Banco de dissertações

Banco de Dissertações

As dissertações de mestrado defendidas do PGEDU e encaminhadas pelo(a) discente para a Secretaria Acadêmica serão armazenadas e disponibilizadas no site da Biblioteca da UEMS

Os arquivos digitais das dissertações dos egressos poderão ser consultados diretamente clicando no título da dissertação na relação abaixo. E também no portal da Pós-Graduação através do 🔗link: https://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal/trabalhos/index/293. No portal você poderá utilizar o campo "Buscar Trabalhos de Pós-graduação - Formulário de Busca" e refinar sua pesquisa. 

 Autor(a)Título Orientador(a)
Lucas Matheus Santana Medeiros📄DENTRO OU FORA DO ARMÁRIO: DISCURSOS DE PROFESSORES HOMOSSEXUAISProfa. Dra. Silvane Aparecida de Freitas
Gislaine Cristina Nogueira📄DA FORMAÇÃO INICIAL À “ENFORMAÇÃO” CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURALProf. Dr. Reginaldo Peixoto
Everton Rodrigues Martins📄OS USOS DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: um estudo sobre o trabalho docente com o ensino remoto na Unidade Universitária de Paranaíba - UEMSProfa. Dra. Juliana do Prado
Dissertações defendidas em 2024
 Autor(a)Título Orientador(a)
Adriano Marques Fernandes📄“LIVRO NEGRO”: REPRESENTAÇOES DE CONFLITOS EM REGISTROS ESCOLARES NA REGIÃO DE JALES/SP (2018/2019)Profa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Adriana Ribeiro de Brito e Silva📄DIRETORAS ESCOLARES: MEMÓRIAS E VESTÍGIOS DAS AÇÕES ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA EM PARANAÍBA, MS (1970-1990)Prof. Dr. Ademilson Batista Paes
Débora Ferreira Borges Barbosa📄MERENDA ESCOLAR EM ITAPAGIPE/ MG: SUJEITOS, MEMÓRIAS E INSTITUIÇÕES (1952-1988)Prof. Dr. Ademilson Batista Paes
Thiago Henrique Muniz Morilha📄“Entre eles”: pedagogias de masculinidades em rede por meio das mídias digitaisProfa. Dra. Juliana do Prado
Josilene Franco Pacheco📄BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DO ENSINO MÉDIO: ITINERÁRIOS FORMATIVOS COMO PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO(A) ALUNO(A)Profa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Hellen Ferreira da Silva Alves dos Santos📄O PODER DISCIPLINAR E OS CORPOS DOCILIZADOS: algumas considerações sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM)Prof. Dr. Carlos Eduardo França 
Elaine Cristina Barbosa dos Anjos📄EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA: AULAS REMOTAS ATRAVÉS DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULOProf. Dr. Lucilo Antonio Rodrigues
Rayanna Oliveira Motta📄O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER POR MEIO DE AÇÕES ARTICULADAS DO PROJETO MARIA DA PENHA VAI À ESCOLA EM PARANAÍBA/MSProfa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Viviane Silva Ferreira📄ENSINO REMOTO E ALFABETIZAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTEProfa. Dra. Milka Helena Carrilho Slavez
Stefânia Caroline Oviedo de Lima📄O REALISMO INSÓLITO NO ROMANCE AS AVENTURAS DE ARTUR GORDON PYM, DE EDGAR ALAN POEProf. Dr. Lucilo Antonio Rodrigues
Adriana Carlos📄A PRODUÇÃO DE MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURA SUL-MATO-GROSSENSE E BRASILEIRA (1970-1990)Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti 
Lieny Munhoz Martins📄Professoras e a escuta de relatos de violência sexual de alunas no ensino fundamental I em Jales, SPProfa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Éder Junio da Silva📄PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR E O USO DO NOME SOCIAL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DE UMA REGIÃO PAULISTAProf. Dr. Fernando Guimarães Oliveira da Silva
Silvana Arantes da Silva📄PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, DIVERSIDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS EM PARANAÍBA/MSProf. Dr. Fernando Guimarães Oliveira da Silva
Ellen Claudia Cardoso Martinez Doretto📄MULHERES E DIREÇÃO ESCOLAR: TRAJETÓRIAS NA EDUCAÇÃO DE FERNANDÓPOLIS-S.P. (DÉCADAS DE 1970/1990)Prof. Dr. Ademilson Batista Paes
Renato de Almeida Bezerra📄A REALIDADE VIRTUAL CAPITALISTA: uma análise marxista sobre valores encontrados em jogos populares de videogameProfa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Regina Alves São Marcos📄ZALINA ROLIM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NA REVISTA DO JARDIM DA INFÂNCIA DA ESCOLA NORMAL CAETANO DE CAMPOS EM SÃO PAULO (1896-1897)Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti 
Fernanda Carolina Pereira da Silva📄REFLEXÕES CRÍTICAS E SEU DESENVOLVIMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORESProf. Dr. Thiago Donda Rodrigues
Fernando Henrique Cassiano📄A RESPONSABILIDADE ÉTICA DE GESTORES/AS ESCOLARES POR UM CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DO GÊNERO E DAS SEXUALIDADES EM ESCOLAS DA CRE-10, LESTE DE MATO GROSSO DO SULProfa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Nathali Mateus Lima📄ADOLESCENTES EM CONFLITO COM AS LEIS: análise dos tratamentos institucionais oferecidos aos adolescentes autores de atos infracionais na cidade de Paranaíba/MSProf. Dr. Carlos Eduardo França 
Kátia Regina de Oliveira
 
