O Núcleo de Formação Docente Continuada (NUFOCO), da Pró-reitoria de Ensino (PROE), criado em setembro do ano passado, vem desenvolvendo diversas ações em parceria com outras pró-reitorias da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), além de ter realizado uma experiência de trabalho com a Universidade de Buenos Aires (UBA) e proposto o novo curso de Especialização lato sensu em Gestão Universitária.
No cenário dinâmico e desafiador da educação superior, o Núcleo de Formação Docente Continuada (NUFOCO) se destaca como um catalisador essencial para o desenvolvimento contínuo dos atributos docentes. O objetivo central do NUFOCO é formular políticas de aperfeiçoamento docente, visando ao desenvolvimento de competências por meio de uma formação continuada permanente. “Além disso, propõe, em conjunto com os demais órgãos da PROE, a criação de políticas e diretrizes voltadas ao aprimoramento das competências didático-pedagógicas, à atualização de conhecimentos e ao desenvolvimento profissional do corpo docente da UEMS. A colaboração com os demais órgãos da Instituição também se estende ao estímulo à pesquisa multi e interdisciplinar, básica e aplicada sobre metodologias e tecnologias de ensino, além de proporcionar acolhimento e apoio aos professores em estágio probatório”, destaca a Chefe do Núcleo, Mirella Ferreira da Cunha Santos.
No primeiro semestre de 2024, uma parceria entre o NUFOCO e a Divisão de Inclusão Estudantil (DINE/PROAFE) desenvolveu uma formação abrangendo temas cruciais como Transtorno do Espectro Autista, deficiência auditiva, deficiência intelectual e transtornos específicos de aprendizagem, além do acesso e permanência de pessoas com deficiência física neuromotora e paralisia cerebral. Essa colaboração evidencia o alinhamento das duas pró-reitorias na temática de inclusão e reforça o compromisso da UEMS com uma educação superior inclusiva.
Paralelamente, o Núcleo, em parceria com a PROPPI e a PRODHS, implementou o Programa Primeiros Passos na Ciência, criado para acolher e acompanhar docentes durante o período probatório, que atualmente são 20 profissionais. O Programa abordou temas como aspectos legais relevantes para o ensino superior, organização curricular, planejamento didático-pedagógico-tecnológico, produção de material didático a distância, ferramentas e processos de registro e secretaria acadêmica, além de atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação na UEMS.
Outra ação desenvolvida no primeiro semestre foi uma visita laboral ao Centro de Inovação em Tecnologia e Pedagogia (CITEP), da Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina. O objetivo da atividade foi conhecer os mecanismos desenvolvidos na UBA para formulação, gestão, execução e acompanhamento das políticas institucionais para a formação docente continuada, com vistas à implementação de novas ideias e práticas no âmbito Núcleo de Formação Docente Continuada.
Para este segundo semestre de 2024 estão programadas formações visando uma intervenção consciente, crítica, criativa e colaborativa nas temáticas de Letramento Racial e Ensino centrado no estudante, além do curso de Especialização lato sensu em Gestão Universitária.
A especialização em Gestão Universitária tem como objetivo qualificar servidores em processos críticos na gestão dos cursos de graduação, promovendo a formação de recursos humanos e ampliando o impacto das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico de Mato Grosso do Sul. Desse modo, o curso é fundamental para que os profissionais desenvolvam práticas gerenciais e estratégicas, melhorando os processos de trabalho nas Coordenações de Curso. A iniciativa está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025, que prevê a formação continuada de coordenadores de cursos, abordando aspectos legais, pedagógicos e de gestão, com o objetivo de melhorar os indicadores de qualidade dos cursos e as relações interpessoais na instituição.
O público alvo do curso são os coordenadores de cursos de graduação, os secretários acadêmicos e os técnicos administrativos que atuam no apoio à coordenação. O curso terá 450h e serão ofertadas 150 vagas. As inscrições estão abertas desde o dia 24/07 através do site https://www.uems.br/cursos/pos-graduacao/gestao-universitaria-ead-especializacao-dourados onde se encontram todas as informações e o edital.