Letras, Habilitação Português Inglês e suas Literaturas

Informações:


Ano de Início: 2022

NuPeq no Youtube e na extensão

  • Resumo: NuPeq no Youtube e na extensão, objetiva fortalecer e ampliar divulgação do canal do Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos - NuPeq no Youtube. Este canal de comunicação tem sido muito proveitoso para a divulgação de diversas ações institucionais, dentre elas os debates e as trocas de saberes realizadas entre profissionais de outras Instituições de Ensino Superior e demais profissionais que trabalham com a Língua, a Literatura e Arte sequencial. Os temas debatidos a partir dos quadrinhos são os mais variados, abrangendo por exemplo: educação, inclusão, religião, política, linguística, literatura, ciência política, mercado brasileiro da área. Os conteúdos são apresentados em forma de entrevista ou debates temático seja por live ou por conteúdo gravado para posterior inserção no canal. A avaliação realizada pelo público no canal, através da visualização, comentários e classificação, subsidiará a equipe em sua avaliação, bem como a qualidade técnica das gravações e das mediações realizadas. O canal que se iniciou em 2020, pretende continuar sua ação em anos posteriores.
  • Coordenadora: Flávia Cavalcanti Gonçalves
  • Docente colaboradores (vinculados ao curso): Daniel Abrão, Nataniel dos Santos Gomes
  • Situação: Em andamento (2022-2024)

 

Ano de Início: 2021

Práticas em Línguas Adicionais para Agentes do Acolhimento

  • Resumo :  O curso Práticas em Línguas Adicionais para Agentes do Acolhimento faz uma introdução a um repertório comunicativo da língua e da cultura, visando uma aprendizagem rápida dos elementos mais urgentes para uma inserção linguística e laboral dos agentes de acolhimento. O objetivo geral do curso é oferecer práticas em línguas adicionais na sua vertente formal e informal por meio de atividades online com material didático elaborado, especificamente, para esse contexto. O curso objetiva ainda preparar o grupo participante para o exercício do trabalho formal, da troca de experiências de vida e culturas, valorizando a diferença e reconhecendo semelhanças entre indivíduos e entre as culturas, ainda que de forma remota.
  • Coordenador: João Fábio Sanches Silva
  • Situação: Concluído  (2021-2022)

 

Ano de Início: 2020

NAFTA - Narrativas fantásticas e temas afins

  • Resumo: A proposta consiste em promover encontros quinzenais com a participação da comunidade acadêmica e a comunidade externa, para a leitura e a discussão de narrativas fantásticas (textos literários, filmes, histórias em quadrinhos, etc.), textos teóricos sobre o tema e assuntos afins (outros gêneros que costumam ser associados ao fantástico, tais como o maravilhoso, o terror, a ficção científica; bem como temas teóricos que possam contribuir para a compreensão do fantástico, tais como o estudo do mito, da religião, do grotesco, do duplo, etc.). A escolha do fantástico se justifica pelo fato de atrair um grande interesse do público jovem, tanto da comunidade acadêmica, quanto do público externo. E o fato de se tratar de um projeto de extensão possibilita que a UEMS divulgue o seu nome junto à comunidade externa, atraindo possíveis futuros alunos. As atividades externas serão organizadas com o apoio dos colaboradores do projeto que já atuam como professores em escolas públicas e particulares. Essas atividades serão adaptadas para cada público.
  • Coordenador: Fábio Dobashi Furuzato
  • Situação: Concluído  (2020-2021)

 

Programa UEMS ACOLHE - Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes Internacionais

  • Resumo: O Programa UEMS ACOLHE – Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes e Refugiados – é o resultado de uma série de ações de extensão desenvolvidas no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com a finalidade de atendimento diferenciado em diversas áreas do conhecimento a comunidade migrante e refugiada no nosso estado. A concepção deste Programa está em conformidade com a Política de Extensão Universitária da UEMS e a justificativa principal para a sua criação é o compromisso contínuo da UEMS em retornar à sociedade os conhecimentos produzidos internamente, sendo o mesmo concebido por professores doutores da instituição, com larga experiência acadêmica e profissional na área de migrações e ensino e aprendizagem de línguas. O Programa UEMS ACOLHE visa promover ações de extensão que possibilitem a inserção linguística, cultural e social de migrantes e refugiados no estado de Mato Grosso do Sul, a partir, inicialmente, do oferecimento de cursos de extensão gratuitos de Português como Língua Estrangeira para a comunidade alvo. Além disso, o Programa também contribui para a formação teórica e prática de agentes para atuarem no ensino de Português para falantes de outras línguas, a partir do planejamento de cursos, da definição de níveis de ensino, da elaboração de formas de avaliação e da produção de material didático específico para o referido público-alvo.
  • Coordenador: João Fábio Sanches Silva
  • Situação: Concluido (2020 - 2022)