📄O PAPEL HUMANIZADOR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: a perspectiva da Psicologia Histórico-CulturalProfa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Márcia Regina Alves📄REPRESENTAÇÕES DO PROFESSOR NAS CARTAS DE APRESENTAÇÃO DO GUIA DO PNLD 2020/2021Profa. Dra. Silvane Aparecida de Freitas
Vinicius Garcia Rodrigues de Souza📄PRÁTICA DE PROFESSORAS DE APOIO COM ALUNOS TEA DA REDE ESTADUAL DE PARANAÍBA-MSProf. Dr. Thiago Donda Rodrigues
Rosana Aparecida Campos📄A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE QUIRINÓPOLIS-GOProf. Dr. Reginaldo Peixoto
Joaquim Donizete de Matos📄A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE APARECIDA DO TABOADO – MS EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: POLÍTICAS E DESAFIOSProf. Dr. Reginaldo Peixoto
Heitor Arantes Mendonça📄CRÍTICAS E POSSIBILIDADES CURRICULARES DECOLONIAIS INTEGRADORAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL DE MINAS GERAISProf. Dr. Fernando Guimarães Oliveira da Silva
Cleusa Rosa de Oliveira📄A IDENTIDADE DO PROFESSOR ALFABETIZADOR QUE ATUA COM CRIANÇAS AUTISTASProfa. Dra. Milka Helena Carrilho Slavez
Keysa Katiere Garcia Secatti📄RELAÇÕES DE GÊNERO E A COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO DA BNCC IMPLEMENTADA NA PROPOSTA DO CENTRO PAULA SOUZAProfa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães
Estefani Gabrieli Alves de Souza📄MULHERES, PANDEMIA E ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre os desafios de permanência de mulheres nos cursos de graduação da UEMS, Unidade de Paranaíba/MS durante o período pandêmicoProfa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães
Camila Alves de Mendonça Oliveira📄GÊNERO E ENSINO SUPERIOR: O CARE E A INVISIBILIDADE DAS ALUNAS MÃES NA UNIVERSIDADEProfa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães
Henrique Félix Pádua📄REPRESENTAÇÕES DA DITADURA CÍVICO-MILITAR BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO “CONTEXTO E AÇÃO: DESIGUALDADE E PODER” Prof. Dr. José Antonio de Souza
Marcelo Freitas Fagundes📄O LIVRO DIDÁTICO “INTERAÇÃO LINGUAGENS – CORPOREIDADE: SOMOS CORPOS OU TEMOS CORPOS?”: O PNLD 2021 E AS ADAPTAÇÕES DECORRENTES DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃOProf. Dr. José Antonio de Souza
Dissertações defendidas em 2023

 

 Autor(a)Título Orientador(a)
Carla Cristina Castro Araujo 📄MEDICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA PERSPECTIVA DA ESCOLA E DA FAMÍLIA: análise a partir da Psicologia Histórico-CulturalProfa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Angélica Ferreira Alves📄A MUSICALIDADE COMO INSTRUMENTO CULTURAL PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTILProfa. Dra.  Maria Silvia Rosa Santana
Larissa Mendes da Rosa📄EDUCAÇÃO LITERÁRIA: A LITERATURA INGLESA EM SALA DE AULAProf. Dr. Lucilo Antonio Rodrigues
Marcio Edovilson Arcas📄SOMOS IGUAIS A VOCÊ (!?): Sobre fixação, alteridade e escolarização dos rom (ciganos) calon em Santa Fé do Sul/SPProf. Dr. Ademilson Batista Paes
Dirceu Lorenzi de Matos📄AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: DO PAPEL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA AOS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL Prof. Dr. Thiago Donda Rodrigues 
Eloisa Elena de Moura Santos Oliveira📄EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: um estudo sobre a percepção de professores sobre o uso das mídias digitais nas escolas do município de Inocência – MSProfa. Dra. Juliana do Prado
Marcos Geandro Silva Ribeiro📄(DES)CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DA EJA NO MANUAL DO PROFESSORProfa. Dra. Silvane Aparecida de Freitas
Marcelo Doneli 📄HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE SÃO PAULO: O CENTRO ESPECÍFICO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO MAGISTÉRIO (CEFAM – 1988/2005) Prof. Dr. Ademilson Batista Paes
Sônia Mara Pereira de Souza Ribeiro📄VOZES DE EGRESAS NEGRAS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE PARANAÍBA (MS)Prof. Dr. Ademilson Batista Paes
Stephani Vicentini Andrade📄O QUE ENSINA A ESCOLA DA VIDA?: um estudo sobre mídias digitais e discursos sobre educação emocionalProfa. Dra. Juliana do Prado
Diego Pereira da Silva📄DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORAS NA CARREIRA UNIVERSITÁRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) (1994-2020)Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti 
Luzicréia do Carmo Oliveira Souza📄O CONTO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGESA DO 9º ANO “PORTUGUÊS LINGUAGENS”Prof. Dr. José Antonio de Souza
José Renato Sessino Toledo Barbosa📄OS SENTIDOS DO CONCEITO DE ÉTICA NO LIVRO FILOSOFANDO E NOS CADERNOS DE FILOSOFIA DO ESTADO DE SÃO PAULOProf. Dr. José Antonio de Souza
Vania Liziê da Silva Lima📄AS INTERVENIÊNCIAS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CONFORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORAProfa. Dra. Milka Helena Carrilho Slavez
Adriana Cristina Leal Almeida📄O CORPO GENERIFICADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL EM NUANCES DA BNCC, DIRETRIZES ESTADUAIS E PLANEJAMENTOS ESCOLARES EM SELVÍRIA, MSProfa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Vanessa Alves Pereira 📄FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM OLHAR REFLEXIVO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL EM UM COLÉGIO DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MINEIROS-GOProf. Dr. Marcelo Máximo Purificação
Thauane Cristine Branquinho Pereira📄A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA-MS: POLÍTICAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIALProf. Dr. Reginaldo Peixoto
Raissa Nunes Pinto📄AS CONTRIBUIÇÕES DE PAGINAS INFANTIS DE PRESCILIANA DUARTE DE ALMEIDA PARA A PRODUÇÃO DE E SOBRE LITERATURA INFANTIL NO BRASIL (INÍCIO DO SÉCULO XX)Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti 
Dissertações defendidas em 2022

 

