A parentalidade expressa a “qualidade do que é parental; estado ou condição de quem é pai ou mãe”, engloba mais do que a maternidade ou a paternidade biológica, a ligação socioafetiva, maternal, paternal, de adoção ou outro e tem papel fundamental no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
A Divisão de Pós-graduação (DPG) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), visando compreender a realidade das (dos) acadêmicas (os), técnicas(os) e docentes em condição de parentalidade na UEMS, propôs ações para atuar neste debate atual, as quais foram efetuadas pelo Setor de Apoio a Pós-graduação (SAPG) e o Setor Financeiro de Apoio a Pós-graduação (SEFAP).
Uma das grandes reflexões sobre a parentalidade, muito discutida na Pós-graduação, que incentivou a DPG na discussão e elaboração de várias ações versa em relação à produção científica, considerando a realidade dos cuidados parentais, que incidem em uma diminuição da produtividade acadêmica. Nacionalmente, já foi possível aferir uma relevante diminuição de sua produção, a qual se relaciona diretamente com o contexto dos cuidados parentais e da sobrecarga de trabalho que caracteriza esse grupo. Nessa perspectiva, se torna essencial a busca de modelos que minimizem as condições adversas, desconsiderando as práticas sociais em diferentes instâncias de nossa sociedade, definindo novos olhares que acolham e propiciem condições para o pleno desenvolvimento da Pesquisa na Pós-graduação.
Destacamos algumas ações iniciais realizadas:
1. Elaboração de um levantamento inicial [Relatório em anexo].
2. Alterações de normativas da UEMS para atender as questões de parentalidade, disponível no link
https://www.uems.br/pro-reitoria/proppi/Pos-Graduacao/Financeiro/Bolsas/.
3. Premiação para mães pesquisadoras no Prêmio Talentos em Pós-graduação (TAL-PG), disponível no link
https://www.uems.br/pro-reitoria/proppi/Pos-Graduacao/Eventos/Premio-Talentos-em-Pos-graduacao .
Inicialmente, em 2022, o SAPG/DPG/PROPPI implementou a aplicação de um questionário voltado exclusivamente às mães na Pós-graduação da UEMS, mestrado e doutorado, que ingressaram como alunas regulares, entre os anos de 2018 a 2022, e que solicitaram Licença Maternidade/Licença Gestante durante o Curso/Programa. Neste levantamento, cujos resultados estão em anexo, foram abordadas questões relativas ao apoio nos cuidados com os filhos, conciliação entre a vida familiar e acadêmica e os desafios encontrados nesta jornada. E, a partir dos dados e visando fomentar a visibilidade de mães pesquisadoras na UEMS, foi publicada uma reportagem pela Assessoria de Comunicação Social (ACS), que retrata como a UEMS tem proporcionado as pesquisadoras mães melhores condições para que elas continuem desenvolvendo suas pesquisas.
Acesse aqui a reportagem: Mães na pós-graduação da UEMS: o maternar e a pesquisa científica.
Em 2023, o questionário foi reformulado, ponderando questões voltadas não somente à maternidade, mas passando a considerar a parentalidade. As informações coletadas estão servindo de base para análise e reflexão de ações com impacto na visibilidade, acolhimento, apoio e permanência das acadêmicas no ambiente da Pesquisa e Pós-graduação.
O Setor de Apoio à Pós-graduação está estudando, com base nas indicações do levantamento inicial e nas tendências e debates nacionais, estratégias e ações futuras, com sugestões para implementação:
1. Elaboração de formas de auxílio para educação infantil.
2. Flexibilidade e ampliação de prazos de licenças parentais.
Formulário para acadêmicas(os)
Formulário para Docentes
Formulário para Técnico-administrativos