UEMS/Cassilândia: Pesquisa liderada por docentes do PGAC ganha destaque nacional e internacional - UEMS

UEMS/Cassilândia: Pesquisa liderada por docentes do PGAC ganha destaque nacional e internacional

UEMS/Cassilândia: Pesquisa liderada por docentes do PGAC ganha destaque nacional e internacional

Produto biológico eleva produtividade do milho em 60% mesmo sob seca severa

UEMS/Cassilândia: Pesquisa liderada por docentes do PGAC ganha destaque nacional e internacional
PESQUISA
Ampliar
Unidade CASSILÂNDIA
Por
Publicado em

Uma pesquisa liderada por docentes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGAC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na Unidade Universitária de Cassilândia, alcançou notoriedade nacional e internacional. O estudo, recentemente divulgado pelo Canal Rural, um dos principais veículos de comunicação do agronegócio brasileiro, demonstrou o potencial de uma solução inovadora para a agricultura.

O trabalho, desenvolvido pelo Prof. Dr. Renato Lustosa Sobrinho, docente do PGAC, revelou que um produto biológico foi capaz de elevar a produtividade do milho em até 60%, mesmo sob condições de estresse hídrico. A escassez de água é apontada como um dos principais desafios da agricultura global contemporânea, o que confere grande relevância aos resultados obtidos.

Rede de Colaboração Interinstitucional

O estudo vai além da UEMS e conta com uma robusta rede nacional e internacional de pesquisa. Participam do projeto pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com destaque para a Profa. Dra. Taciane Finatto, que coordenou o desenvolvimento das fases iniciais do projeto. A Universidade Estadual Paulista (UNESP) também está envolvida, representada principalmente pelo Dr. Marcelo Minhoto Teixeira Filho, atual supervisor de pós-doutorado do Dr. Renato Lustosa (UEMS).

A colaboração estende-se internacionalmente, com a participação da University of Antwerp (UAntwerp), na Bélgica. Além desses parceiros, o trabalho possui a colaboração interna do Prof. Dr. Tiago Zoz e do Prof. Dr. Carlos Eduardo da Silva Oliveira, ambos docentes do PGAC/UEMS, e do Dr. Bruno Rodrigues, da Editora Pantanal. A Embrapa também contribui como parceira, por intermédio da Dra. Cristiane Paiva, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, localizada em Sete Lagoas (MG).

Tecnologia para mitigação da seca

A tecnologia desenvolvida baseia-se no uso de microrganismos benéficos, que atuam na mitigação dos efeitos do déficit hídrico nas plantas. Segundo os pesquisadores, o produto biológico promove ajustes fisiológicos e metabólicos que favorecem o crescimento radicular, aumentam a eficiência no uso da água e contribuem para a manutenção do crescimento e da produtividade do milho, mesmo em cenários de seca severa.

Os resultados são fruto de anos de pesquisa científica, que envolvem experimentos tanto em condições controladas quanto em campo, com avaliações agronômicas, fisiológicas e produtivas detalhadas. A ampla divulgação da pesquisa pelo Canal Rural ampliou significativamente o alcance do trabalho, levando os resultados a produtores, técnicos, empresas do setor e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior.

Para acompanhar a cobertura do Canal Rural sobre esse tema acesse:  https://www.canalrural.com.br/agricultura/nova-solucao-aumenta-produtividade-do-milho-em-60-mesmo-sob-escassez-hidrica/amp/ e no Instagram: https://www.instagram.com/p/DSNICD-DfHc/.

Novos Ensaios com Inteligência Artificial

Atualmente, a equipe de pesquisadores, em parceria com as empresas AgriSoluções Biológicas e Plantinova - Consultoria e Pesquisa Agrícola, está conduzindo novos ensaios a campo. O foco é o desenvolvimento de uma solução baseada em Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de criar uma ferramenta capaz de orientar os produtores. Essa ferramenta visa compatibilizar produtos biológicos com os diferentes cultivares de milho disponíveis no mercado, garantindo recomendações mais precisas, seguras e eficientes.

Para os docentes envolvidos, o reconhecimento nacional e internacional da pesquisa ressalta o papel estratégico da UEMS como uma instituição pública voltada para a geração de conhecimento aplicado, inovação tecnológica e sustentabilidade, consolidando o PGAC como uma referência científica com impacto direto no agronegócio.

Tags relacionadas