 Autor(a)Título Orientador(a)
Alessandra Muller da Silva Freitas📄O DISCURSO DO ALUNO ADOLESCENTE SOBRE A DISCIPLINARIZAÇÃO: INDÍCIOS DE EXCLUSÃO E RESISTÊNCIAProfa. Dra. Silvane Aparecida de Freitas
Fabiana Lucia de Souza 📄AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: A EXPERIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL Profa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Edinaldo da Silva Nascimento📄A EXTENSÃO COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA: Semana da Consciência Negra do IFMS Campus Três Lagoas Profa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Daniela Cristina Gomes Souto📄A Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise da concepção teórico-metodológica presente na BNCCProfa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Denise Moreira Neves📄CURRÍCULO E O GÊNERO NOS PROJETOS POLÍTICOPEDAGÓGICOS DE ESCOLAS PERTENCENTES À REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA – MSProfa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães
Flavia Eduardo Carraro📄O CAPITAL CULTURAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTILProfa. Dra. Milka Helena Carrilho Slavez 
Patricia Cardoso Medeiros de Castro 📄RESSOCIALIZAÇÃO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI POR MEIO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: uma análise do modelo aplicado na UNEI – Unidade Educacional de Internação de Campo Grande/MS Prof. Dr. Carlos Eduardo França 
Suzana Ferreira Silva 📄EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICAProf. Dr. Thiago Donda Rodrigues
Simone Barreto Rezende 📄A ESCOLA NA PRISÃO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO PRISIONAL NA RESSOCIALIZAÇÃO DO CUSTODIADO NA PENITENCIÁRIA DE SEGURANÇA MÉDIA DE TRÊS LAGOAS - MS Prof. Dr. Carlos Eduardo França
Gretell Angelica Alcalde Mosqueira📄O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE UM PROJETO DIDÁTICO FORMATIVO: a experiência da UEMS/ParanaíbaProf. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Cristiane Mara de Souza📄A INTERSECCIONALIDADE MULHER/NEGRA: REPRESENTAÇÕES EMERGENTES DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESAProf. Dr. José Antonio de Souza
Joselia Aparecida Pires Vicente📄MÃES-PROFESSORAS DO INSTITUTO FEDERAL DE TRÊS LAGOAS, MS: (RE) EXISTÊNCIAS EM MEIOS ACADÊMICOS PREPONDERANTEMENTE MASCULINOS Profa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Aline Alves Machado📄“NÃO PRECISO SER UMA PRINCESA”: representações fílmicas do gênero feminino na Walt DisneyProfa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Olinda Rodrigues Magalhães 📄A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS NO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA E CIDADES CIRCUNVIZINHAS: representações e identidadesProf. Dr. Reginaldo Peixoto
Carlos Roberto Waidemam 📄ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO CRUZEIRO DO SUL: ASPECTOS DA CULTURA ESCOLAR NA CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM VOTUPORANGA-SP (1948-1966)Prof. Dr. Ademilson Batista Paes
Suelem Ferreira dos Santos📄RELAÇÕES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE JOVENS E ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MSProf. Dr. Diogo da Silva Roiz
Ana Paula dos Santos Prado📄APROPRIAÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E AS INTERCONEXÕES COM A CONSCIÊNCIA HISTÓRICAProfa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Dissertações defendidas em 2021

 

 Autor(a)Título Orientador(a)
Rafael Nunes Rosa📄AS CONCEPÇÕES DE TRABALHO EM MARX E DURKHEIM: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO SOCIOLOGIA HOJE (PNLD 2015-2017)Prof. Dr. Carlos Eduardo França
Renato Amorim📄OS USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PARANAÍBA/MSProf. Dr. Carlos Eduardo França
Hebe Neiva dos Santos📄ESCOLA E VIOLÊNCIA: trajetória, olhares, silenciamento e violação ao direito de aprender dos alunos escolarizados, mas não alfabetizadosProf. Dr. Elson Luiz de Araújo
Murilo Cezar de Carvalho Pereira📄HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRÊS LAGOAS – MSProf. Dr. Ademilson Batista Paes
Sueli do Nascimento📄HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E AS LINGUAGENS CULTURAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E ENGENHARIA CIVILProf. Dr. Diogo da Silva Roiz
Adriano Rogério Cardoso📄REPRESENTAÇÕES DA SEXUALIDADE E DOS GÊNEROS ATRAVÉS DOS GRAFITOS EM UMA AMBIÊNCIA ESCOLARProfa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Naubia de Souza Machado📄O DISCURSO DO JOVEM ALUNO DA EJA SOBRE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃOProfa. Dra. Silvane Aparecida de Freitas
Willian dos Santos Bonfim📄CONTRIBUTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICAProfa. Dra. Andreia Nunes Militão
Decio Julio Vicentin Braga📄PERSISTÊNCIA DO RACISMO NAS ESCOLAS E OS DESAFIOS PARA SUA SUPERAÇÃOProfa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Danillo Macedo Gonçalves Vitorino da Costa📄“É MENINO HOMEM OU MENINA MULHER?”: ABORDAGENS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO Profa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Maria Lucia Alves Teixeira Silva📄DESAFIOS EMERGENTES: A BNCC E A REORIENTAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE HISTÓRIA, DA CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA NOS ESTADOS DE GOIÁS E MATO GROSSO DO SULProf. Dr. Diogo da Silva Roiz
Vivien dos Santos Carneiro Lopes📄(DES) CAMINHOS PARA O ENSINO DA LITERATURA E PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO PELO VIÉS DA BNCCProf. Dr. Lucilo Antonio Rodrigues
Ruth Borges Rilko📄O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS EM LIBERDADE CONDICIONAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE QUIRINÓPOLIS-GOProf. Dr. Thiago Donda Rodrigues
Daniele Spadotto Sperandio📄SOBRE LEITORES E NAVEGADORES: O COMPORTAMENTO DE LEITORES NATIVOS DIGITAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP), CAMPUS VOTUPORANGA (2017-2019)Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti 
Julice de Souza Farias📄O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – CAMPUS DE TRÊS LAGOASProfa. Dra. Andreia Nunes Militão
Aminadabile Westpal Fadil 📄CAPITAL CULTURAL E A RELAÇÃO COM SITES DE MUSEUS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA DA UEMS/PARANAÍBAProfa. Dra. Milka Helena Carrilho Slavez
Dissertações defendidas em 2020

