Letras, Habilitação Português Inglês e suas Literaturas

Informações:


O Curso  de  Letras, Licenciatura, Habilitação Português/Inglês e suas Literaturas na UEMS

Os Cursos de Letras da UEMS tiveram início com a criação da Universidade, em 1994. Os Cursos de Letras das Unidades Universitárias de Dourados, Jardim, Nova Andradina e Cassilândia, desta feita, tinham seus projetos pedagógicos unificados e sem a flexibilização relativa a suas realidades singulares.

O desenvolvimento da Graduação acompanhou o desenvolvimento da área de Letras como um todo. Em 2006 tivemos o início da primeira oferta do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Ciências da Linguagem em Nova Andradina. O Curso veio a reforçar a qualidade dos trabalhos e das orientações, bem como as linhas de pesquisa desenvolvidas através das pesquisas docentes, sendo elemento integrador de saberes e práticas entre a Graduação, colocando-se como ponte para a criação da proposta de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Letras. A segunda oferta do Curso da Especialização, neste sentido, foi pensada por uma nova comissão de elaboração do Projeto Pedagógico, institucionalizada pela Portaria UEMS nº 058, de 14 de setembro de 2009, possibilitando assim o fortalecimento da área e da própria Graduação. Com o desenvolvimento das pesquisas do corpo docente de Letras da UEMS, também foi possível pensar num Mestrado acadêmico na área. Assim, o grupo de Letras do Curso de Nova Andradina em comissão oficial, publicada e institucionalizada pela Portaria UEMS nº 007, de 10 de março de 2008, elaborou um projeto de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Letras.

Apesar da implementação dos projetos, está claro que a criação do Curso de Letras licenciatura, bem como o Mestrado Acadêmico em Letras necessita estar em sintonia com os projetos institucionais, notadamente a partir do que foi definido no PDI 2009 – 2013. Como sabemos, tal PDI parte do princípio de que há urgência no fortalecimento das Unidades Universitárias e Cursos, com vistas à verticalização do ensino. Em 2010 os cursos de Letras ofertados na Unidade  Universitária  de Nova Andradina (UUNA) foram transferidos para Unidade Universitária de Campo Grande (UUCG).

 

O Curso  de  Letras, Licenciatura, Habilitação Português/Inglês e suas Literaturas na UUCG

 

Em 2010, a Unidade Universitária de Campo Grande (UUCG) passou a ofertar o curso de Letras Português/Inglês e suas Literaturas simultaneamente aos cursos, Letras Português/Espanhol e suas Literaturas e Letras Bacharelado, uma vez que à época a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) visava definir as Unidades Universitárias por área de conhecimento. 

Neste contexto, foi possível  a horizontalidade e a verticalidade da área de Letras na UUCG, com a oferta de projetos de ensino pesquisa e extensão ao longos dos anos. Alguns destes projetos,  como o Núcleo de Ensino de Línguas (NEL)  inicialmente um projeto de extensão (2012-2018), se integrou a partir de 2018  à Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC). Em relação a verticalização foram e são ofertadas  Pós- graduação Lato Sensu e dois Programas de Pós-graduação  Stricto Sensu.

O Programa de Pós -graduação em Letras - PPGLETRAS ,  mestrado acadêmico  criado em 2010, com duas áreas de concentração: estudos literários e estudos linguísticos. 

O Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS  - se constitui de um programa em rede nacional, ofertado na UUCG  a partir de  2013,  e voltado para os(as)  profissionais  que atuam na Educação Básica, com uma área de concentração: linguagens e letramentos.

O Projeto Pedagógico do Curso passou por reformulação, a nomenclatura atual Letras, Licenciatura, Habilitação Português/Inglês e suas Literaturas, explicita antecipadamente aos(as)  candidatos(as) ao curso que o mesmo visa formar profissionais da linguagem  para o exercício  da docência; podendo atuar em outras áreas  em consonância com sua qualificação.

A obrigatoriedade dos estudos da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa na educação básica, justifica a oferta do curso. O estudo das literaturas  na educação básica  é concomitante ao estudo das línguas, consequentemente ao pensar em uma formação em Letras, línguas e literaturas compõe a matriz curricular do curso.