O Programa UEMS Acolhe - Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes Internacionais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) entregou na noite desta quinta-feira, dia 27, os certificados dos alunos migrantes que concluíram o “Curso de Português para Migrantes Internacionais” no primeiro semestre deste ano. Cerca de 100 alunos do programa receberam o certificado de conclusão só em Campo Grande.
Segundo o coordenador do programa, professor Dr. João Fábio Sanches Silva esse foi um semestre diferenciado pelo número de turmas. “Tivemos 22 turmas envolvendo quatro cidades. Só que em Campo Grande, já até perdi as contas, 8 a 10 turmas. Mais de 100 formandos, de muitas nacionalidades entre venezuelanos, colombianos, cubanos, paquistaneses, egípicios, haitianos, isso nos dá uma alegria tremenda”.
João Fábio reforça que a apropriação da língua portuguesa contribui para que os migrantes possam se inserir ainda mais a sociedade. “ A ideia é que a gente possa, a partir dos parceiros, ajudá-los nesse encaminhamento ao mercado de trabalho ou uma requalificação profissional mais próxima da função que já exerciam no país de origem deles”.
Representando a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), o professor Matheus Vinicius de Sousa Fernandes, Chefe da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer falou do orgulho, enquanto universidade, de participar de um projeto que tem uma visibilidade não só aqui no estado do Mato Grosso do Sul. “A gente fala muito da questão linguística, mas a gente também está falando de promoção de direitos humanos, da cidadania que é uma das premissas da universidade. Vocês estão convidados a participar, e serem alunos da graduação, da pós-graduação, do mestrado e doutorado”, concluiu.
Jaqueline Moreira Jurado, gerente geral da unidade Campo Grande da UEMS, fez questão de ressaltar a satisfação que é para todo o corpo técnico e acadêmico da Universidade receber esses migrantes. “Vocês são muito bem-vindos. Confiem na capacidade, confiem no português que vocês aprenderam. Treinem, leiam, pensem em português que vai ficar tudo mais fácil. E vocês serão muito bem sucedidos no nosso país, eu tenho certeza”.
Formandos
Ema Espada Suarez, que veio da Bolívia, foi a oradora da turma e diz estar muito grata pela oportunidade. Ela contou que já está aqui há quatro anos e que o programa ajudou não só no mercado de trabalho, como também nos locais de atendimento de saúde, por exemplo. “Estamos muito felizes porque é de muita ajuda”.
E os resultados obtidos vão além dos alunos que frequentam as aulas. Zafar Aei, que é do Paquistão, diz que passa para os familiares o que está aprendendo aqui, o que segundo ele facilitará a adaptação quando chegarem. “Eu estou esperando minha família que chegará em breve. O que aprendi aqui mandei pra eles, e já chegarão preparados. Eles chegam e depois rapidamente falarão o português”.
UEMS Acolhe
O UEMS Acolhe é um programa institucional da UEMS ligado à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), e o objetivo é promover o acolhimento linguístico, humanitário e educacional dos migrantes internacionais por meio do curso de Português como Língua do Acolhimento. Atualmente o programa atende mais 300 migrantes com ajuda de voluntários e parceiros que participam ativamente das aulas.
As inscrições para as próximas turmas estarão abertas a partir da segunda quinzena de fevereiro e o início previsto das aulas a partir de 15 de março.
Acompanhe a formatura na GALERIA DO SITE.