 

 Autor(a)Título Orientador(a)
Adimara Aparecida Martins de Souza📄CURRÍCULO E GÊNERO: UM ESTUDO DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULOProfa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães
Edimilson Cardoso da Cruz📄TRAVESTIS E TRANSSEXUAIS NO MERCADO DO SEXO EM TRÊS LAGOAS/MSProfa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Rosa Emilia Souza da Silva Soares 📄A PROPOSTA SOCIOLÓGICA DE FLORESTAN FERNANDES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS INCIDÊNCIAS NO LIVRO DIDÁTICO SOCIOLOGIA HOJEProf. Dr. Carlos Eduardo França 
Laura de Cássia Ribeiro de Lima📄ESCRITAS DE SI E FORMAÇÕES IDENTITÁRIAS DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA REDE MUNICIPAL DE ANDRADINA: DILEMAS E DESAFIOSProfa. Dra. Silvane Aparecida de Freitas
Sirlei Aparecida de Fátima Zambon Oliveira📄JOVENS EM CONFLITO COM A LEI: A EDUCAÇÃO COMO MEDIDA SOCIOEDUCATIVA AOS ALUNOS EM LIBERDADE ASSISTIDA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DA CIDADE DE JALES - SPProf. Dr. Carlos Eduardo França
Arlindo Alves da Costa📄O processo de construção da identidade de professores atuantes no instituto federal de educaçãoProfa. Dra. Milka Helena Carrilho Slavez
Luci Panucci📄Imigração japonesa e alfabetização de crianças na história de vida da professora Anna Michi Ono (Pereira Barreto/SP. 1957-1967)Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti 
Valnice Ferreira de Lima Costa📄LEITURA LITERÁRIA E A FORMAÇÃO DO LEITOR: OS "CONTOS DE MISTÉRIO" NO MATERIAL DIDÁTICO DE PROGRAMA "LER E ESCREVER"Prof. Dr. José Antonio de Souza
Luana Aparecida Martins de Souza📄A mediação do professor de Arte na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista Profa. Dra. Doracina Aparecida de Castro Araújo
Anselmo Silva Socorro📄Trajetórias e Sentidos Atribuídos à Experiência Escolar no Ensino Médio Integrado: uma análise de narrativas de jovens do IFMS/CoximProfa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Dayene Martins Morais Silva📄OPSINIE SWIATA: A POSSIBILIDADE DE PARÓDIA DO PASTICHE ENQUANTO TÉCNICA NARRATIVA CONTEMPORÂNEAProf. Dr. Lucilo Antonio Rodrigues
Aline Thais dos Santos Nascimento📄CIDADANIA E CIVISMO NA REVISTA DOCUMENTA (1962-1969) Prof. Dr. Diogo da Silva Roiz
Danielle de Jesus Lobato Uchôas📄DOCÊNCIA E GÊNERO NA ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO À LUZ DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICOProfa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães
Daniela Aparecida da Silva Sales📄FRANCISCANAS DE SIESSEN EM PARANAÍBA (MS): EDUCAÇÃO E MEMÓRIASProf. Dr. Ademilson Batista Paes
Radams Capeleti📄A LITERATURA INFANTIL EM SUPORTES DIGITAIS: A COLEÇÃO “KIDSBOOK” E O LIVRO DIGITAL “A MENINA DAS ESTRELAS”Prof. Dr. José Antonio de Souza
Tony Robson Séglia Gouvea📄OS TEXTOS DRAMÁTICOS NO LIVRO DIDÁTICO “PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO: DIÁLOGO, REFLEXÃO E USO” Prof. Dr. José Antonio de Souza
Lucio Flavio Oliveira da Silva📄CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma perspectiva Histórico CulturalProfa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Isvia Silva Gomes📄A EDUCAÇÃO DA MULHER EM ALVORADA: REVISTA DA MULHER PRESBITERIANA INDEPENDENTE (1968-1978)Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Alana de Oliveira Barbosa 📄MAPEAMENTO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A MISSÃO SALESIANA EM MATO GROSSO/MATO GROSSO DO SUL XIX A XXIProf. Dr. Ademilson Batista Paes
Marlene Nunes Amancio 📄MAPEAMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASSILÂNDIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICASProf. Dr. Thiago Donda Rodrigues 
Suzanna Neves Ferreira📄O LADO DE CÁ E O LADO DE LÁ: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO INICIAL ATRAVÉS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIOProfa. Dra. Andreia Nunes Militão
Neuza Inacio da Silva📄O FORMADOR DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: EXERCÍCIO PROFISSIONAL A PARTIR DA IDENTIDADE DOCENTE Profa. Dra. Milka Helena Carrilho Slavez
Luan Angelino Ferreira📄O Gênero da Pedagogia e a atuação de pedagogos homens na educação infantil na microrregião de Andradina/SPProfa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Aguinaldo da Silva Santos 📄INTERFACES DO DISCURSO DE VIOLÊNCIA EM LIVROS ATAS ESCOLARESProfa. Dra. Silvane Aparecida de Freitas
Nathália Fernanda Veloso dos Santos📄MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICOCULTURAL NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTEProfa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Welton Rodrigues de Souza📄A ATUAÇÃO DE PROFESSORES/AS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA Profa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Paula Lemos de Paula📄A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SULProfa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Josiane Cristina Dourado Passera 📄PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): HABILIDADES E POTENCIALIDADES Profa. Dra. Doracina Aparecida de Castro Araújo
Jefferson Lack da Silva 📄Inclusão – revista da Educação Especial (2005-2011) e a alfabetização em língua portuguesa de pessoas com deficiênciaProfa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Dissertações defendidas em 2019

 

