UEMS/CG: Equipe da UEMS é homenageada em Jaraguari na entrega de Plano Municipal de Turismo e do Zoneamento Ecológico Econômico do município

Por:Gisleine Rodrigues 24/04/2024 18:18

A tarde do dia 23 de abril foi importante para a UEMS e para o município de Jaraguari, selando um intenso período de pesquisa de docentes e acadêmicos dos cursos de Turismo e Geografia que culminou com a entrega do documento do Plano Municipal de Turismo (PMT) e do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) ao legislativo e executivo municipal.

O Plano Municipal de Turismo (PMT) e o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) foram desenvolvidos como instrumentos de planejamento e gestão para poderem alavancar os resultados macros de crescimento e desenvolvimento sustentável de Jaraguari, explica um dos docentes coordenadores da equipe, professor Dr. Djanires Lageano Neto, um dos homenageados da tarde.

Em representação ao Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), professor Dr. Laércio Alves de Carvalho, o professor Djanires Neto destaca que esse momento consagra todo um processo de movimento de planejamento, de ações que congregam as formações, aqui nós somos representados pelos acadêmicos dos cursos de Geografia e Turismo, também profissionais da área de letras, entre outras áreas. Então, esse trabalho chega nesse momento a fase de conclusão e não se esgota aqui, porque o planejamento é cíclico, contínuo, e esperamos que seja um instrumento de gestão para a prefeitura. Acreditamos muito nessa força conjunta do planejamento do território organizado, geografia, turismo, meio ambiente, em tantas outras áreas do conhecimento. Por isso, a UEMS continua à disposição do município.

“Quando fala da UEMS, eu fico muito agradecido, porque é uma universidade que está com a gente desde o começo, então ficamos muito feliz. Se não fosse a UEMS, nessa parceria, não teríamos conseguido o que conseguimos até aqui. Agradeço em nome da Câmara Municipal, na pessoa do presidente casa do legislativo, Claudio Ferreira da Silva, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), Kleber Oliveira da Costa e da diretora de Turismo, Marinete dos Santos Martins, por essa parceria que deu certo”, agradece o prefeito Edson Rodrigues Nogueira.

Foram homenageados também o reitor Laércio Alves de Carvalho e os demais docentes pesquisadores que coordenaram o projeto estratégico do PMT e ZEE, professores Dr. Fábio Ayres, que resumiu a oportunidade de desenvolver o Zoneamento Ecológico Econômico da seguinte forma: “são momentos muito especiais para nós, e isso nos traz satisfação de trabalho realizado. Não paramos por aqui, estamos trabalhando e desenvolvendo outras ações. Agora eu digo que quem não conhece Jaraguari, precisa conhecer.” Outra homenageada da tarde foi a professora Dra. Débora Fittipaldi que relatou que “em conversas com as instâncias de governança regional nós sabemos que Jaraguari se tornou uma referência no estado para o planejamento municipal de turismo com seus 17 atrativos turísticos atualizados. Agradecemos também aos acadêmicos que discutiram, que também trabalharam nos planos, alguns já se formaram, outros estão no meio de seus estágios finais e não puderam vir, agradecemos a todos que trabalharam arduamente neste plano visando o desenvolvimento local”.

Equipe participante

Elaboração do Roteiro Turístico: Acadêmicos Elizandra Myrella, Felipe da Costa e Liliam Otácio Correa.

Colaborador no levantamento de dados: David Martins

Elaboração do Mapa: Acadêmicos Amanda Bianchi Corsino, Henrique de Oliveira Diniz Carvalhal e Marcia Aparecida de Castro Burgedurf Ferreira.

Criação do Design Gráfico:Higor de Siqueira Marques.

Supervisão: Prof. Dr. Djanires Neto, Profª Drª. Débora Fittipaldi (Curso De Turismo) e Prof. Dr. Fábio Ayres (Curso de Geografia) - UEMS/Campo Grande

Atualização 2024: Acadêmicos Kleber Serafim dos Santos, Joana Darc dos Santos e Kayo César de Oliveira.