Linhas de Pesquisa

O ProfHistória tem como área de concentração “Ensino de História”, com as seguintes linhas de pesquisa:

 

                 I - Saberes históricos no espaço escolar;

                 II - Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão;

                 III - Saberes históricos em diferentes espaços da memória;

                 IV - Ensino de História e Políticas Públicas.

 

 

 I - SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR

Desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizadas na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar.

Docentes:

  • Dra. Anna Carolina Horstmann Amorim
  • Dra. Manuela Areias Costa
  • Dra. Marinete A. Zacharias Rodrigues
  • Dr. Rogério da Palma
  • Dra. Sirley Lizott Tedeschi

 

 

II - LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO

Desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes, tais como livros, filmes, programas televisivos, sítios da Internet, mapas, fotografias etc. A partir da problematização do uso da linguagem, o objetivo é produzir materiais destinados ao uso educativo, considerando também as possibilidades de difusão científica da História.

Docentes:

  • Dra. Aline Vanessa Locastre
  • Dra. Beatriz dos Santos Landa
  • Dr. Carlos Eduardo Da Costa Campos
  • Dr. Leandro Hecko
  • Dr. Rodrigo Bianchini Cracco
  • Dra. Sandra Cristina de Souza

 

 

III - SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA

Desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural de referência, o foco recai sobre as variadas formas de representação e usos do passado no espaço público, com características distintas daquelas observadas na escola, a saber: o turismo de caráter histórico, os monumentos, as festas cívicas e as exposições.

Docentes:

  • Dra. Célia Maria Foster Silvestre
  • Dr. Deni Ireneu Alfaro Rubbo
  • Dra. Renata Lourenço
  • Dra. Suzana Arakaki