 Autor(a)Título Orientador(a)
Airta Platero de Souza Cabreira📄O USO DAS CENAS FÍLMICAS: DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 10.639/03 NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ADENOCRE ALEXANDRE DE MORAIS NO MUNICÍPIO DE COSTA RICA/MSProf. Dr. Diogo da Silva Roiz 
Patrícia Paes Leme Alberto Oliveira Silva📄O USO DE FILMES NAS AULAS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHOProf. Dr. Diogo da Silva Roiz 
Patrícia Féboli📄ANÁLISE CURRICULAR DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTASProfa. Dra. Andreia Nunes Militão
Paulo Cezar Pardim de Sousa📄O ENSINO DA MÚSICA NA PERSPECTIVA DA LEI 11.769/2008: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL COMENDADOR HIRAYUKI ENOMOTO, DE PEREIRA BARRETO/ SP Profa. Dra. Renata Lourenço
Thaienn Paes Leme Alberto📄A EXPANSÃO, DEMOCRATIZAÇÃO E INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IMPACTOS DOS PROGRAMAS EXPANSIONISTAS NA UFU (2003 a 2012)Profa. Dra. Renata Lourenço
Lais Tosta Mendes de Freitas📄TRABALHADORAS LÉSBICAS EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES: HISTÓRIAS DE VIDA NO LESTE DE MATO GROSSO DO SULProf. Dr. Ademilson Batista Paes
Maria Carla Nunes Santos📄"Nossa cê é a margem de erro do curso": Relações de gênero no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Três Lagoas (2015-2017) Profa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Joana Dark Izaias Ramos📄Disciplina Inglês no Estado de São Paulo (2007 - 2010): um estudo de documentos curricularesProfa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Ariane Cristina Xavier📄Do presbitério ao terreiro: infância, escolarização, docência e religiosidade no Noroeste PaulistaProf. Dr. Ademilson Batista Paes
André Prevital de Souza 📄A PRÁTICA DA CAPOEIRA COMO COMPONENTE DA CULTURA AFRO BRASILEIRA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA ESCOLA PÚBLICA EM ILHA SOLTEIRA/SPProfa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Adriana Barbosa Oliveira Marrega📄O PLANEJAMENTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: considerações a partir da atividade de estudo Profa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Crisleine da Silva Crispin📄TRABALHO DOCENTE READAPTADO: implicações ao desenvolvimento da consciência à luz da Psicologia Histórico-CulturalProfa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Welcianne Iris de Queiroz📄INTERSECÇÕES ENTRE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA: um estudo das instituições públicas de Goiás e Mato Grosso do SulProfa. Dra. Andreia Nunes Militão
Lucas Rodrigues Oliveira📄ENEM, LIVRO DIDÁTICO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: A QUESTÃO DA LITERATURAProf. Dr. José Antonio de Souza
Willianice Soares Maia📄AS MARGENS RUIDOSAS DO SILÊNCIO: A AÇÃO EDUCACIONAL DAS SERVAS DE MARIA REPARADORAS EM XAPURI-ACRE (1928-1975)Prof. Dr. Ademilson Batista Paes
Daniela Ferreira dos Santos📄GÊNERO E CURRÍCULO ESCOLAR: A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE PARANAÍBA/MS, SOB A PERSPECTIVA DA JUSTIÇA CURRICULARProfa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães
Dissertações defendidas em 2018

 

 Autor(a)Título Orientador(a)
André Luís Carolli📄Descontrução de discursos discriminatórios sobre a diversidade de expressão da sexualidade e da identidade de gênero expressos entre alunos e alunas do ensino médioProfa. Dra. Maria José De Jesus Alves Cordeiro
Cristiane Lacerda Bejas📄Educação, Cultura e Artes: Vozes de Estudantes sobre as Relações Étnico-Raciais, Paranaíba, MSProfa. Dra. Léia Teixeira Lacerda
Cláudia Gomes de Oliveira📄VIOLÊNCIA ESCOLAR: reflexões sobre o currículo e o multiculturalismoProf. Dr. Elson Luiz De Araújo
Daniella Cristini Fernandes da Silva📄O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA SOCIALIZAÇÃO DO PROFESSOR INICIANTE NA REDE MUNICIPAL DE ANDRADINA-SPProfa. Dra. Milka Helena Carrilho Slavez
Danilo Pessopane de Almeida📄LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO ENSINO SUPERIOR: dificuldades, desafios e possibilidades de um discente com surdezProfa. Dra. Doracina Aparecida De Castro Araújo
Deine Esly Iglesias Junqueira Hernandes📄A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA/SPProfa. Dra. Maria Helena Bimbatti Moreira
Dyemison Phabulo Cavalcante de Pintor📄DISCIPLINA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA EM MATO GROSSO DO SUL: DILEMAS QUE A HISTÓRIA PODE EXPLICAR (1971-1997)Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Elidiane de Brito Pagliuca📄Educação e histórias sobre as concepções de infância de velhos(as) chiquitanos(as): modo de aprender, de ser e de viverProfa. Dra. Léia Teixeira Lacerda
Elisângela Ferreira de Andrade📄E SE TODAS AS CRIANÇAS PUDESSEM BRINCAR? A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃOProfa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Fabiana de Pieri📄MEMÓRIAS DE PROFESSORAS TRANSEXUAIS NO LESTE DE MATO GROSSO DO SULProf. Dr. Ademilson Batista Paes
Gabrielly de Almeida Ribeiro📄Tensionamentos entre a alfabetização, letramento e a linguagem no contexto escolar da educação de jovens e adultos de Três Lagoas - MSProf. Dr. Fabrício Antônio Deffacci
Jaqueline Freitas Azevedo📄Da maternagem aos bancos escolares: desafios da permanência de mulheres/mães na EJAProfa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Jorge Fábio Godóes Pereira📄OS EFEITOS DE SENTIDO DO TRÂNSITO NA VIDA URBANA: uma análise discursivaProfa. Dra. Silvane Aparecida De Freitas
Júlio César Bombonatti📄PORTUGUÊS ATRAVÉS DE TEXTOS DE MAGDA BECKER SOARES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASILProfa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Laurenice de Fátima Coutinho de Carvalho📄PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO PROPOSTA DIDÁTICA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: reflexões à luz da Psicologia Histórico CulturalProfa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Marcelo Alves Silva📄A LITERATURA DE EXPRESSÃO AFRICANA PRESENTE EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOProf. Dr. José Antônio De Souza
Orico dos Santos Balta📄Oportunidade versus evasão no ensino médio integrado na perspectiva dos estudantesProfa. Dra. Renata Lourenço
Paola Barbosa Dias📄CARTOGRAFIAS DA COR: LINHAS E TONS NA AUTOIDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS DO 9ª ANO DA ESCOLA MUNICIPAL AMIN JOSÉ NO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA-MSProf. Dr. Diogo Da Silva Roiz
Patrícia Bispo de Araújo📄A ARTICULAÇÃO ENTRE O TRABALHO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O REALIZADO NA SALA COMUM: a realidade do sistema municipal de educação de Araçatuba/SPProfa. Dra.Maria José De Jesus Alves Cordeiro
Paulo Rogerio Ferrarezi📄LITERATURA E ENSINO: TEXTO VERBAL E IMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE ENSINO MÉDIOProf. Dr. José Antônio De Souza
Priscila Aparecida Silva Cruz📄FALOCENTRISMO, CURRÍCULO E PODER: Análise do Currículo do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do SulProfa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães
Rosimeire Farinelli📄Dificuldades de Aprendizagem/Transtornos de Aprendizagem na Alfabetização no Município de Paranaíba-MSProfa. Dra. Milka Helena Carrilho Slavez
Samara Rodrigues da Cruz📄ALUNOS COM SURDEZ EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCACIONAIS: um olhar para o bulliyng e preconceitoProfa. Dra. Doracina Aparecida De Castro Araújo
Tamar Naline Shumiski📄ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO NA DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JALES (2002-2012)Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Thiago Pereira dos Santos📄CORPO, SEXUALIDADE E RESISTÊNCIAS: o contraste entre as propostas dos projetos denominados "Escola sem partido" e as perspectivas focaultianasProf. Dr. Carlos Eduardo França
Dissertações defendidas da Turma 2015

