UEMS/Campo Grande: Mestrado em Geografia realiza aula inaugural com renomada docente em Desenvolvimento Local

Por:Gisleine Rodrigues 22/04/2024 10:40

Dia 15 de abril marcou o início das aulas do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado Acadêmico (PPGEO)  da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na Unidade de Campo Grande, com a presença dos docentes e mestrandos da 1ª turma.

A Aula Inaugural contou com a palestra da renomada Professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat, que é docente e pesquisadora no Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local na Universidade Católica Dom Bosco. A Professora também foi Diretora Acadêmica e docente do Master Internacional Erasmus Mundus (STeDe.) Tem exercido a função de Professora Bolsista da União Europeia na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, desde 2013. É Pesquisadora da Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist-UFRJ) e integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. Diretora do Conselho Científico e de Ética do Programa Economia Solidária Sustentável na América do Sul (ESSAS). Tem relações de pesquisa com países como França, Canadá, Itália e Uruguai dentre outras inúmeras parcerias e produções científicas realizadas e em realização.

Confome explica a coordenadora do PPGEO, a professora Dra. Ana Paula Camilo Pereira, a palestrante Cleonice Le Bourlegat prestigiou o Programa discursando sobre o tema: “Sistema territorial em sustentabilidade regenerativa”, o que gerou uma discussão produtiva e enriquecedora, na qual os discentes relataram suas expectativas de pesquisa, suas motivações e perspectivas com as análises instigadoras promovidas pela professora Cleonice, como evidencia a mestranda Geisy Silva de Oliveira: “a aula inaugural marcou a vida acadêmica da 1° turma do Mestrado em Geografia da UEMS, agradecemos o esforço de todos os orientadores em trazer a professora Cleonice que é a referência na Geografia para todos nós. Foi um privilégio ouvir todos os questionamentos que ela provocou nesse início de caminhar do mestrado. Consegui entender toda a responsabilidade que temos na academia, o que nos empolga a estudar ainda mais”.

Professora Doutora Cleonice Alexandre Le Bourlegat palestrando na Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) – 15/04/2024.

O mestrando Robson de Paula Vazes também reforça os anseios dos demais colegas: “A aula inaugural trouxe uma grande inspiração para nós mestrandos. O tema da sustentabilidade regenerativa articulado ao conceito de território, acendeu discussões que nos motivaram a assumir o papel social do Geógrafo na sociedade moderna. A trajetória acadêmica da Professora Cleonice é de grande relevância para a construção do pensamento geográfico no Brasil e no desenvolvimento regional de Mato Grosso do Sul, inauguramos de maneira vibrante as atividades do Programa de Pós- Graduação em Geografia da UEMS.”

A coordenadora do curso destaca que o PPGEO reforça suas expectativas de um ano produtivo e reverbera a promoção a mais eventos que instiguem seus mestrandos a participarem e produzirem regional, nacional e internacionalmente na área da Geografia.

Por fim, a equipe coordenadora do Programa convida àqueles que tiverem interesse a participar do Mestrado em Geografia a ficarem atentos/as ao edital que abrirá neste semestre para alunos especiais do 2º Semestre de 2024, bem como o processo seletivo para alunos regulares, que acontece no próximo semestre.

MESTRADO ÚNICO NA CAPITAL

Aprovado em julho de 2023, o PPGEO é uma conquista dos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e dos Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (GEFRONTTER) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Território e Redes (GTTER), que agora materializam a verticalização na pós-graduação, uma demanda que há tempo vem sendo almejada e que a UEMS solidifica nesse momento com o ingresso desses alunos.

A coordenadora do PPGEO, Professora Doutora Ana Paula Camilo Pereira explica que: “o mestrado acadêmico em Geografia, é o único ofertado na capital de Mato Grosso do Sul, e tem como intuito atingir múltiplas dimensões de abordagens de pesquisa, trazendo resultados tanto no que diz respeito à análise econômica, política, social, territorial e ambiental. Nesse mérito, vem buscando contribuir para a produção e desenvolvimento de diferentes pesquisas, projetos e intercâmbios científicos.

Com isso, a área de concentração e das linhas de pesquisa do PPGEO volta-se para atender profissionais que já trabalham na área, estudantes recém-graduados em Geografia e áreas afins e que pretendam atualizar, renovar ou aprofundar o seu conhecimento e a sua prática. E, é nesse sentido, que fica o convite para todo/as que queiram participar do Programa”, conclui Ana Paula.