UEMS recebe oficina teatral gratuita "Frutos da Terra" ministrada pelo diretor de teatro Isaac Bernat

UEMS recebe oficina teatral gratuita "Frutos da Terra" ministrada pelo diretor de teatro Isaac Bernat

Evento ocorre em Campo Grande e Dourados

DOURADOS e CAMPO GRANDE
Por:Imprensa UEMS 11/06/2024 08:11

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebe a oficina teatral gratuita "Frutos da Terra", ministrada pelo diretor de teatro Isaac Bernat, em Dourados e Campo Grande.

Entre os dias 13 e 14 de junho, das 10h às 14h, acontecerá na sala de Teatro e Dança da UEMS - unidade Santo Amaro, a oficina "FRUTOS DA TERRA" ministrada pelo diretor de teatro Isaac Bernat. No dia 13, às 19h, no Teatro Glauce Rocha será apresentado o espetáculo “CORA DO RIO VERMELHO”.  

Em Dourados, a oficina acontecerá na Casa da Cultura - Espaço Guaraoby entre os dias 15 e 16 de junho e o espetáculo dia 15, às 19h, no Casulo. 

Sinopse OFICINA FRUTOS DA TERRA

A oficina busca através de exercícios de sensibilização - o papel que o ato de contar histórias individualmente e em grupo pode ter no reconhecimento da identidade do ator e/ou do indivíduo como parte da sociedade. O trabalho parte da pesquisa de Isaac Bernat, sobre os griots, que são os mestres da palavra e a memória do continente africano. Durante os dois dias de oficinas, será desenvolvido um trabalho ligado às origens e à ancestralidade, a partir das memórias e histórias de cada participante. A Oficina dialoga com a proposta do Programa Petrobras Cultural que investe na criatividade, na inspiração e na transformação que esse tipo de ação pode estimular na sociedade.

As inscrições para a oficina são gratuitas, se encerram no dia 11/06 e tem vagas limitadas! 

Para realizar sua inscrição acessar o link: 

CAMPO GRANDE - Oficina FRUTOS DA TERRA - Issac Bernat

DOURADOS - Inscrição Oficina em Dourados 

 


Sinopse espetáculo "CORA DO RIO VERMELHO"

O aclamado monólogo “Cora do Rio Vermelho” chega a Campo Grande após mais de dois anos em cartaz, encantando plateias por todo o Brasil. Dirigido por Isaac Bernat e protagonizado por Raquel Penner, o espetáculo celebra os 135 anos de Cora Coralina, uma das mais icônicas figuras da literatura brasileira.

O projeto “Cora do Rio Vermelho – no coração do Brasil” faz parte das comemorações do nascimento de Cora Coralina, patrocinado pela Petrobras e incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além de Campo Grande, o espetáculo será apresentado em outras 10 cidades das regiões Centro-Oeste e Norte do país, incluindo Goiânia, Brasília e Belém.

Em “Cora do Rio Vermelho”, Raquel Penner se transforma em uma contadora de histórias, refletindo o amor e a dedicação que Cora Coralina teve por sua terra e seu povo. O espetáculo busca criar uma conexão íntima com o público, destacando a força e a delicadeza da poeta goiana.

Todas as apresentações do monólogo incluirão intérpretes de Libras, notas introdutórias para ampliar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual e um espaço de regulação. Após as sessões, haverá um bate-papo entre a equipe e os espectadores, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos.

O monólogo nasceu do desejo de Raquel Penner de criar seu primeiro solo teatral. Inspirada pela obra de Cora Coralina, Penner desenvolveu um espetáculo que reflete a força e a simplicidade da poeta. “Cora Coralina foi uma mulher múltipla e libertária”, comenta Penner. “Ela removeu pedras e abriu caminhos para outras mulheres.”

Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Nascida em Goiás, viveu por mais de quatro décadas em São Paulo e teve seu primeiro livro publicado aos 75 anos. Sua obra é marcada pela simplicidade e profundidade, retratando a vida e os lugares que conheceu.

O espetáculo reúne passagens da vida de Cora e poemas extraídos de suas obras, como “Vintém de cobre” e “Poemas dos becos de Goiás”. A dramaturgia de Leonardo Simões busca uma abordagem sensível e poética, criando uma paisagem sonora e visual que envolve o público.

O elenco e a produção do espetáculo contam com diversos talentos do cenário teatral brasileiro, incluindo Aline Peixoto na direção musical e trilha sonora. A peça também inclui músicas populares, unindo vozes femininas que enriquecem a experiência do público.

Atividades que acontecerão nas unidades da UEMS:

- Oficina FRUTOS DA TERRA em Campo Grande:

Datas: 13 e 14 de junho (quinta e sexta-feira)

Horários: 10h às 14h

Local: Av. Dom Antônio Barbosa, 4155 - Vila Santo Amaro - Campo Grande

Inscrições gratuitas: Inscrição oficina em Campo Grande

 

- Oficina FRUTOS DA TERRA em Dourados: 
Data: 15 e 16 de junho de 2024

Horário: 10h às 14h

Local: Casa da Cultura - Espaço Guaraoby 

Inscrições gratuitas: Inscrição Oficina em Dourados