 

 Autor(a)Título Orientador(a)
Ana Maria Franco Pereira📄IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO (2001-2013): UMA POLÍTICA PÚBLICA DE SUPERAÇÃO AO FRACASSO ESCOLAR?Profa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães
Camila Gonçalves da Costa 📄Ensino de Literatura na Escola Estadual José Ferreira da Costa - Costa Rica, MSProfa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Cátia Soares Madaleno Menezes📄FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES INICIANTES EXPRESSA POR SUAS NARRATIVASProfa. Dra. Eliane Greice Davanço Nogueira
Celso Ricardo Ribeiro de Aguiar📄O DISCURSO DO E SOBRE O IDOSO: CIDADANIA E INCLUSÃO EDUCACIONALProfa. Dra. Silvane Aparecida de Freitas
Clarice Karen de Jesus 📄A INCLUSÃO E A ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BRASILÂNDIA-MS: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVASProfa. Dra. Celi Corrêa Neves
Eduardo Vasconcelos da Silva📄AS FACES E AS MÁSCARAS DO RACISMO: AS VOZES DOS PROFESSORES DE ILHA SOLTEIRA, SPProfa. Dra. Léia Teixeira Lacerda
Fabrícia Pereira Stein Jubrica 📄FILHOS DE LÁZARO: MEMÓRIAS DE INTERNOS DO EDUCANDÁRIO GETÚLIO VARGAS (DÉCADA DE 70)Prof. Dr. Ademilson Batista Paes
Gil Peixinho Piva 📄DA LITERATURA AO CINEMA: o processo de adaptação e suas nuances a partir de uma leitura de A Single ManProf. Dr. José Antônio De Souza
Gisele Aparecida Ribeiro Sanches📄Biblioteca Escolar e mediação da leitura literária: uma proposta de atividade de leitura com estudantes do ensino fundamental em Paranaíba/MSProf. Dr. José Antônio De Souza
Jéssica Franco Santos📄AS REPRESENTAÇÕES DOS NEGROS E NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULOProfa. Dra. Maria José De Jesus Alves Cordeiro
Jimmy Pierri 📄A CONCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA PROPOSTA EDUCACIONAL DO HAITI: análise à partir do enfoque histórico-culturalProfa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Júlia Carolina da Costa Santos📄O PAPEL DAS EMOÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR EM SEUS PRIMEIROS ANOS DE ATUAÇÃOProfa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana
Kamila Gusatti Dias📄EDUCAÇÃO PRESBETERIANA EM JATAÍ (GO): o Instituto Samuel Graham (1942-1971)Prof. Dr. Ademilson Batista Paes
Laíse Ataídes Ribeiro  📄ACADÊMICOS EGRESSOS DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E AS MARCAS DO PROGRAMAProfa. Dra. Eliane Greice Davanço Nogueira
Lidiane Malheiros de Oliveira 📄PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): PROVOCAÇÕES E POSSÍVEIS MUDANÇAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA À PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADORProfa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães
Lívia Arruda Abranches 📄O ESTUDO DA VIOLÊNCIA COMO TEMA TRANSVERSAL: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICAProfa. Dra. Elson Luiz De Araújo
Marcos Antonio Vieira 📄AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA FINANCEIRA E A UEMSProf. Dr. Fabrício Antônio Deffacci
Maria Cristina Leal Freitas 📄OS SIGNIFICADOS DA IDENTIDADE DOCENTE DOS GRADUADOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UEMS/PARANAÍBAProf. Dr. Carlos Eduardo França
Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes Coutinho 📄QUEIXA ESCOLAR E MEDICALIZAÇÃO: as funções do diagnóstico para professores dos anos iniciais do ensino fundamentalProfa. Dra. Doracina Aparecida De Castro Araújo
Mônica Rodrigues Suminami 📄Apatias e Vicissitudes: A problemática do Gênero em "As Irmâs Makioka" de Junichiro TanizakiProfa. Dra. Tânia Regina Zimmermann
Suely Carneiro Mascarenhas 📄PEÃO, REI OU RAINHA: histórias de vida de estudantes em vulnerabilidade social, Campo Grande, Mato Grosso do SulProfa. Dra. Léia Teixeira Lacerda
Susy dos Santos Pereira 📄A produção científica da linha de pesquisa educação e violência: contributos do OBEDUC - Paranaíba / MSProf. Dr. Carlos Eduardo França
Thaís Regina Miranda Martins📄SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS), UNIDADE PARANAÍBAProfa. Dra. Milka Helena Carrilho Slavez
Valdirene Rosa do Nascimento Hora Estevam 📄REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO: uma anállise discursivaProfa. Dra. Silvane Aparecida de Freitas
Wansley Ferreira de Freitas 📄UM ESTUDO ETNOGRÁFICO HISTÓRICO-CULTURAL DAS PRÁTICAS DIALÓGICAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA (2014-2015)Prof. Dr. Renata Lourenço
Dissertações defendidas da Turma 2014