 

Projeto de Extensão 'UEMS Karate JKA' 

  • Resumo:  O Projeto de Extensão ‘UEMS Karate JKA’ propõe oferecer à comunidade geral de Campo Grande e à comunidade acadêmica em geral, a prática da arte do Karate Shotokan, com base na pedagogia da Escola JKA (Japan Karate Association). A Nihon Karate Kyokai / Japan Karate Association (JKA) é uma entidade de ensino e pesquisa do Karate Shotokan, que segue as mais puras tradições implantadas pelos mestres G. Funakoshi, M. Nakayama e, hoje, M. Ueki, sendo a única reconhecida pelo governo japonês para a prática e difusão do Karate-Do. Neste sentido, as ações propostas por este Projeto visam possibilitar aos seus participantes, a partir da prática desta arte marcial, diversos benefícios à saúde, somados a uma melhora nas condições inter e intrapessoais de disciplina, autoconfiança, respeito, cortesia e formação do caráter.
  • Coordenador: João Fábio Sanches Silva
  • Situação: Concluído (2020-2021)

 

V JORNADA DO SELEPROT - ENSINO DE LÍNGUAS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

  • Resumo : A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Quando se refere à leitura de textos, o senso comum estabelece a definição somente sobre um conjunto de palavras faladas ou escritas. Embora, alguns grupos, digam, por exemplo que leem a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme, logo, faz-se leitura de tudo o que nos cerca: os gestos, as situações, as gravuras, as fotos, os sons, o toque, o olhar, a vida e etc, além dos textos híbridos que exploram a linguagem verbal e não verbal. A maior parte da atividade compreensiva de um texto acontece durante a leitura. Enquanto se lê um texto, as previsões e o conhecimento de mundo devem ser ativados. A V JORNADA DO SELEPROT - ENSINO DE LÍNGUAS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS visa apresentar discussões sobre: a leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações; a finalidade dos gêneros discursivos em estudo; o sentido de uma palavra ou expressão nas frases analisadas; a dinâmica de cada linguagem na produção de sentido; as manifestações culturais na perspectiva dos textos dos estudantes; a linguagem como instrumento de construção da cidadania.
  • Coordenador: Nataniel dos Santos Gomes
  • Situação: Concluído (2020)

 

Ano de Início: 2019

Jornada do SELEPROT

  • Resumo : A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Quando se refere à leitura de textos, o senso comum estabelece a definição somente sobre um conjunto de palavras faladas ou escritas. Embora, alguns grupos, digam, por exemplo que leem a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme, logo, faz-se leitura de tudo o que nos cerca: os gestos, as situações, as gravuras, as fotos, os sons, o toque, o olhar, a vida e etc, além dos textos híbridos que exploram a linguagem verbal e não verbal. A maior parte da atividade compreensiva de um texto acontece durante a leitura. Enquanto se lê um texto, as previsões e o conhecimento de mundo devem ser ativados. A 4ª Jornada do SELEPROT: Olhares sobre o texto verbal e não verbal visa apresentar discussões sobre: a leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações; a finalidade dos gêneros discursivos em estudo; o sentido de uma palavra ou expressão nas frases analisadas; a dinâmica de cada linguagem na produção de sentido; as manifestações culturais na perspectiva dos textos dos estudantes; a linguagem como instrumento de construção da cidadania.
  • Coordenador: Nataniel dos Santos Gomes
  • Docente colaboradores (vinculados ao curso): Ruberval Franco Maciel
  • Situação: Concluído (2019)

 

