Na última semana, o coordenador do Laboratório de Popularização da Ciência (LABPOP), André Mazini, representou a UEMS na palestra de encerramento do IV Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES 2024), realizado de 25 a 27 de setembro na Universidade Nacional de Assunção (UNA), em San Lorenzo, Paraguai.
No dia do evento, que teve como pauta “O desafio de visibilizar a ciência: uma perspectiva desde a academia”, Mazini defendeu a necessidade das universidades separarem a comunicação institucional da comunicação científica em suas estruturas organizacionais, e de fortalecerem ações que permitam que o conhecimento científico seja comunicado para além dos limites das universidade.
“Foi muito satisfatório ver que as ações desenvolvidas pela UEMS nessa área, com a criação do Laboratório de Popularização da Ciência por exemplo, têm sido vistas como referência para outras universidades da América do Sul. E também em ver como as Instituições de Ensino Superior têm se sensibilizado para a importância social de qualificar e ampliar as ações de popularização da ciência”, disse Mazini.
O LABPOP-UEMS, vinculado à Diretoria de Comunicação Social, foi criado na atual gestão com objetivo de popularizar a Ciência em Mato Grosso do Sul. O setor atua em parceria com a Fundect, no âmbito do projeto MS +Ciência.
CIES 2024 - O evento reuniu especialistas de diversos países da América Latina e do mundo para debater temas relacionados à internacionalização acadêmica, mobilidade estudantil e colaboração científica. No total, foram apresentados mais de 120 trabalhos, além da realização de mesas redondas e trocas de experiências entre os pesquisadores presentes.