 

 Autor(a)Título Orientador(a)
Adriana de Oliveira Hansen 📄Educação e sociabilidade a partir do projeto um computador por aluno (UCA)Prof. Dr. Fabrício Antonio Deffacci
Alessandro Brandete📄O programa escola da família: integração escola-comunidade na minimização da violência em meio escolarProf. Dr. Elson Luiz de Araujo
Aline Franciele Martins de Oliveira📄A disciplina literatura infantil na formação do magistério na EEPSG Prefeito José Ribeiro (Pranapuã/SP. Anos 1980): nem didático nem literário, lúdicoProfa. DraEstela Natalina Mantovani Bertoletti
Carlos Alberto Lopes Filho📄A formação pedagógica do professor de educação física: uma visão da teoria histórico-culturalProfa. DraMaria Silvia Rosa Santana
Edinéia da Silva Freitas📄Deficiência visual: revelações dos autores da área da educação sobre família e escola na plataforma Scielo BrasilProfa. DraDoracina Aparecida de Castro Araujo
Fernando Guimarães Oliveira Da Silva📄Vozes (des)veladas... Memórias de homossexuais sobre práticas escolaresProf. Dr José Antonio de Souza
Gilmar Ribeiro Pereira📄A diversidade cultural e o currículo escolar: a ressignificação das relações ético-raciais na escola joão dantas filgueirasProfa. DraMaria José de Jesus Alves Cordeiro
Júnior Tomáz de Souza📄Violências de gênero mediante percepções de estudantes do ensino médio de uma escola pública em Paranaíba/MSProfa. DraMaria José de Jesus Alves Cordeiro
Larissa Martins Costa📄A trajetória de Wilma Rodrigues de Souza: a formação e identidade de uma professora negra no Sul de Mato GrossoProf. Dr. Ademilson Batista Paes
Leandro Batista de Castro📄Gênero, diversidade sexual e educação: considerações de professores da educação básica no município de Paranaíba – MSProfa. Dra. Maria Helena Bimbatti Moreira
Maria Amélia Alves Mendes de Souza📄Trajetórias e percursos escolares de alunos com deficiência intelectualProfa. Dra. Celi Corrêa Neres
Nathália Sayuri Yamada📄Educação inclusiva e representação social: os desafios subjetivos para a realização do processo de ensino-aprendizagem e de sociabilidade dos alunos com deficiênciaProf. Dr. Carlos Eduardo França
Nelson Vieira Torres📄A redução da indisciplina e violência escolar: um olhar a partir da prática da educação na escola – limites e possibilidadesProf. Dr. Elson Luiz de Araujo
Noely Costa Dias Garcia📄Do curso normal ao magistério: o curso normal de Paranaíba/MT (1967-1975)Profa. DraMilka Helena Carrilho Slavez
Radaí Cleria Felipe Gonçalves📄O silêncio eloquente: a gênese do imperial instituto de surdos-mudos (1856-1896)Prof. Dr. Ademilson Batista Paes
Raquel Marques Ribeiro dos Santos📄Deficiência e preconceito no espaço escolar: tensões e intençõesProfa. DraDoracina Aparecida de Castro Araujo
Renata de Sampaio Valadão📄Alfabetização e memória: reminiscências de professoras alfabetizadoras do noroeste paulistaProfa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Rosimar Pires Alves📄Biblioteca escolar das escolas reunidas SANT’ANNA do Paranahyba/MT (1936-1945): contribuições para o estudo de sua históriaProfa. DraEstela Natalina Mantovani Bertoletti
Sílvia Cristina do Amaral Almeida📄Representações sobre língua (GEM): discurso do professor de Língua PortuguesaProfa. DraSilvane Aparecida de Freitas
Tairê Mirela Santos Franzini📄Projeto jovem de futuro: políticas públicas educacionais voltadas à qualidade de ensino médio?Profa. DraLucélia Tavares Guimarães
Dissertações defendidas da Turma 2013

 

