Servidor da UEMS de Dourados publica artigo de tese em revista internacional ‘Qualis A1’

Servidor da UEMS de Dourados publica artigo de tese em revista internacional ‘Qualis A1’

O estudo na área do Agronegócio visa reduzir comportamentos que resultam em desperdício de alimentos

DOURADOS
Por:Wender Carbonari 20/11/2023 13:40

O artigo científico de autoria do doutor em Agronegócio, Gabriel Jäger Ramos, “Reduzindo o desperdício de alimentos simplesmente o mensurando: insights a partir de intervenções para reduzir o desperdício de alimentos” foi publicado em edição da revista British Food Journals.

Desde 2015, Gabriel é técnico administrativo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, lotado no setor de Material e Patrimônio, vinculado à Pró-reitoria de Administração e Planejamento (PROAP) da universidade.

Neste ano, ele concluiu o curso de doutorado em agronegócio, com ênfase em comportamento do consumidor pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com período sanduíche na Universidade de Wageningen na Holanda. A pesquisa resultou na importante publicação de artigo científico na revista internacional avaliada com Qualis A1.

Materiais usados pelo pesquisador durante o período de estudo de campo para coleta dos dados 


“É muito importante que a UEMS apoie a capacitação dos servidores e que os servidores tenham esta oportunidade. Acredito que as habilidades geradas durante a jornada da pós-graduação podem ser aplicadas em qualquer lugar da vida”, disse Gabriel. 

A pesquisa teve como objetivo testar duas intervenções direcionadas ao planejamento do preparo dos alimentos e ao planejamento da compra de alimentos, visando reduzir o desperdício de alimentos nas residências usando mensurações diretas auto relatadas.

Ao todo, 80 residências foram acompanhadas durante 166 dias de estudo, sendo distribuídas em três grupos: grupo controle, grupo de planejamento de compras e grupo de planejamento do preparo dos alimentos.  

O período experimental desta pesquisa é considerado mais abrangente que a maioria dos estudos que testaram intervenções comportamentais para a redução do desperdício de alimentos nas residências. Isso possibilitou melhor avaliação dos efeitos das mensurações repetidas e descobrirem que o ato de mensurar o desperdício pode causar mudança comportamental.