Português para Estrangeiros: Módulo Acolhimento

  • Resumo: O curso de 'Português para Estrangeiros: Módulo Acolhimento' faz uma introdução a um repertório gramatical e temático da língua e da cultura, visando uma aprendizagem rápida dos elementos mais urgentes para uma inserção linguística e laboral do(a) refugiado(a) e do migrante em situação de vulnerabilidade (recém-chegado, sem trabalho, por exemplo). O objetivo geral do curso é ensinar a língua portuguesa na sua vertente formal e informal por meio de aulas expositivas com material didático elaborado, especificamente, para esse contexto. O curso objetiva ainda preparar os grupos participantes para o exercício do trabalho formal, da troca de experiências de vida e culturas, valorizando a diferença e reconhecendo semelhanças entre indivíduos e entre as culturas.
  • Coordenador: João Fábio Sanches Silva
  • Situação: Concluído (2019-2021)

 

Ano de Início: 2018

Letramento crítico em Saúde: diálogos transdiciplinares entre linguagem, educação e saúde

  • Resumo:  A presente proposta, a partir de uma perspetiva transdisciplinar, visa propor projetos de intervenção na área saúde com ênfase na interface entre linguagem e saúde. Mais especificamente, serão contemplados projetos temáticos que buscam contemplar ações que abordam de que maneira os sentidos acerca de temais como tabagismo, DST, sexualidade, saúde mental, entre outros, são produzidos e ressignificados por intermédio da linguagem multimodal na interação entre acadêmicos de medicina e usuários de unidades básicas da saúde. A fundamentação teórica de forma inter/transdiciplinar se pautará nos estudos sobre multiletramentos e letramentos críticos em diálogo com a área da linguística aplicada, educação e saúde. Para tanto, participam dessa ação, linguistas aplicados, médicos, enfermeiros da UEMS, bem como acadêmicos das turmas do segundo, terceiro e quarto ano do curso de medicina. Busca-se, com esse, voltar ações acerca do cuidado com a saúde da comunidade externa atendida nas UBSF, bem como expandir os estudos emergentes na área da linguagem, mais especificamente, sobre letramentos, multiletramentos e letramentos críticos, ressigficados para letramento crítico da saúde.
  • Coordenador: Ruberval Franco Maciel
  • Situação:  Concluído (2018-2020)

 

Ano de Início: 2017

Coletivo Cultural C. S. Lewis

  • Resumo: O Coletivo Cultural C.S.Lewis, se constitui um espaço de atividades diversas sob a ótica das artes integradas, tomando como base a literatura fantástica e a obra de C.S. Lewis. Com atividades ligadas a leitura/literatura, , cinema e teatro, os participantes debaterão temas afins a obra do autor e ampliarão suas percepções sobre este gênero literário.
  • Coordenadora: Flávia Cavalcanti Gonçalves
  • Situação: Concluído (2017 - 2018)  

 

UEMS Acolhe: Língua, cultura e acolhimento em contexto de imigração e refúgio

  • Resumo: A aquisição de uma nova língua é um processo complexo, vinculado às relações que se estabelecem entre pessoas, culturas e identidades, e esse processo parece ser ainda mais intricado ao pensarmos nas experiências de aprendizagem e uso de línguas por refugiados(as) e imigrantes em situação de vulnerabilidade. Com base nessa suposição, o presente projeto de extensão tem por objetivo disponibilizar cursos de Português como Língua Estrangeira / Língua de Acolhimento que atendam rapidamente o grupo solicitante. As ações vinculadas a esse projeto buscam favorecer a compreensão do processo de ensino e aprendizagem de língua-cultura como espaço privilegiado para o reconhecimento da diversidade linguístico-cultural de imigrantes em situação de refúgio na cidade de Campo Grande, MS. O projeto propõe ainda apresentar uma revisão sobre o papel e a formação do professor que atua nesse contexto, como agente transformador que pode amenizar o conflito inicial entre aprendente e língua, estabelecendo condições necessárias para que esse aprendente comece a investir nas práticas da nova língua e a interpretá-la como elemento de mediação entre ele e a sociedade anfitriã. Desse modo, o projeto espera contribuir para um melhor entendimento da formação do professor, do planejamento das aulas e da produção do material didático, que constituem elementos-chave do processo de ensino-aprendizagem, como também a resignificação da formação de professores de línguas para estrangeiros, para atender exigências específicas que a dinamicidade do fluxo migratório contemporâneo nos impõe.
  • Coordenador: João Fábio Sanches Silva
  • Situação: Concluído (2017 - 2019)
     

Internacionalização do Ensino Superior como Prática Local:Transculturalidade, Proficiência Linguística, Mobilidade, Projeção Institucional, Integração Acadêmica e Linguagem e Saúde

