A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em parceria com a Federação de Empresas Juniores de Mato Grosso do Sul (FEJEMS) realizaram na segunda-feira (16) o 2° Workshop “Empreendedorismo e Desenvolvimento acadêmico: Incubadora e Movimento Empresa Júnior”, na Cidade Universitária de Dourados.
O evento teve como objetivo fomentar a cultura empreendedora na UEMS e apresentar as oportunidades e desafios do Movimento Empresa Júnior e da incubação de empresas.
O Workshop contou com palestras de especialistas no assunto, como: Ricardo Senna, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMADESC); Nicolle Valadares, presidente da FEJEMS e Edwaldo Bazana, chefe do Setor de Incubadoras e Empresas Juniores da UEMS.
Além das palestras, houve ainda a apresentação das empresas incubadas atualmente na Fênix, a incubadora tecnológica da UEMS, e de dois cases de sucesso de Empresas Juniores em Dourados: a Thêmis Consultoria Jurídica, da UEMS, e a Terra Fértil Consultoria Agronômica e Soluções Agrícolas, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
O evento foi uma oportunidade para que estudantes pudessem criar e/ou fortalecer seus projetos de extensão destinados à abertura de novas empresas juniores na UEMS. Participaram acadêmicos dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal, da Unidade de Aquidauana; Agronomia, da Unidade de Maracaju, Geografia (bacharelado) da Unidade Campo Grande; e Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração, da Unidade de Ponta Porã.
A equipe organizadora destaca a presença das empresas parceiras: SEBRAE Regional Dourados, iPEGE, CIARAMA, EMBRAPA, Impact Hub, das Empresas Juniores Thêmis, Terra Fértil, Effetus e Ínteri e das instituições públicas Prefeitura de Dourados e UFGD, pelo incentivo e fortalecimento as spin-offs acadêmicas e as Empresas Juniores prósperas da UEMS.
“O evento foi muito produtivo, pudemos mostrar um pouquinho das oportunidades que temos no setor do agronegócio e administração de empresas com as tecnologias fornecidas pela John Deere e tecnologias desenvolvidas pela Ciarama Máquinas”, destaca o coordenador de desenvolvimento da CIARAMA Máquinas Ltda, Rafael Chimenes.
-
O Setor de Incubadoras e Empresas Juniores, vinculado à Divisão de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), entrega em suas ações para a comunidade acadêmica, para os projetos incubados e para as empresas juniores, diversas oportunidades de negócio e conexões de valores, para fortalecer o ecossistema empreendedor da UEMS.
Conheça mais sobre o Setor de Incubadoras e Empresas Juniores, aqui.