UEMS/CG: Inscrições abertas para o “8º Encontro em Análise do Discurso: Discursividades sobre Ideologia e Luta de Classes”

UEMS/CG: Inscrições abertas para o “8º Encontro em Análise do Discurso: Discursividades sobre Ideologia e Luta de Classes”

UEMS/CG: Inscrições abertas para o “8º Encontro em Análise do Discurso: Discursividades sobre Ideologia e Luta de Classes”

Evento ocorrerá em maio de 2025

Por: Gisleine Rodrigues

03/09/2024 15:25

O Núcleo de Análise do Discurso da UEMS (NEAD/UEMS) promove o “VIII Encontro em Análise do Discurso: Discursividades sobre Ideologia e Luta de Classes” nos dias 07, 08 e 09 de maio de 2025, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande, bairro Santo Amaro, com a presença de pesquisadores de diversas instituições do Estado e do país. O evento é destinado a alunos e professores da graduação, da pós-graduação nas áreas da educação, letras e áreas afim, bem como é voltado para professores da educação básica e agentes dos movimentos sociais.

De acordo com a equipe organizadora do Encontro, essa edição dialoga de forma significativa com o VII EAD (2024) em relação ao eixo temático “Linguagem, história, ideologia e revolução”. Em alguma medida pode-se considerar uma continuidade, uma vez que o eixo proposto para o VIII EAD é sobre “Discursividades sobre Ideologia e Luta de Classes”.
 

A origem do Encontro

O Encontro em Análise do Discurso começou em 2007, na Unidade Universitária de Nova Andradina, e desde então vem abordando questões relacionadas tanto à teoria quanto às práticas sociais. Os debates têm apresentado pesquisas em diversos níveis, de pesquisadores de múltiplas instituições do país. Nesta perspectiva, o VIII Encontro possui como objetivo “dar continuidade ao VII Encontro após um período conturbado politicamente tanto nacional quanto internacionalmente”. Assim, o NEAD optou por “abordar os aspectos conceituais e teóricos do cenário social político. As palestras, mesas e mini cursos contaram com pesquisadores, professores, alunos, agentes dos movimentos sociais, militantes políticos, sindicalistas, ex-secretários de governo, entre outras pessoas”, conforme detalhe o professor Dr. Marlon Leal Rodrigues, em nome da equipe coordenadora do evento.

Para o VIII Encontro, o professor explica que a proposta é “discutir, em alguma medida, as tensões sociais que representam em primeira instância as disputas de interesses de classes, interesses ideológicos em seus aspectos conceituais e pragmáticos. No dizer da professora Eni Orlandi “saber que não há neutralidade nem mesmo no uso mais aparente cotidiano do signo (...) estamos comprometidos com os sentidos e o político. Não temos como não interpretar. Isso, que é a contribuição da análise do discurso, nos coloca em estado de reflexão e sem cairmos na ilusão de sermos conscientes de tudo, permite-nos ao sermos capazes de uma relação menos ingênua com a linguagem "".

“A proposta, além de desmistificar o termo ideologia e luta de classe, é refletir sobre os aspectos conceituais, o funcionamento e alguns dos sentidos do termo ideologia e luta de classe. A reflexão proporciona também a compreensão de um dos aspectos do quadro político social”, conclui o professor Marlon Leal.

Interessados podem acessar o site do evento para saber mais e inscrever-se: https://www.even3.com.br/viiiad/.