  • Resumo : A presente proposta visa criar ações que estão em consonância com a elaboração da política de internacionalização da UEMS. Nela, serão promovidas atividades como ciclo de palestras sobre internacionalização que busca promover um diálogo com demais universidades do estado, atraindo-as para ações de extensão colaborativas tradução do site para o Inglês para o acesso da comunidade externa aos conhecimentos produzidos pela UEMS, bem como atração de mais alunos, elaboração de vídeos bilíngues que disponibilizem para a comunidade externa e internacionais os saberes construídos e discutidos na UEMS, cursos de inglês que visam desenvolver a proficiência linguística voltadas para o acesso ao conhecimento internacional, sendo esta aberta para a comunidade externa, colocando a UEMS como universidade âncora no ineditismo dos cursos voltados para finas específicos e de ações que promovam a integração dos cursos de graduação, pós-graduação da UEMS com a comunidade interna e externa por meio de ciclos de palestras e English clubs.
  • Coordenador: Ruberval Franco Maciel
  • Situação: Concluído (2017 - 2019)
     

 

PROJETOS E AÇÕES DE EXTENSÃO PROPOSTOS POR DOCENTES DO CURSO EM OUTRAS UNIDADES DE ORIGEM 

 

Ano de Início: 2023

1º Colóquio do Acervo Maria da Glória Sá Rosa

  • Resumo: O I Colóquio do Acervo Maria da Glória Sá Rosa será realizado no dia 19 de outubro de 2023, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em Campo Grande. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Acadêmico - da UEMS de Campo Grande, o evento tem por objetivo promover o Acervo Maria da Glória Sá Rosa, inaugurado em 19 de novembro de 2019, no bloco F da UEMS de Campo Grande, tratando-se da biblioteca pessoal da professora, escritora e incentivadora cultural Maria da Glória Sá Rosa. No Acervo, são desenvolvidas pesquisas e atividades de extensão, cadastradas como projetos na instituição, destacando-se, para a realização deste evento, a pesquisa de pós-doutorado desenvolvida pela Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos, que, junto com a orientadora, Profa. Dra. Aline Saddi Chaves, concebeu o evento. O I Colóquio do Acervo Maria da Glória Sá Rosa terá duração de 1 dia, contando com 1 mesa-redonda, 2 palestras e 1 sessão de apresentação de pôsteres/banners por pesquisadores e estudantes, bolsistas de Iniciação Científica, TCC e Extensão. Com o tema “A importância dos acervos literários para a leitura e a memória”, o evento pretende colocar em diálogo pesquisadores reconhecidos, oriundos de diferentes instituições de ensino superior, cujos interesses estão centrados em acervos literários e pessoais, cultura sul-mato-grossense e ensino de literatura.
  • Unidade de Origem: PPGLetras - Mestrado Acadêmico em Letras
  • Coordenador: Aline Saddi Chaves
  • Situação: Concluído (2023 - 2023)

 

Ano de Início: 2022

Ler, lembrar e viver: narrativas memorialísticas e de filiação

  • Resumo: Este projeto tem como objetivo central o resgate de narrativas de vidas através da literatura. Tomando como ponto de partida o fato de as artes, de forma geral, guardarem as memórias de determinadas épocas e de determinadas sociedades, podemos perceber que o contato de entre a sociedade e a as diferentes formas artísticas funciona como um arquivo de costumes e narrativas de outros tempos. A partir das proposições de Leonor Arfuch em La Vida Narrada (2008), de Beatriz Sarlo em Tiempo Pasado (2012) e de Aleida Assmann em Espaços da recordação (2011) que veem o passado como uma narrativa suscitada pelo presente e provocada por este, propomos uma investigação que tenha como pronto de partida o resgate, na cidade de Campo Grande, das memórias locais. Tomaremos como ponto de partida para nossa investigação o romance memorialista de filiação 'A tristeza extraordinária do Leopardo-das-neves', do escritor cuiabano Joca Reiners Terron.
  • Unidade de Origem: Letras/Espanhol 
  • Coordenador: André Rezende Benatti
  • Situação: Em andamento (2022 - 2024)

 

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CRÍTICA FEMINISTA E AUTORIA FEMININA

