A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande - Santo Amaro, sedia no dia 01 de julho de 2026 o IV Colóquio do Acervo Maria da Glória Sá Rosa. Nesta edição, o evento traz como tema central "Acervos pessoais e humanidades digitais", promovendo um espaço de diálogo fundamental sobre o futuro da memória e da pesquisa documental.
O objetivo do colóquio é reunir pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de literatura, memória, arquivos, cultura e tecnologias digitais. Juntos, os participantes irão discutir os principais desafios, as ferramentas tecnológicas e as novas possibilidades para a organização e salvaguarda de acervos pessoais na contemporaneidade.
Consolidado como um importante ponto de encontro para quem estuda e trabalha com a preservação da identidade cultural e histórica, o evento propõe aliar a tradição dos arquivos físicos às inovações do universo digital.
Inscrições e Programação
As inscrições para o IV Colóquio são totalmente gratuitas e já estão abertas. Os interessados em participar e conferir a programação completa do evento devem acessar a plataforma oficial:
- Data do evento: 01 de julho de 2026
- Local: UEMS – Unidade de Campo Grande - Santo Amaro
- Investimento: Gratuito
- Inscrições e informações: Clique aqui para acessar o site do evento (Plataforma Doity).
Participe conosco, venha integrar este importante espaço de diálogo sobre memória, pesquisa, cultura e preservação de acervo