Linhas de Pesquisa

Projeto Pedagógico - 2022

Linha 1: Currículo, Formação de Professores e Diversidades

Esta linha de pesquisa articula estudos e pesquisas no campo do currículo, da formação docente e das diversidades, com discussões sobre teorias e práticas educacionais em diferentes áreas do conhecimento e diferentes espaços educativos. A pesquisa, o ensino e a extensão se entrelaçam em trabalhos de diferentes temáticas voltados para os aspectos cognitivos, psicológicos, políticos, sociais, culturais e históricos da educação; a formação docente inicial e continuada na Educação Básica e no Ensino Superior em diferentes áreas do conhecimento; o currículo; as questões sobre diversidades e inclusão/exclusão de gênero, raça e classe, sexualidade, etnia, educação especial e outros demarcadores das diferenças em  espaços escolares e não escolares; as concepções de desenvolvimento humano que afetam o processo de ensino e aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar. Os estudos e as pesquisas desta linha são norteados por diferentes abordagens e métodos em que os pesquisadores mantêm diálogo constante, por meio dos grupos de estudos e pesquisas, das produções intelectuais, dos projetos e da docência.

Docentes: Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Lucélia Tavares Guimarães, Marcelo Máximo Purificação, Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Maria Silvia Rosa Santana, Reginaldo Peixoto e Thiago Donda Rodrigues.

Linha 2: História, Sociedade e Educação

A linha enfoca estudos teórico-metodológicos atinentes às relações entre história, sociedade e educação, em investigações sobre formação e profissão docente; instituições escolares e não-escolares; disciplinas escolares e currículo; saberes, prescrições, práticas e processos educativos; produção, circulação e apropriação de ideias e modelos educativos. Além disso, visualiza as dimensões históricas da educação nas quais o olhar do(a) pesquisador(a) leve em consideração as relações de gênero e diversidade, os hábitos de leitura e expressão escrita em seu amplo aspecto sociocultural e político, de modo a enfocar e interpretar a interculturalidade presente tanto nas sociedades, quanto nas questões educacionais. Também dá atenção aos impressos e manuais de ensino; às etapas e aos processos que levam à formação de “consciências históricas”; aos fundamentos da escolarização da infância; ao estudo
da história e cultura indígena, africana e afro-brasileira; e aos processos de resistência e às subjetividades.

Docentes: Ademilson Batista Paes, Diogo da Silva Roiz, Estela Natalina Mantovani Bertoletti e Tânia Regina Zimmermann.

Linha 3: Linguagem, Educação e Cultura

A linha articula-se por pesquisas que contemplam três eixos, a saber: o estudo da linguagem, levando-se em consideração as práticas sociais, as diversas modalidades linguísticas, gêneros discursivos/textuais, as questões sócio discursivas, que abrangem variadas perspectivas de estudos, tais como: alfabetização, letramento e multiletramentos; gêneros textuais e discursivos; estudo de textos literários, literatura infantil e infanto-juvenil, entre outros. A perspectiva cultural efetiva-se com a abordagem sócio-histórica e antropológica de questões relativas ao campo da(s) cultura (s), enfatizando aspectos de identidades, diferenças e desigualdades sociais de gênero, classe social, sexualidade, raça/etnia, entre outros eixos de análise sociológica; memória, representações simbólicas e inserção das diversas formas de mídias e tecnologias de informação e comunicação nas relações sociais em interface das construções de subjetividades contemporâneas. Os primeiros eixos articulam-se em torno da Educação, na medida em que tais perspectivas perpassarão aspectos sociais, culturais, históricos, políticos e filosóficos, além de envolver questões relativas aos processos de ensino e aprendizagem; formação docente; memórias e narrativas de alunos e professores; questões identitárias; cultura e cultura escolar. O aporte teórico trabalhado nesta linha de pesquisa subsidia, também, a realização de trabalhos acadêmicos nos campos da educação não formal, o que possibilita a construção de conhecimentos sobre os saberes construídos pela pluralidade sociocultural para além dos muros das escolas, em espaços e instituições sociais distintas.

Docentes: Carlos Eduardo França, José Antonio de Souza, Juliana do Prado, Lucilo Antonio Rodrigues, Milka Helena Carrilho Slavez, Silvane Aparecida de Freitas.