  • Resumo: A proposta desse projeto de extensão (e de estudo coletivo) interinstitucional é dar continuidade ao projeto iniciado e cadastrado em 2021 sob o mesmo título. Nossa intenção é possibilitar, a partir de encontros mensais, o debate em torno do conhecimento, da divulgação e, sobretudo, da contribuição da crítica e dos estudos feministas para a igualdade de gênero no Brasil e no mundo. Serão debatidos desde os textos fundadores do feminismo até os mais recentes estudos, a exemplo do feminismo decolonial. Ademais, busca-se ler, resgatar, discutir e divulgar ficções escritas por mulheres e, desse modo, pensar a possibilidade de redimensionar conceitos como os de cultura, memória e identidade. O projeto conta com a integração de pesquisadoras(es) (e respectivas(os) orientandas(os)) do sul, do norte, do centro oeste, do sudeste e do nordeste brasileiro e do exterior.
  • Unidade de Origem: PPGLetras - Mestrado Acadêmico em Letras
  • Coordenador: André Rezende Benatti
  • Situação: Concluído (2022)

 

Ecodesign: cultura ecológica, arte e educação

  • Resumo: Projetos que estudam e propõem ações de reutilização de materiais de resíduos sociais descartáveis são fundamentados nas questões de âmbito ambiental, tema presente em nossa Constituição Federal. Este projeto se propõe a proporcionar a acadêmicos(as) e comunidade externa, a possibilidade de reutilização dos resíduos sólidos (papéis, embalagens e outros), na produção de artesanato na concepção do ecodesign; como também a produção de fantoches, mamulengos e máscaras que podem ser utilizados em atividades teatrais, escolares e culturais. A disseminação de produtos de ecodesign pode complementar a renda familiar, para tanto se faz necessário conhecimento sobre o empreendedorismo. O projeto terá ações teóricas e práticas em uma totalidade de 110 horas, os extensionistas do município de Campo Grande participarão de forma presencial e os demais extensionistas de outras localidades participarão via live.
  • Unidade de Origem: Artes Cênicas e Dança
  • Coordenador: Francisco Carlos Espíndola Gonzalez
  • Situação: Em andamento (2022 - 2024)

 

Acervo Maria da Glória Sá Rosa: estudos, pesquisas e cultura em MS

  • Resumo: Propomos basicamente três modalidades de atividades, todas in loco, no Acervo 'Maria da Glória Sá Rosa': a) Acompanhamento e suporte ao atendimento de pesquisadores individuais; b) atividades educacionais direcionadas a pequenos grupos interessados, com visitas guiadas e com roteiro de atividades, previamente agendadas. c) Orientação e acompanhamento de estagiários do curso de Letras Bacharelado da UEMS, UUCG.
  • Unidade de Origem: Bacharelado em Letras
  • Coordenador: Herbertz Ferreira
  • Situação: Em andamento (2022 - 2024)

 

Ano de Início: 2021

3º Cine Fórum UEMS - Cinema, Literatura, Sociedade e Debate: o último ato

  • Resumo: O presente evento visa propor discussões sobre produções audiovisuais, literárias, artísticas e culturais que fomentem a reflexão sobre temas sociais relevantes e atuais. Nesta edição, o evento pretende abordar os temas: educação na pandemia, cinema como ferramenta de debate, literatura como ferramenta de construção social, humor, o corpo como resistência e regionalidades. Para tanto, serão feitas lives que tratem desses temas, sendo realizado debates, contando com a reflexão de pesquisadores e representantes de movimentos ou grupos sociais familiarizados com a temática. Destaca-se, ainda, que o evento irá receber artigos e resumos acadêmicos para discutir literatura, linguística e estudos das linguagens, educação e interartes. Por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) ressaltamos que todo evento será feito de forma on-line, a partir do canal oficial do Mestrado Acadêmico em Letras PPGLetras UEMS, no Youtube. Pelo mesmo motivo, o evento terá um espaçamento maior que o normal, de 3 a 5 dias, usual em eventos presenciais, uma vez que as atividades on-line são mais fáceis e acessíveis, porém, mais cansativas.
  • Coordenador: Volmir Cardoso Pereira
  • Unidade de Origem:  PPGLetras - Mestrado Acadêmico em Letras
  • Situação: Concluído (2021)

 


