UEMS/Campo Grande recebe o Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Sequencial de 05 a 08 de novembro - UEMS

UEMS/Campo Grande recebe o Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Sequencial de 05 a 08 de novembro

UEMS/Campo Grande recebe o Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Sequencial de 05 a 08 de novembro

Inscrições para ouvintes estão abertas até 05 de novembro

UEMS/Campo Grande recebe o Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Sequencial de 05 a 08 de novembro
Ampliar
Por
Publicado em

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Campo Grande, bairro Santo Amaro, por meio do Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos (NuPeQ/UEMS), recebe dos dias 5 a 8 de novembro um evento duplo - I Encontro Internacional da ASPAS e o VII Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial - promovido pela ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial).

O evento traz pesquisadores amplamente conhecidos no Brasil, como Paulo Ramos, Natania Nogueira, Gustavo Soldati, Amaro Braga e Sônia Luyten entre outros. Bem como nomes vindos da Suécia e da Argentina, tais como Martín Alejandro Salinas, Sebastian Gago, Lucas Berone e Fredrik Strömberg. 

"É a primeira vez que Mato Grosso do Sul recebe um evento para a arte sequencial nesse calibre, com nomes amplamente conhecidos no Brasil e internacionalmente, com lançamentos de livros, palestras e mesas redondas", detalha o professor da UEMS, líder do NuPeQ, em representação a equipe organizadora do evento duplo, Nataniel dos Santos Gomes. 

“Por que estudar quadrinhos na universidade?”

O Evento contará com oficinas, palestras, mesas de discussões com profissionais de carreira acadêmica e artística (Nacional e Internacional), comunicações orais de diferentes acadêmicos (graduados, mestres e doutores e respectivos estudantes dessas, além de apresentações de trabalhos artísticos das mais variadas linguagens (Dança, Teatro, Artes Visuais (nas suas várias  práticas), Música e Cinema, visando aproximar as reflexões e práticas entre os diferentes fazeres e linguagens da arte na pesquisa, na produção artística e no ensino por meio dos quadrinhos. A proposta é discutirmos as questões ligadas à nona arte que envolvam as interrelações entre as linguagens no que tange as práticas artísticas, as pesquisas sobre quadrinhos e o ensino por meio da arte sequencial em um cenário contemporâneo em que a arte tem sofrido retaliações de diferentes proposições sociais.

Eixos temáticos que serão abordados: 

1. Quadrinhos, memória e história

2. Quadrinhos, sexualidade e gênero

3. Quadrinhos e transmídia

5. Os quadrinhos no mundo digital: horizontes e perspectivas

6. Quadrinhos e práticas educativas

7. Estudos e reflexões sobre campo de pesquisa dos quadrinhos

8. Análises sobre a produção de quadrinhos

9. Quadrinhos, política e cidadania

10. Quadrinhos, religião e ideologias

11. Quadrinhos e gêneros textuais.

Programação

Nesse ano de 2024, 74 pesquisadores inscreveram-se, com a submissão de 63 trabalhos, distribuídos em ao longo dos 4 dias de encontro, em sessões temáticas. As inscrições para ouvinte estão abertas e podem ser realizadas até o dia 5 de novembro, interessados podem CLICAR AQUI. 

Haverá ainda a oferta de 7 minicursos, três deles oferecidos para escolas de ensino regular (para alunos e professores) e 4 estarão disponíveis para os participantes do encontro, que poderão reservar uma vaga no ato do credenciamento. 
 

Para mais informações acesse o site do evento: https://eiaspas.com.br/