UEMS/Cassilândia: Docente do Mestrado em Agronomia participa de evento sobre produção vertical

Evento ocorreu no Instituto Agronômico em Campinas

Por:Imprensa UEMS 07/06/2024 13:44

O docente do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Agronomia: Sustentabilidade na Agricultura (PGAC), de Cassilândia, Dr. Eduardo Pradi Vendruscolo, participou do IV Workshop Urban Farming, o principal evento nacional sobre agricultura vertical e cultivo in door no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, no dia 16 de maio de 2024.

O interesse sobre esse tipo de cultivo é crescente em todo o mundo, devido às características relacionadas à sanidade e qualidade dos alimentos, assim como a proximidade entre centros de produção e consumidores finais.

No Workshop foram destacados os avanços brasileiros na temática e expostas as tecnologias geradas por pesquisadores de diferentes regiões do país e no mundo, assim como as interações que têm ocorrido com empresas nacionais e internacionais, as quais têm voltado esforços no desenvolvimento de uma agricultura urbana competitiva. Também, foram enfatizadas as dificuldades encontradas por produtores, o que possibilita aos pesquisadores direcionar suas ações para resolução de problemas práticos e criação de técnicas com maior aplicabilidade junto ao setor produtivo.

No ano anterior, 2023, o docente havia participado da terceira edição do evento, juntamente com o professor Dr. Rogério Soares de Freitas, pesquisador no APTA/IAC em Votuporanga e docente permanente do PGAC. Naquela oportunidade estiveram reunidos mais de 260 participantes de diferentes nacionalidades, assim como 90 empresas interessadas e atuantes no setor. Em 2024 não foi diferente, houve uma grande adesão da comunidade científica e de empresas privadas.

O PGAC vem avançando no desenvolvimento de tecnologias para o cultivo in door. O grupo tem elaborado e publicado pesquisas a nível internacional sobre a temática, ganhando destaque no estado de Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, o Workshop Urban Farming possibilita a interação entre pesquisadores, aumentando a rede de colaboração dos docentes do PGAC, como tem ocorrido.