 Autor(a)Título Orientador(a)
Amanda Carolina Martins de Oliveira Carvalho📄Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: o atendimento educacional especializado em Ilha Solteira - SPProfa. Dra. Celi Corrêa Neres
Cleyde Nunes Pereira de Carvalho📄O ensino de Ciências e a educação em saúde na escolarização dos Enawene Nawe No Ceja alternativo de Juina, Mato Grosso, BrasilProfa. Dra. Léia Teixeira Lacerda
Danilo Morais Lima📄História do ensino da Língua Portuguesa na formação de normalistas do instituto Nossa Senhora da Piedade  (1953-1969)Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Dirlaine Beatriz França de Souza📄Desenvolvimento profissional docente no contexto do CEFAM: reflexos de trajetórias formativas e inserção profissional de alunas egressas (1992-2005)Profa. Dra. Eliane Greice Davanço Nogueira
Elaine Cristina Luiz📄Os compêndios de Cristiano Benedito Ottoni e José Adelino Serrasqueiro para o ensino de álgebra no colégio Pedro II (1856-1928)Profa. Dra. Samira Saad Pulchério Lancillotti
Emerson André de Godoy📄Sexualidade e currículo: a educação sexual no currículo  oficial do estado de São Paulo para o Ensino MédioProfa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Gilberto Abreu de Oliveira📄A trajetória da normalista Maria Constança Barros Machado no Sul de Mato Grosso (1913-1966)Prof. Dr. Ademilson Batista Paes
Joana D´Arc Moreira Alves📄Relação de gênero e sexualidade: narrativas de professoras e de crianças de uma escola pública de tempo integral, GoiásProfa. Dra. Leia Teixeira Lacerda
Joaquim Carlos Klein de Alencar📄A avaliação da aprendizagem no curso de direito: olhares docentes e discentesProfa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Kátia Cristina Martins📄Educação Especial: legislação, produção intelectual e formação docenteProfa. Dra. Doracina Aparecida de Castro Araujo
Kênia Guimarães Furquim Camargo📄Educação católica e presença dominicana em Goiás (GO): a cultura escolar no Colégio Sant´Anna (1940-1960)Prof. Dr Ademilson Batista Paes
Leandra Salustiana da Silva Oliveira📄A educação prisional: um estudo do processo educativo dos presos do regime semiabertoProf. Dr Elson Luiz de Araújo
Lucineia Silva de Freitas📄Educação do campo em Paranaíba/MS: reflexões sobre leitura e letramento na provinha BrasilProf. Dr José Antonio de Souza
Renato Barbosa Queiroz📄O manual Didático de história nas escolas prisionais de Mato Grosso do SulProfa. Dra. Carla Villamaina Centeno
Rodrigo de Oliveira Medeiros📄O projeto político-pedagógico do curso de Direito da UEMS/Paranaíba, sob o influxo das novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino do direito (1994-2005)Profa. Dra. Samira Saad Pulchério Lancillotti
Sheyla Cristina Araujo Matoso Silva📄Inclusão de crianças surdas na educação infantil: entre a intencionalidade e a realidade revelada na pesquisaProfa. Dra. Celi Corrêa Neres
Silvana Cosmo Dias📄A formação identitária do sujeito idoso: memória e letramentoProfa. Dra. Silvane Aparecida de Freitas
Simone Silveira dos Santos📄O pedagogo e os espaços educativos não formais: um estudo exploratório nas organizações não governamentais (ONGs) de Paranaíba-MSProfa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães
Wagner Silvestre de Oliveira Albiol Garcia📄Políticas públicas para a educação infantil na cidade de Chapadão do Sul: estudo de caso do Programa ProinfânciaProfa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães
Wilciene Nunes do Vale📄Concepções acerca de letramento e formação docente: um olhar sobre o projeto político pedagógico do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMSProf. Dr. José Antonio de Souza
Dissertações defendidas da Turma 2012

 

 Autor(a)Título Orientador(a)
Aires David de Lima📄Negros cotistas no curso de Direito UEMS: dificuldades:  e conquistas da turma de 2008 Profa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro 
Eislher Alves Ferreira Neves 📄No labirinto das raízes: história do ensino de literatura em Mato Grosso do Sul Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti 
Eliane Maria da Silva📄Educação, memória e sexualidade: narrativas dos professores e profissionais de saúde sobre a educação sexual e a formação docenteProfa. Dra. Léia Teixeira Lacerda 
Errivaine Aparecida Ferreira Gomes📄Centro de apoio pedagógico especializado: intenções, ações e resultados para a inclusão escolar de alunos com deficiência na região de Jales-SPProfa. Dra. Doracina Aparecida de Castro Araujo
 
Fernanda Peres Soratto📄A formação do professor do curso de direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Paranaíba e a análise de seu conhecimento docenteProfa. Dra. Eliane Greice Davanço Nogueira
Giovani Ferreira Bezerra📄Enquanto não brotam as flores vivas: crítica à pedagogia da inclusãoProfa. Dra. Doracina Aparecida de Castro Araujo
Jémerson Quirino de Almeida📄O ensino de história da idade média: dos compêndios aos cadernos do estado de São PauloProfa. Dra. Carla Villamaina Centeno
Jocilene Cristina da Silva📄Navegando em modos de ser e fazer professor alfabetizador: saberes necessários Profa. Dra. Eliane Greice Davanço Nogueira
Juliana Bernardi Petek📄O Proinfantil em Mato Grosso do Sul: uma análise do material dirigido ao ensino de identidade, sociedade e culturaProfa. Dra. Carla Villamaina Centeno
Juliane Pivetta Ferro📄Violência escolar em foco: percepções e encaminhamentos dos professores e gestoresProf. Dr. Elson Luiz de Araujo
Michele Reiko Miagusko De Oliveira Beloto📄A formação em um curso de pedagogia a distância:   organização do trabalho didático e inclusão escolarProfa. Dra. Celi Corrêa Neres
Patrícia Cristina Amorim de Carvalho📄O professor mediador escolar e comunitário: desafios à violência escolarProf. Dr. Elson Luiz de Araujo
Rosangela Sueli Bruno📄Ensino da leitura e da escrita na educação infantil em Paranaíba/MS (1989-2006): práticas de alfabetização ou de letramento?Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Rúbia Aparecida Rodrigues Leal📄Memórias de leitura: narrativas de leitores escolarizadosProfa. Dra. Silvane Aparecida de Freitas
Suelen Dos Santos Andreu📄O texto propagandístico e as representações de mulheresProfa. Dra. Silvane Aparecida de Freitas
Dissertações defendidas da Turma 2011

 

Solicitações ou outras informações envie um e-mail para pgedu@uems.br ou entre em contato por telefone/WhatsApp no (67) 3503-1006 - Secretaria acadêmica do PGEDU - Paranaíba.