UEMS lança processo seletivo para bolsistas do ZICOSUR matriculados em cursos de mestrado acadêmico

O período de inscrições permanece aberto até 14 de junho de 2024

Por:Imprensa UEMS 22/05/2024 13:24

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em conjunto com a Rede de Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (ZICOSUR Universitário), torna pública a concessão de bolsas para Cursos de Mestrado Acadêmico, ofertados pela UEMS.

Quem pode concorrer?

Alunos de mestrado, devidamente matriculados em universidades associadas à Zicosur Universitária (exceto brasileiros) poderão concorrer às vagas de Mestrado Sanduíche oferecidas pela UEMS para cursos de Mestrado Acadêmico, em modalidade presencial, com início em 2024, 2025 ou 2026, de acordo com as informações constantes no Quadro de Vagas e Programas anfitriões.

As inscrições dos alunos candidatos à bolsa de mestrado sanduíche são gratuitas e devem ser realizadas por e-mail pelas universidades-membro do Zicosur Universitário que realizaram a Fase Preliminar de Candidaturas em sua instituição;

Documentos necessários:

I) Formulário de inscrição devidamente preenchido;

II) Cópia do documento de identidade (documento de nacionalidade, passaporte ou documento nacional de identidade);

III) Curriculum Vitae (não é necessário incluir comprovantes no ato da inscrição. Contudo, os comprovantes podem ser solicitados pela coordenação do programa de pós-graduação da UEMS a qualquer momento);

IV) Histórico Acadêmico de graduação (licenciatura ou bacharelado);

V) Comprovante de Vínculo/Certidão de matrícula em curso de pós-graduação em universidade membro do Zicosur Universitário;

VI) Carta de recomendação do professor orientador no mestrado de origem;

VII) Carta de apresentação e proposta de trabalho do aluno, no idioma português ou espanhol (de até 10 páginas, Fonte Times New Roman 12; espaço entre linhas de 1,5 cm; margens superior, inferior, direita e esquerda de 2,5 cm) estruturada em três seções que contenham: (i) Justificativa da seleção do programa, (ii) temática central a ser investigada com fundamentação teórica, objetivos, justificativa, procedimentos metodológicos, cronograma e referências bibliográficas; (iii) expectativas acadêmicas/ profissionais e perspectivas no regresso ao país de origem; produtos a serem gerados durante ou após o período de mobilidade internacional.

VIII) Termo de compromisso assinado.

Inscrições até 14 de junho de 2024.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail dri@uems.br .

Mais informações em https://www.uems.br/diretoria/dri/Editais-de-internacionalizacao/Editais-de-Mobilidade-1