UEMS/Campo Grande: Pós-doutoranda da UEMS ganha troféu HQMIX

Prêmio é considerado o “Óscar” dos quadrinhos

CAMPO GRANDE
Por:Eduarda Rosa 09/11/2023 08:58

A pós-doutoranda da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Natania Aparecida da Silva Nogueira, ganhou o Troféu HQMIX com a sua tese de doutorado “Histórias em quadrinhos e feminismos na França: a revista Ah! Nana! (1976 – 1978)”. O prêmio é considerado o “Óscar” dos quadrinhos no Brasil.

Ela é uma das fundadoras da Associação de Pesquisa e Arte Sequencial (ASPAS), referência na área de Gibiteca. Ela é pós-doutoranda a área de Letras na UEMS e colabora com o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) e em aulas na graduação e pós-graduação da UEMS em Campo Grande.

Natania possui Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases (1992), mestrado em História pela Universidade Salgado de Oliveira (2015) e doutorado em História pela Universidade Salgado de Oliveira (2022). Atualmente é professora do ensino fundamental ii - Colégio Imaculada Conceição - Leopoldina e professora de ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Leopoldina - Secretaria Municipal de de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, história em quadrinhos, histórias local, história das mulheres, memória e educação patrimonial.

Sobre o Troféu HQMIX

O Troféu HQMIX volta a acontecer presencialmente, depois de três anos de forma virtual devido à pandemia. Foram mais de 1.500 inscritos que passaram pela banca do júri oficial, que trabalhou por cinco meses para analisar os concorrentes nas diversas categorias; e na segunda fase pelo júri nacional composto por mais de dois mil profissionais da área de quadrinhos, entre autores, editores e jornalistas.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 6 de dezembro, às 19h, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, com a apresentação do padrinho do HQMIX, Serginho Groisman, e participação do DJ MZK.

Os ganhadores receberão o troféu Curupira, personagem do desenhista Flávio Colin, que foi homenageado pelo troféu HQMIX de Grande Mestre dos Quadrinhos quando ainda vivo.

A estatueta deste ano foi produzida pelo artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco.