Projeto da UEMS que "resgata" Bovino Pantaneiro da extinção recebe destaque na imprensa nacional

Projeto da UEMS que "resgata" Bovino Pantaneiro da extinção recebe destaque na imprensa nacional
Bovino Pantaneiro

Projeto da UEMS que "resgata" Bovino Pantaneiro da extinção recebe destaque na imprensa nacional

Pauta foi publicada no jornal Folha de S. Paulo e compartilhada na Revista Oeste

AQUIDAUANA
Por: Rubens Urue

15/05/2024 10:20

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) tem desenvolvido ao longo dos últimos anos pesquisas que têm obtido destaque recorrente na imprensa em nível regional e nacional. Um dos projetos capitaneado pelo prof. Dr. Marcus Vinícius Morais de Oliveira, docente da Unidade Universitária da UEMS de Aquidauana vinculado ao Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZOO) da Instituição.

Por intermédio de pesquisas voltadas ao resgate do boi pantaneiro, verdadeiro patrimônio do Estado de Mato grosso do Sul, o pesquisador da UEMS tem obtido destaque na imprensa tanto no âmbito do Estado de MS quanto nos veículos dos grandes centros do país.

Parte do extenso trabalho do professor da UEMS/Aquidauana já foi pauta de reportagem especial da Diretoria de Comunicação Social da UEMS e que pode ser acessada no endereço < https://portal.uems.br/especiaisuems/bovino-pantaneiro/ > . 

Recentemente, em 6 de maio de 2024, o Jornal Folha de S. Paulo, por reportagem da jornalista Flávia Pinho, publicou extensa abordagem sobre a pesquisa de Oliveira, destacando a pesquisa genética desenvolvida pelo Grupo liderado por ele, em parceria com a ONG Onçafari, que visa salvar a espécie do bovino pantaneiro por meio de fertilização 'in vitro'. A matéria pode ser acessada neste link.

Recorte da matéria veiculada na Folha de S. Paulo (reportagem de Flávia Pinho)

 

Outra portal online que concedeu destaque à esta pauta foi a Revista Oeste, que republicou a pauta da pesquisa conjunta desenvolvida por Oliveira e a ONG Onçafari, destacando a extrema importância do trabalho, uma vez que a espécie do bovino pantaneiro viu seu contingente despencar de 3 milhões para apenas 500 exemplares. Confira a íntegra da publicação aqui.

Destaque na imprensa nacional, pesquisa conjunta da UEMS e da ONG Onçafari busca resgatar o bovino pantaneiro