Cineclube UEMS

  • Resumo: Este projeto pretende compor um cineclube na UEMS/Unidade Universitária de Campo Grande, visando atingir acadêmicos dos cursos de Letras, Artes, Pedagogia e outros cursos, bem como a comunidade externa e alunos de escolas estaduais de Campo Grande. A proposta deste cineclube consiste na exibição e discussão de filmes que, escolhidos de acordo com a faixa etária dos grupos sociais envolvidos, possam estimular a reflexão sobre temas sociais relevantes, bem como a compreensão da linguagem cinematográfica em suas potencialidades de significação e elaboração artística. Assim, serão elencados filmes brasileiros, latino-americanos, europeus, asiáticos, entre outros, que tratem de temas sociais em profundidade, expressando um contraponto às produções massificadas da indústria cultural e dialogando com outras artes e saberes humanísticos, sobretudo a literatura.
  • Coordenador: Volmir Cardoso Pereira
  • Unidade de Origem:  Letras/Espanhol 
  • Situação: Concluído (2017 - 2020)

 

Ano de Início: 2020

Web-Revista Sociolinguística e Dialetologia

  • Resumo: A proposta do projeto é a continuidade das Edições da Web-Revista (Web-Revista Sociolinguística e Dialetologia) inserida em 2010 na rede mundial de computadores – http://sociodialeto.com.br – administrada pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos e pelo Laboratório Sociolinguístico de Línguas Não-Indo-europeias e Multilinguismo da Unidade Universitária de Campo Grande. A revista destina-se aos estudos linguísticos de alunos, de professores e de pesquisadores sejam internos ou externos a instituição. O seu funcionamento periódico é quadrimestral e está indexada ao IBICT sob ISSN: 2178-1486.
  • Coordenador: Antônio Carlos Santana de Souza
  • Unidade de Origem:  Bacharelado em Letras 
  • Situação:  Concluído  (2020 - 2022)

 

Inclusão nas telas: cinema, quadrinhos e outros suportes

  • Resumo: Este projeto se insere no âmbito dos projetos de extensão para a qualificação dos profissionais em educação, saúde, acadêmicos e áreas afins que se propõem a buscar conhecimento sobre o melhor atendimento na área de educação especial. Tem como foco principal promover a sensibilização e a reflexão sobre a educação, direitos humanos e cidadania das pessoas com deficiência. O objetivo é proporcionar aos envolvidos, pessoas com deficiência, famílias, estudantes e pesquisadores, espaço de reflexão e autocrítica, por meio de exposição e discussão de filmes sobre temáticas que envolvem pessoas com deficiência no âmbito social e educacional. O projeto pretende realizar atividade cultural, educacional, de reflexão, de socialização e de formação de opinião numa temática ainda pouco explorada nos espaços acadêmicos e na sociedade em geral. Será realizado na Unidade universitária de Campo Grande com carga horária total de 40h. Sendo uma continuação direta do projeto iniciado pela Profa. Dra. Celi Corrêa Neres.
  • Coordenador: Nataniel dos Santos Gomes
  • Unidade de Origem: Bacharelado em Letras - Coordenação do Curso de Bacharelado em Letras
  • Situação:  Concluído (2020 - 2022)

 

Ano de Início: 2019

Arte, educação ambiental e sustentabilidade: em busca de uma cultura ecológica

  • Resumo: O projeto aproxima acadêmicos e comunidade através dos estudos sobre educação ambiental, arte e empreendedorismo , na interface dos estudos e pesquisas realizados no âmbito da universidade considerando a reutilização dos resíduos sólidos (papeis, embalagens e outros) promovendo a cultura ecológica e a sustentabilidade, temas que são pertinentes à formação nos cursos de graduação e ao exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Os extensionistas acadêmicos realizarão estudos aprofundados e práticas sobre os temas com a equipe proponente, posteriormente as ações se estenderão a comunidade do entorno da Incubadora Municipal Zé Pereira possibilitando futuras incubações para extensionistas participantes.
  • Unidade de Origem: Artes Cênicas e Dança
  • Coordenador: Francisco Carlos Espíndola Gonzalez
  • Situação:  Concluído (2019 - 2022)

 

