A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou, no dia 9 de abril de 2026, a primeira edição do Dia de Campo do Amendoim, no município de Eldorado, reunindo mais de 160 participantes, entre produtores rurais, técnicos, estudantes, professores e representantes do setor agropecuário. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Eldorado, com apoio técnico da Agrisolo – Planejamento e Consultoria em Agronegócios e do Centro de Estudos e Inovações em Sequestro de Carbono (CEISCO), vinculado à UEMS.
A organização técnica do evento esteve sob a coordenação do professor Dr. Tiago Zoz, docente da UEMS e integrante dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia – Sustentabilidade na Agricultura (PGAC) e em Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental (PGBSA). O professor também coordena o grupo de pesquisa GT-Agro e o CEISCO. A iniciativa reforça o papel da universidade na integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco no desenvolvimento sustentável da agricultura regional.
Além da coordenação geral, a organização contou com a atuação direta dos engenheiros agrônomos Thiago Martins dos Santos e Bruno Aparecido Fronk, proprietários da Agrisolo – Planejamento e Consultoria em Agronegócios e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Sustentabilidade na Agricultura da UEMS, que contribuíram ativamente na condução técnica das atividades. Também integraram a equipe organizadora os professores Wagner Lopes Klein (Curso de Agronomia – UEMS/Mundo Novo) e Edilson Costa, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Sustentabilidade na Agricultura, além dos acadêmicos do curso de Agronomia da UEMS, unidade de Mundo Novo, integrantes do grupo GT-Agro, cuja participação foi fundamental para o suporte operacional e técnico do evento.
Durante o dia de campo, os participantes tiveram acesso a uma área experimental implantada em novembro de 2025, onde estão sendo conduzidos diversos estudos com a cultura do amendoim. Foram apresentadas cultivares do portfólio da Embrapa e do Instituto Agronômico (IAC), além de ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU), fundamentais para a recomendação de materiais adaptados às condições edafoclimáticas da região.
Também foram demonstrados experimentos envolvendo diferentes espaçamentos entrelinhas, uso de reguladores vegetais e aplicação de boro e cálcio, com foco no aumento da produtividade e na melhoria da qualidade dos grãos. Aspectos relacionados ao manejo de plantas daninhas, controle de pragas e doenças, bem como estratégias de correção e fertilidade do solo, também foram abordados ao longo das estações técnicas.

O evento contou ainda com a participação do grupo de pesquisa GECARB, coordenado pelo professor Jean Rosset, que apresentou informações técnicas sobre calagem, gessagem e manejo da fertilidade do solo, além de um panorama das pesquisas desenvolvidas pelo grupo.
A parceria com a Agrisolo – Planejamento e Consultoria em Agronegócios também se destacou, especialmente pela integração entre a formação acadêmica e a atuação prática no campo, fortalecendo a transferência de tecnologia aos produtores rurais.
Além das atividades técnicas, o evento contou com estandes de empresas e instituições do setor, como Sicredi, Cresol, Shark (revendedor Valtra), Agro Jangada e das cooperativas C.VALE, CASUL e COPAGRIL, promovendo um ambiente de troca de experiências e fortalecimento das redes de cooperação no agronegócio regional.
Os experimentos apresentados encontram-se atualmente em fase de avaliação, e os resultados obtidos darão origem a um relatório técnico que será entregue à Prefeitura Municipal de Eldorado. Os dados também subsidiarão a elaboração de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e artigos científicos, além de orientarem recomendações técnicas diretamente aplicáveis aos sistemas produtivos da região.
Está prevista, ainda, a realização de uma palestra técnica com produtores rurais para apresentação dos resultados, ampliando o alcance das informações geradas e fortalecendo a transferência de tecnologia.
A realização do Dia de Campo do Amendoim evidencia o compromisso da UEMS com a produção e a difusão de conhecimento científico aplicado, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da agricultura em Mato Grosso do Sul, por meio de ações integradas entre universidade, setor público e iniciativa privada.
A equipe organizadora também registra agradecimento à Prefeitura Municipal de Eldorado, na pessoa da prefeita Fabiana Maria Lorenci, ao secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Danilo Fluminhan, e a toda a equipe da administração municipal, pelo apoio, confiança e parceria na viabilização do evento, fundamentais para o sucesso da iniciativa.