A Diretoria de Informática (DINF) da 𝗨𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗱𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗠𝗮𝘁𝗼 𝗚𝗿𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗱𝗼 𝗦𝘂𝗹 (𝗨𝗘𝗠𝗦), juntamente com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS), Pró-reitoria de Administração e Planejamento (PROAP) e Reitoria realizou nesta sexta-feira (29/11) uma reunião de apresentação do Painel Piloto dos Indicadores, desenvolvido por nossa equipe de Business Intelligence (BI). Este painel representa a primeira iniciativa da instituição com a gestão estratégica e a tomada de decisões fundamentadas em dados.
O encontro contou com a presença da Vice-reitora, prof.ª Dr.ª Luciana Ferreira da Silva, que destacou que esta ferramenta é fruto de um trabalho colaborativo desenvolvido ao longo dos anos, envolvendo a criação de mapas estratégicos, planejamentos, planos de ação e indicadores de monitoramento. Luciana explica que o Qlik Sense permitirá a implementação de painéis de BI em toda a Universidade a partir de 2025, fortalecendo ações voltadas para a responsabilidade institucional da UEMS com o lançamento futuro dos painéis públicos.
"Com isso, reafirmamos o nosso compromisso em proporcionar ainda mais transparência nas ações desenvolvidas pela Universidade de ensino, pesquisa, extensão, internacionalização, comunicação, administração da UEMS e, mais precisamente, servir como uma base de dados que nortearão as tomadas de decisão para os gestores que estão à frente dessas pastas e para as gestões que virão", disse a Vice-Reitora.
Já a Diretora de Informática (DINF) da UEMS, Vanessa Weber, fez questão de lembrar que construção deste painel é reflexo direto do planejamento realizado pelo Gestão da UEMS e de uma política desta Diretoria, com apoio da Setdig, em implementar soluções tecnológicas que tragam eficiência e precisão ao planejamento e execução de nossas atividades. “Trabalhar com base em dados confiáveis não é apenas uma tendência global, mas uma necessidade para enfrentar os desafios da gestão pública e institucional de forma responsável e eficiente. Agradecemos a todos os envolvidos nesse projeto e reafirmamos nosso compromisso com a transformação digital e a excelência na gestão pública”, disse.
A apresentação foi feita pelo Ricardo Romão, Analista de Sistemas da 𝗗𝗜𝗡𝗙 (𝗗𝗶𝗿𝗲𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗜𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮́𝘁𝗶𝗰𝗮) da UEMS. “A função é de prover painéis de gestão, que serão carregados regularmente e as informações armazenadas em um datacenter. Cada diretoria irá escolher que tipo de índice serão gerados a partir da definição dos pontos focais. Por outro lado, o projeto visa também a disponibilização futura de painéis públicos de indicadores que serão disponibilizados no site oficial da Instituição”, explicou.
A expectativa é que a ferramenta de Business Intelligence (BI) passe a ser utilizada pelos Gestores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) a partir de 2025.