Pesquisadores da UEMS lançam e-book com resultados de estudos de projeto coreográfico com idosos

O projeto ocorreu por nove anos e contou com a atuação de professores, acadêmicas e egressas da UEMS

Por:Eduarda Rosa 12/04/2023 09:48

A atuação de professores, acadêmicas e egressas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em um projeto coreográfico com idosos, durante nove anos, resultou no e-book “Efeitos da prática coreográfica na imagem corporal dos alunos da UNAMI (Universidade Aberta da Melhor Idade)”.

Clique aqui e confira o livro

A obra traz resultados de pesquisas efetuadas durante o desenvolvimento do projeto. A coordenadora do projeto, Profª. Lourdes Lago Stefanelo, ressaltou que as atividades estimuladas através do som ocupam um lugar de destaque no plano neurofisiológico, “o que exalta as qualidades individuais e estimula os idosos a manterem um estilo de vida criativo, saudável e prazeroso”.

O lançamento ocorreu no dia 18 de março, na Casa de Cultura da UEMS. Presentes no evento de lançamento, a Mestre Odila Schwingel Lange, Presidente da Academia de Letras do Brasil–Seccional/Dourados-MS, a qual assinou a Apresentação do e-book e considerou um projeto de Extensão e de Pesquisa maravilhoso. A Profª. Drª. Glaucia Gabriel, que coordenou o projeto Informática aos alunos da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNAMI), salientou a importância do alongamento realizado antes das aulas no laboratório e de como se posicionar diante dos computadores. As Enfermeiras Camila Dill e Andressa Clemm, a Acadêmica Luana Kuhnen, puderam rememorar as experiências vividas durante anos acompanhando a profª. Lourdes Lago Stefanelo, que coordenou e executou o projeto com atividades práticas e as apresentações de coreografias a cada final de semestre.

Também, contribuíram em suas áreas, o Prof. MSc. André Chastel Lima, as acadêmicas Simone Catarino e Isabela Chastel Lima, o Fisioterapeuta Wagner Mendes Stefanello, Eduarda Fernandes da Rosa e o Prof. José Roberto Almeida.

Sobre o e-book

A Primeira Parte da Obra refere-se à conceituação de habilidades e capacidades as quais são trabalhadas nas aulas coreografadas, sempre com a utilização de material manipulativo, para manutenção principalmente da flexibilidade, da força, do equilíbrio, da resistência, da orientação espacial e temporal, da memorização, da coordenação ampla e fina, dentre outros.

Na Segunda, evidencia-se o significado do reflexo da música nas aulas e no estilo de vida dos participantes, suas preferências por determinados ritmos e os efeitos que resultam na memória deles.

As mudanças promovidas nas atividades da vida diária, mérito das informações e superação de dificuldades, como avanço do grau de exigências na manutenção do condicionamento físico, emocional e social e o acesso emergencial ao ‘mundo digital” são abordadas na Terceira Parte.

E por último, na Quarta Parte, tem-se o registro dos resultados promovidos pelas aulas coreografadas para a melhora na qualidade de vida desse segmento que, em tempo, se proporciona horas de atividades em benefício próprio.