Literatura, arte e cultura regional em evento gratuito. Essa é a proposta da Bienal Pantanal – 1ª Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul, realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estará presente durante toda a programação, com um estande exclusivo, apresentando publicações próprias, periódicos e muito mais.
A primeira edição da bienal registrou cerca de seis mil pessoas somente no primeiro dia, entrou para o calendário nacional e presta homenagem ao poeta pantaneiro Manoel de Barros, referência internacional na literatura brasileira.
Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC/UEMS), profa. Dra. Érika Kaneta Ferri, o evento que coloca Mato Grosso do Sul no circuito nacional vem para fortalecer a nossa literatura. “É um espaço para fortalecimento da cultura local e troca de experiências entre autores regionais, nacionais e também de países vizinhos. Com certeza vai fazer uma grande diferença no circuito cultural e educacional do nosso Estado”.
De acordo com o reitor da UEMS, prof. Dr. Laércio de Carvalho, caravanas de alunos e professores da universidade estadual estarão participando das atividades durante toda a programação. “Vamos trazer 280 alunos e professores das unidades de Cassilândia, Campo Grande, Dourados, Jardim para vivenciar a bienal. É uma felicidade muito grande ter a oportunidade de participar desse evento. Que bom que nosso Estado conseguiu realizar uma bienal tão rica culturalmente”.

A chefe da Divisão de Publicações da Editora UEMS, téc. Dra. Eliane Souza de Carvalho, conta que estarão expostos os materiais produzidos na UEMS, como o “UEMS 30 Anos”. “Temos vários títulos, mas é importante salientar que todos estão disponíveis para donwload gratuito no nosso portal de livros. Também temos um portal de periódicos. Junto conosco está o grupo do NUPEC expondo livros, gibis. O público pode entrar no estande e ler o material. Então já sabe: se estiver passando pela bienal venha até o estande da UEMS”.
Além dos mais de 20 mil títulos, representando 200 editoras brasileiras, o público poderá participar de palestras, conferências, seminários, oficinas, lançamentos literários, exposições, mostras audiovisuais e até atrações gastronômicas com foco na culinária regional. Participam da Bienal cerca de 100 convidados de Mato Grosso do Sul, nove estados brasileiros e três países sul-americanos. Ao todo, são 129 atividades distribuídas em 108 horas de programação, que seguem até o dia 12 de outubro.
Horários e acesso
O acesso ao público é livre e gratuito. Porém, para participar das conferências com escritores nacionais e dos shows musicais nos auditórios Manoel de Barros e Germano Barros de Souza, é necessário retirar ingresso (limite de dois por pessoa) com duas horas de antecedência na bilheteria do local. A programação completa da Bienal Pantanal pode ser acessada no site do evento. (https://www.bienalpantanal.com.br/programacao )
Para mais informações sobre as atividades da universidade e editora acesse nossas redes oficiais nos perfis @uemsoficial @proec.uems @editorauems.
