Moradores do Quilombo São Miguel, localizado no município de Maracaju, receberam neste fim de semana a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), solicitada durante a 27ª edição do programa UEMS na Comunidade. A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), Profa. Dra. Érika Kaneta Ferri, esteve com a equipe realizando pessoalmente a entrega, na última sexta-feira (19).
Ao todo, 68 pessoas fizeram a solicitação. A confecção do documento é possível graças à parceria com o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), por meio do Instituto de Identificação da Coordenadoria-Geral de Perícias. O coordenador de Políticas Públicas da Comunidade São Miguel, Jorge Henrique, destacou a importância da presença da universidade para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
“A UEMS tem nos dado um grande apoio. Nós precisamos dessa parceria. Estamos sempre unidos, reivindicando tudo o que possa melhorar as condições de vida da nossa comunidade. Temos diversos projetos em conjunto como a capacitação em Turismo, as estufas da agricultura familiar e a troca de saberes com os cursos. Só temos a agradecer a entrega dos RGs, que foi mais uma ação dessa parceria que vem dando muito certo.”
O vereador de Maracaju, Robert Ziemann, participou da entrega e destacou a contribuição da UEMS junto ao quilombo. Ele elogiou as oficinas educativas, o atendimento de saúde, a consultoria agrícola, a emissão de documentos, as orientações jurídicas, a assistência social e os demais serviços ofertados durante a ação de cidadania.
“A Câmara de Vereadores, o nosso mandato e também a Prefeitura de Maracaju são parceiros das ações aqui na São Miguel. Lutamos bastante para viabilizar a implantação do curso de Agronomia da UEMS em nosso município, batalhamos junto à Itaipu e à bancada federal para conseguir o recurso para as estufas e ver a melhoria na produção de hortaliças para a merenda escolar se tornar realidade. Agora, seguimos nossa parceria de sucesso com o UEMS na Comunidade que, quando passa, transforma a vida das pessoas. Contem sempre conosco”, disse.
A pró-reitora agradeceu a participação e o acolhimento dos moradores. Para ela, as ações têm sido um sucesso graças ao empenho de todos os participantes. A professora fez questão de ressaltar ainda o compromisso da universidade em seguir sendo inclusiva, atuante nas demandas sociais e de contribuir cada vez mais para o desenvolvimento regional.
“Nossa presença aqui tem como objetivo mostrar que a universidade é para todos, que ela é nossa. Mostrar para nossos filhos e netos que é possível ocupar espaços de decisão, e levar a experiência de organização e de união desse quilombo para o mundo. Para nós é sempre uma alegria poder retornar com novas ações, fortalecer laços e compartilhar cada vez mais avanços. Sozinhos fazemos o possível, mas juntos transformamos comunidades inteiras”, finalizou.
O UEMS na Comunidade é um programa que reafirma o compromisso da universidade pública com a transformação social, conectando ensino, pesquisa e extensão às reais demandas da população sul-mato-grossense. A iniciativa é uma realização da PROEC/UEMS e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil. Para acompanhar as atividades e novidades do programa, siga as redes sociais oficiais @uemsoficial e @uemsnacomunidade.
