Servidoras da UEMS realizam visita técnica ao Centro de Inovação em Tecnologia e Pedagogia da Universidade de Buenos Aires

A visita laboral está vinculada ao Programa das Ações de Internacionalização da UEMS

Por:Imprensa UEMS 09/07/2024 09:34

Entre os dias 23 e 29 de junho de 2024, as servidoras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), professora Mirella Ferreira da Cunha Santos e a Técnica de Nível Superior Marianne Pereira de Souza, do Núcleo de Formação Docente Continuada (NUFOCO), da Pró-Reitoria de Ensino (PROE), realizaram uma visita laboral ao Centro de Inovação em Tecnologia e Pedagogia (CITEP), da Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina.

O objetivo da atividade foi conhecer os mecanismos desenvolvidos na UBA para formulação, gestão, execução e acompanhamento das políticas institucionais para a formação docente continuada, com vistas à implementação de novas ideias e práticas no âmbito do NUFOCO, no qual a professora Mirella atua como chefe.

A linha de desenvolvimento de atividades do CITEP é direcionada para a concepção e gestão de propostas com tecnologias digitais que visam aprimorar as práticas docentes na UBA. Colocam-se como um espaço de referência para a Instituição e para outras universidades do país e do exterior, gerando articulações para problematizar as práticas educativas à luz da cultura digital atual num quadro de cuidado respeitoso das tradições didáticas e dos processos de ensino dos diversos campos disciplinares.

Durante a semana, a professora Silvia Alejandra Andreoli, diretora do CITEP, juntamente com a equipe multidisciplinar do centro, apresentou as atividades desenvolvidas no âmbito da Direção de Formação Continuada, da Direção de Projetos e Produção Pedagógica, da Direção de Produção Multimídia e da Direção de Assuntos Administrativos. Ademais, as servidoras da UEMS conheceram o trabalho de outros órgãos da Secretaria de Assuntos Acadêmicos, responsável pela gestão de todas as atividades acadêmicas da UBA.

Destaca-se que esta visita laboral está vinculada ao Programa das Ações de Internacionalização da UEMS, coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). No caso da técnica Marianne de Souza, sua proposta de mobilidade foi aprovada em um edital do Programa Institucional de Apoio Financeiro à Mobilidade Nacional e Internacional da UEMS.