UEMS/Maracaju: Inscrições aberta para a XVIII Semana de Pedagogia e o I Encontro de Pesquisa em Educação de Maracaju

UEMS/Maracaju: Inscrições aberta para a XVIII Semana de Pedagogia e o I Encontro de Pesquisa em Educação de Maracaju

Por:Gisleine Rodrigues 20/06/2024 15:53

Dos dias 19 a 22 de agosto acontece a XVIII Semana de Pedagogia e o I Encontro de Pesquisa em Educação de Maracaju, eventos promovidos pelo curso de Pedagogia de Maracaju e o Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática - Mestrado Profissional - da Unidade Universitária de Dourados, na modalidade híbrida e com oficinas presenciais na unidade de Maracaju, tendo como público alvo acadêmicos(as), professores(as) do Ensino Superior, da pós-graduação, da Educação Básica e comunidade em geral.

A atividade de abertura será realizada presencialmente no dia 19 de agosto, às 19h00 com a participação da professora Dra. Aline Maira da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UFGD, sob a temática “A abordagem de colaboração nas práticas pedagógicas inclusivas”, e a atividade de encerramento, no dia 22 de agosto, com transmissão pelo YouTube do curso de pedagogia, com a professora Dra. Marta Sueli de Faria Sforni, da Universidade Estadual de Maringá/UEM, que ministrará a palestra “Linguagem e desenvolvimento psíquico: inferências para a educação escolar”. 

Enquanto nos dias 20 e 21 ocorrerão as seguintes oficinas presenciais com docentes e discentes da UEMS: “Cultivando o Bem-Estar do Professor: Uma Jornada de Autocuidado”, com a Dra. Eliane T. T. Ferronatto, curso de Pedagogia; “EduTech Criativa: Ferramentas Digitais”, com a Ms. Iara Rodrigues, curso de Administração; “A pesquisa em educação: Sob diferentes caminhos”, com a Dra. Eliana Maria Ferreira, curso de Pedagogia; “Pôquer: um esporte da mente”, com o Dr. Marcos Camacho da Silva e o acadêmico Murilo H. S. Alves, curso de Agronomia; “Oficina de Literatura Infantil e Contação de Histórias”, com a Dra. Rosaze Zen e as acadêmicas do 4º ano de Pedagogia, Bianca dos Santos Dias,   Bianca Ozana Souza, Iamara Alvares de Lima Gauer, Geiza Gabriel Marcos, Isabella Cristina Arndt Vargas Teodoro, Jessica da Silva Prevital, Juliana Wesz, Larissa Rocha da Silva, Larissa Souza Costa, Naiara Noeli Pereira de Oliveira, Rafaela de Andrade Pinho, Sonia Ruiz Cardoso, Suelen Rosane Gomes Quinhones e Vanessa Ricarte de Oliveira Gomes, a oficina conta com traduação e interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) com a professora Silmara Urquiza; também terá a oficina “Materiais e processos Educativos para a educação científica e matemática na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental”, com a Dra. Eliane Cerdas e as acadêmicas de mestrado Damiana Freitas e Marilaine da Silva, além da visita ao Projeto Planetário ÓRION UEMS, aberto ao público, e com participação das/os estudantes das Escolas do Município de Maracaju.    
 

Segundo a equipe coordenadora do evento, o objetivo é promover um espaço de ações de interdisciplinaridade, por meio da apresentação de trabalhos e pesquisas que podem ser nas modalidades: Resumo; Resumo Expandido; Relato de Experiência e Artigo (Trabalho completo), e devem inserir-se em cincos eixos temáticos: 

Eixo 1: Estado, Política e Gestão

Eixo 2: Educação, Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão

Eixo 3: Formação de Professores

Eixo 4: Planejamento, Currículo, Práticas Pedagógicas e Avaliação

Eixo 5: Linguagens, Literatura, Alfabetização e Letramento.
 

Uma das organizadoras do evento, a professora Dra. Nubea Rodrigues Xavier, explica que tanto as palestras quanto as oficinas visam implementar as discussões no campo educacional concomitante com às práticas pedagógicas de professoras e professores com ênfase no processo de formação continuada, almejando um maior diálogo e aproximações entre as licenciaturas de Matemática, Física, Química, Biologia e Pedagogia, de forma a discutir questões, compartilhar experiências e práticas pedagógicas que envolvam diferentes linguagens.

Inscrições para o evento estão disponíveis no link:

https://www.uems.br/eventos/sepedmju/INSCRICAO

Em caso de dúvidas e/ou informações: semanadapedagogiamaracaju@gmail.com