No dia 31 de outubro de 2024, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Ponta Porã, recebeu uma comitiva de pesquisadores, estudantes e servidor técnico da Universidad de La Guajira e da Universidad del Atlántico, da Colômbia. Acompanharam essa comitiva a Profa. Dra. Agnes Iara Domingos Moraes e a Me. Mônica de Fátima Berno, integrantes da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).
A programação incluiu a apresentação de projetos e pesquisas desenvolvidas pelos cursos de graduação e pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS), bem como uma mesa redonda com a participação do Prof. Dr. Carlos Otávio Zamberlan e do Prof. Dr. Moisés Centenaro, mediada pela Profa. Dra. Rosele Marques Vieira.
As atividades consideraram futuras colaborações e convênios acadêmicos com essas instituições. Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer aspectos da história e da riqueza cultural da região de fronteira, como a visita ao Museu da Erva Mate. A vinda da comitiva colombiana reafirma o compromisso da UEMS com a internacionalização e o fortalecimento de parcerias que enriquecem a formação acadêmica e a integração cultural.
Para o gerente da Unidade da UEMS em Ponta Porã, Prof. Dr. Jonattan Rodriguez Castelli, o encontro foi estratégico para ampliar a visão dos estudantes. Segundo ele, o momento proveitoso e estratégico à internacionalização dos nossos cursos, indicou caminhos aos nossos discentes para além dos muros da UEMS. "Além disso, a visita simbolizou o convênio entre a UEMS e a Universidad del Atlántico, firmado com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI)”, afirmou.
O Prof. Dr. Carlos Otávio Zamberlan destacou o impacto do evento. “Em Ponta Porã, a comitiva discutiu projetos de desenvolvimento territorial, especialidade do Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS), e realizou uma ação de conexão cultural na Unidade, envolvendo toda a comunidade acadêmica, isso foi muito positivo”.
A Profa. Dra. Agnes Iara Domingos Moraes, do Setor de Idiomas para a Internacionalização, da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), reiterou a importância dessa visita. “Em Ponta Porã, a comitiva colombiana teve a oportunidade ímpar de vivenciar a experiência de estar em uma cidade fronteiriça. No passeio cultural realizado, que teve início no centro histórico de Pedro Juan Caballero (Paraguai) e terminou no Museu da Erva Mate (Brasil), foi possível conhecer um pouco da história e da riqueza cultural dessa região do Mato Grosso do Sul”.
Durante a visita aconteceu um intercâmbio cultural entre Brasil e Colômbia, com apresentações artístico-culturais da cultura Wayuu e do Caribe colombiano, além de música e de dança realizadas por brasileiros, incluindo uma dança paraguaia.