Projeto Pedagógico - PP 2013 (2014 a 2021)

1. Currículo, formação docente e diversidade

Esta linha de pesquisa articula estudos e pesquisas no campo do currículo, da formação docente e da diversidade, com discussões sobre teorias e práticas educacionais em diferentes áreas do conhecimento e diferentes espaços educativos. A pesquisa, o ensino e a extensão se entrelaçam em trabalhos de diferentes temáticas voltados para os aspectos cognitivos, psicológicos, políticos, sociais, culturais e históricos da educação; a formação docente inicial e continuada na Educação Básica e no Ensino Superior em diferentes áreas do conhecimento; o currículo; as questões sobre diversidade e inclusão de gênero, raça, etnia e educação especial em espaços escolares e não escolares; as violências que afetam o processo de ensino e aprendizagem: violência escolar, doméstica, questões ligadas a disciplina, indisciplina, cultura e poder na escola; educação prisional e violência, entre outros temas. Os estudos e as pesquisas desta linha são norteados por diferentes abordagens e métodos em que os pesquisadores mantêm diálogo constante, por meio dos grupos de estudos e pesquisas, das produções intelectuais, dos projetos e da docência.

Docentes: Andreia Nunes Militão; Doracina Aparecida de Castro Araujo; Eliane Greice Davanço Nogueira; Elson Luiz de Araujo; Leia Teixeira Lacerda; Lucélia Tavares Guimarães; Maria José de Jesus Cordeiro; Maria Silvia Rosa Santana.

2. História, Sociedade e Educação

A Linha enfoca estudos teórico-metodológicos atinentes à história e historiografia da educação, contemplando as relações entre história, sociedade e educação, em investigações sobre formação e profissão docente; instituições escolares e não-escolares; disciplinas escolares e currículo; saberes, prescrições, práticas e processos educativos; produção, circulação e apropriação de ideias e modelos educativos; impressos pedagógicos e manuais de ensino; escolarização da infância; educação indígena; universalização da escola pública; correntes educacionais contemporâneas.

Docentes: Ademilson Batista Paes; Diogo da Silva Roiz; Estela Natalina Mantovani Bertoletti; Leia Teixeira Lacerda; Renata Lourenço; Tânia Regina Zimmermann.

3. Linguagem, Educação e Cultura

A linha articula-se por pesquisas que contemplam três eixos, a saber: o estudo da linguagem, levando-se em consideração as práticas sociais, as diversas modalidades linguísticas, gêneros textuais, as questões sócio-discursivas, que abrangem variadas perspectivas de estudos, tais como: alfabetização, letramento e multiletramentos; gêneros discursivos/textuais; estudo de textos literários, literatura infantil e infanto-juvenil, entre outros. A perspectiva cultural efetiva-se com a abordagem sócio-histórica e antropológica de questões relativas a identidades; cultura(s), memória e representações simbólicas. Os primeiros eixos articulam-se em torno da Educação, na medida em que tais perspectivas perpassarão aspectos sociais, culturais, históricos, políticos e filosóficos, além de envolver questões relativas ao processo ensino/aprendizagem; formação docente; memórias e narrativas de alunos e professores; questões identitárias; cultura e cultura escolar.

Docentes: Carlos Eduardo França; Fabrício Antonio Deffacci; Estela Natalina Mantovani Bertoletti; José Antonio de Souza; Milka Helena Carrilho Slavez; Silvane Aparecida de Freitas.


Projeto Pedagógico - PP 2010 (agosto de 2011 a julho de 2014)

- Linguagem, Literatura, Educação e Sociedade

Esta linha de pesquisa tem por objeto o estudo da ciência da linguagem, com ênfase nos estudos literários, do texto e ensino de línguas, levando-se em consideração as práticas sociais, as diversas modalidades linguísticas, os diversos gêneros textuais, as questões sócio-discursivas que envolvem a linguagem em uso, inclusive a arte e as imagens. Com isso, pretende-se oportunizar a produção do conhecimento na literatura, nos estudos do texto e do discurso, visando enfatizar a sociedade, a educação e os diversos tipos de linguagem enquanto representação dos atores sociais.

- Teorias e Práticas Educacionais

Esta Linha de Pesquisa tem por objeto de estudo a práxis educacional, com interesse para diversas temáticas relacionadas ao processo ensino/aprendizagem, com vistas à problematização das ações realizadas no espaço escolar em relação à produção do discente e sua interação com a prática educacional, tendo como foco central o trabalho coletivo, em diferentes disciplinas curriculares e o aprofundamento dos pressupostos teóricos e das experiências que conduzam o discente a vivenciar e avaliar criticamente a realidade educacional, de modo a construir uma prática democrática e transformadora das relações sociais no contexto escolar.