UEMS promove Aula Magna Internacional sobre Educação Oceânica e Agenda 2030 - UEMS

UEMS promove Aula Magna Internacional sobre Educação Oceânica e Agenda 2030

UEMS promove Aula Magna Internacional sobre Educação Oceânica e Agenda 2030

Conferência foi realizada com pesquisadora brasileira do Cluster Paris-Saclay

UEMS promove Aula Magna Internacional sobre Educação Oceânica e Agenda 2030
Ampliar
Por
Publicado em

Acadêmicos, professores e convidados participaram da aula magna internacional “Educação Oceânica, Cidadania Global e ODS da Agenda 2030: Conexões de Pesquisas e Projetos Azuis para o Pantanal e Rota Bioceânica”.  A conferência foi ministrada no auditório da UEMS Campo Grande - Santo Amaro, na noite de quarta-feira (11), pela pesquisadora brasileira Mara Rute Hercedin, do Cluster Paris-Saclay – um dos maiores centros de estudos em Sustentabilidade e Educação do mundo, que também atua como consultora da ONU e da UNESCO.  

o evento foi uma realização da UEMS por meio da Diretoria de Relações Internacionais, pelo Curso de Geografia, pelo Curso de Direito, pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) e pelo Mestrado Profissional em Rede Nacional de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFAGUA), além de instituições parceiras como a Capes.

Seu objetivo é contribuir para a formação de novas perspectivas sobre cidadania global e desenvolvimento de novas visões acerca do conceito de sustentabilidade.

Conforme o Coordenador do ProfÁgua, professor Dr. Fábio Ayres,  destacou, o encontro fortalece ainda mais a capacidade da UEMS de desenvolver pesquisas aplicadas a gestão dos recursos hídricos e sustentabilidade. “Integrar a agenda internacional da Economia Azul do Cluster Paris-Saclay é uma oportunidade única de ampliar a formação dos nossos alunos e oferecer soluções inovadoras para desafios locais, regionais e globais”.

Para a Diretora de Relações Internacionais (DRI/UEMS), professora Dra. Rosenery Lourenço Loureiro, a assinatura do convênio representa avanço significativo para a internacionalização da UEMS. “A união entre Brasil e França nos lembra do valor das pontes, dos contatos. Estamos criando caminhos para que nossos estudantes, professores e pesquisadores tenham acesso a editais de mobilidade, estágios, conferências, projetos em rede com instituições de referência mundial, entre inúmeros outras formas de troca e disseminação do conhecimento. Por meio da DRI, contribuiremos com todo o suporte para garantir à nossa comunidade acadêmica, que essa oportunidade se transforme em experiência concreta de cooperação e inovação”.  

O mediador da aula magna, professor Dr. Lúcio Flavio Sunakozawa, contou como conheceu a pesquisadora em um evento na França e destacou a representatividade do trabalho de Mara Rute no cenário global. “Tenho certeza de que, a partir de hoje, escreveremos um novo capítulo na história. A professora Mara tem atuação em mais de 190 países e recebê-la na nossa universidade é motivo de muito orgulho. A sustentabilidade e a economia azul são conceitos relativamente novos e que abrem inúmeras oportunidades para nossa Rota Bioceânica, bem como a diversos outros projetos desenvolvidos pela nossa comunidade acadêmica.

Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de MS, ressaltou a importância do momento pelo qual passa a academia sul-mato-grossense: “Estamos desenhando nosso programa de internacionalização da ciência e tecnologia. Ouvir os caminhos apontados pela professora Mara fortalece a atuação dos nossos pesquisadores, integra a comunidade científica e amplia a cooperação entre países para o desenvolvimento da Rota Bioceânica. A aula magna realizada pela UEMS é com certeza um passo estratégico para consolidar Mato Grosso do Sul como referência em inovação e sustentabilidade”.

De acordo com a vice-reitora da UEMS, professora Dra. Luciana Ferreira da Silva, a UEMS tem como compromisso, reforçar as parcerias internacionais e intercâmbios. “Queremos que nossos alunos da pós-graduação e pesquisadores se sintam acolhidos como parte desse movimento. Estabelecer conexões globais sólidas é uma forma de reafirmar nosso papel de universidade pública comprometida com a formação, pesquisa e, principalmente, com a transformação social”.  
 

___________________

Colaboração: Diana Gaúna