Ano de Início: 2018

Programa de rádio UEMS em sintonia

  • Resumo: Na era da globalização econômica e sociocultural, as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) atuam como ferramentas indispensáveis para aproximar os indivíduos em escala mundial. Do ponto de vista educacional, essa tecnologias promovem o compartilhamento de conhecimentos produzidos em diferentes áreas da sociedade, em suportes multimidiáticos ou multimodais, isto é, linguagem verbal, audiovisual, gestual, pelas mais diversas mídias (impressa, audiovisual, eletrônica). A universidade, enquanto instituição produtora e divulgadora de conhecimento, não passa despercebida dessa nova realidade. Assim sendo, o projeto de extensão Programa de rádio UEMS EM SINTONIA propõe-se a estabelecer um diálogo entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e a comunidade externa, representada pelos ouvintes da rádio Educativa 104.7 FM, cuja programação é transmitida por rádio e pela internet em tempo real. Uma mídia antiga, o rádio participa, ainda nos dias de hoje, do cotidiano das pessoas, por meio de uma linguagem que aproxima os ouvintes das informações sobre a atualidade de uma cidade/estado/país. Para isso, o interprograma deve aproveitar as ondas do rádio e se projetar em longa distância, em um curto espaço de tempo (1’30”), com 5 intervenções diárias. Este projeto tem por objetivo informar os ouvintes sobre pesquisas, projetos, cursos, convênios e outras ações promovidas pela UEMS, em variadas áreas de conhecimento. Também pretende formar o ouvinte, fomentando o debate e a reflexão sobre temas que impactam a realidade, desenvolvendo, assim, o senso crítico do ouvinte. O projeto prevê, ainda, a participação de acadêmicos de Letras (estágio, TCC, IC).
  • Coordenadora: Aline Saddi  Chaves
  • Unidade de Origem: Bacharelado em Letras
  • Situação: Concluído (2018 - 2020)

 

Ano de Início: 2017

CINECLUBE UEMS

  • Resumo:  Este projeto pretende compor um cineclube na UEMS/Unidade Universitária de Campo Grande, visando atingir acadêmicos dos cursos de Letras, Artes, Pedagogia e outros cursos, bem como a comunidade externa e alunos de escolas estaduais de Campo Grande. A proposta deste cineclube consiste na exibição e discussão de filmes que, escolhidos de acordo com a faixa etária dos grupos sociais envolvidos, possam estimular a reflexão sobre temas sociais relevantes, bem como a compreensão da linguagem cinematográfica em suas potencialidades de significação e elaboração artística. Assim, serão elencados filmes brasileiros, latino-americanos, europeus, asiáticos, entre outros, que tratem de temas sociais em profundidade, expressando um contraponto às produções massificadas da indústria cultural e dialogando com outras artes e saberes humanísticos, sobretudo a literatura.
  • Coordenador: Volmir Cardoso Pereira 
  • Unidade de Origem: Letras Português/Espanhol e suas literaturas
  • Situação: Concluído (2017-2020)
     

UEMS em sintonia 

  • Resumo: Na era da globalização econômica e sociocultural, as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) atuam como ferramentas indispensáveis para aproximar os indivíduos em escala mundial. Do ponto de vista educacional, essa tecnologias promovem o compartilhamento de conhecimentos produzidos em diferentes áreas da sociedade, em suportes multimidiáticos ou multimodais, isto é, linguagem verbal, audiovisual, gestual, pelas mais diversas mídias (impressa, audiovisual, eletrônica). A universidade, enquanto instituição produtora e divulgadora de conhecimento, não passa despercebida dessa nova realidade. Assim sendo, o projeto de extensão UEMS EM SINTONIA propõe-se a estabelecer um diálogo entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e a comunidade externa, representada pelos ouvintes da rádio Educativa 104.7 FM, cuja programação é transmitida por rádio e pela internet em tempo real. Uma mídia antiga, o rádio participa, ainda nos dias de hoje, do cotidiano das pessoas, por meio de uma linguagem que aproxima os ouvintes das informações sobre a atualidade de uma cidade/estado/país. Para isso, o interprograma deve aproveitar as ondas do rádio e se projetar em longa distância, em um curto espaço de tempo (1’30”), com 5 intervenções diárias. Este projeto tem por objetivo informar os ouvintes sobre pesquisas, projetos, cursos, convênios e outras ações promovidas pela UEMS, em variadas áreas de conhecimento. Também pretende formar o ouvinte, fomentando o debate e a reflexão sobre temas que impactam a realidade, desenvolvendo, assim, o senso crítico do ouvinte. O projeto prevê, ainda, a participação de acadêmicos de Letras (estágio, TCC, IC).
  • Coordenadora: Aline Saddi Chaves
  • Unidade de Origem: Bacharelado em Letras 
  • Situação: Concluído (2026 -2017)