

OBJETIVOS: PERFIL PROFISSIONAL A SER FORMADO

UEMS: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

 

Em consonância com os objetivos do programa nacional, a proposta da UEMS é propiciar a aquisição de competências e de conteúdo matemático com vistas a habilitar o egresso ao exercício das seguintes atividades:

·        Coordenação do ensino de matemática nas escolas;

·        Elaboração de material didático;

·        Orientação de equipes no uso de materiais alternativos e de ferramentas computacionais;

·        Docência de nível superior nas licenciaturas e nos cursos de pedagogia;

.        Articulação pedagógica do conteúdo matemático com o de outras disciplinas.

 

(*) Retirado do Projeto Pedagógico da SBM