Trabalho de conclusão de curso é obrigatório para integralização do curso e constitui-se em um trabalho abrangendo atividades de pesquisa ou ensino ou extensão, relacionadas com o curso, cujas orientações serão previstas em normas específicas aprovadas pelo Colegiado de Curso com anuência da Pró-Reitoria de Ensino, nos termos das normas internas vigentes.
Os alunos serão incentivados a participar de grupos de estudos, escolhendo um tema para desenvolver o TCC sob a orientação de um professor da UEMS credenciado pelo Colegiado de Curso. O TCC possibilitará a ampliação dos conhecimentos e objetiva o desenvolvimento de atitudes investigativas frente à ação docente.
Informação Referente a Entrega da Proposta de Trabalho e do TCC
Entrega Pré-Projeto: 27/10/2023
Entrega do TCC: 27/10/2023
Defesa do TCC: De 20/11/2023 a 02/12/2023
DEFESAS DE TCC
Link para anexos de TCC : https://biblioteca.uems.br/
Trabalhos de Conclusão de Curso em Andamento - 2023
Aluno(a) | Título do TCC |
Maria Hissaco Suzuki | A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ESCOLHA DO MELHOR FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO |
Igor Gabirel de Souza Sepulveda | Explorando o potencial educativo do Minecraft no ensino de Proposições Lógicas e Tabela Verdade: uma experiência realizada no PIBID |
Marcos Vinícius Machado Pereira | O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE TRABALHAM COM ALUNOS AUTISTAS. |
Vitória Passos Menezes | Trajetória de Aprendizagem no Ensino da Multiplicação e Divisão Para Alunos Especiais |
Mariléa Rosa Alves | Vozes de Professores de Matemática e o Impacto das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na Educação Básica em Termos de Pandemia (COVID 19) |
Analice Barros de Moraes | Fractais e Autossimilaridade |
Greicieli de Freitas Valença | A decisão de ser Professor de Matemática: o dilema entre o desejo e a desvalorização da profissão docente |
Daniele Stuchi de Lima | A Vida e a Obra de Hipátia de Alexandria |
Luana Gomes dos Santos | Luas Galileanas: Astronomia nas Mídias Sociais |
Emanuele Guedes Delgado | Origami: Investigando Possibilidades para Ensinar Geometria Plana no Ensino Fundamental |
MATHEUS EDUARDO OLIMPIO SABINO | O JOGO DE TABULEIRO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DOS JUROS SIMPLES |
JOSISLAINE FERREIRA CHAVIER | A TORRE DE HANÓI: o estudo do conceito de Progressão Geométrica a partir das experiências no Laboratório de Ensino de Matemática |
MARINA CRISTINA RIBEIRO GOMES | O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PANDEMIA E AS MOVIMENTAÇÕES DO CAMPO DE PESQUISA |
Rian Borsari Saldanha | QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo de caso |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2022
Aluno(a) | Título do TCC |
Leonardo Meira Tomaelo | DINÂMICA DAS FUNÇÕES AFIM E TENDA E SUAS ITERAÇÕES |
Matheus Gonçalves Dias Bartiman de Oliveira | Aplicação da Matemática Financeira em Investimentos |
Paulo Henrique da Silva | Matemática e Música: O Monocórdio de Pitágoras |
Robson Franco dos Santos | O laboratório de Ensino de Matemática: Narrativas de Egressos do Curso de Licenciatura em Matemática |
Matheus Eduardo Olimpio Sabino | O Jogo de Tabuleiro Como Proposta de Ensino de Juros Simples Para Alunos do Ensino Médio |
Vitoria Gabriela de Jesus Silva | Um Levantamento das Dificuldades na Formação em Cálculo Diferencial e Integral I |
Maraisa de Souza Santos | O Jogo " Cartas das Frações " Como Recurso Pedagógico e Inclusivo |
Fernando Egea Ramos | Desafios e Estratégias de Atuação da Docência em Matemática no Contexto da Pandemia |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2021
Aluno(a) | Título do TCC |
Jeneffer Alexia Silva Martins | "DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUANDO QUEM ENSINA OU APRENDE É UM DEFICIENTE VISUAL." |
Larissa Erdmann | “COMPORTAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR FRENTE O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL PARA ALUNOS DEFICIENTES: ESTUDO DE CASO.” |
Carla Priscila Souza Santos | "O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA." |
Geovana Rio Carrasco | “APLICAÇÃO BÁSICA COM O SOFTWARE GEOGEBRA.” |
Marcio de Souza da Paz | “DA PROFISSÃO À GRADUAÇÃO: TEOREMA DE PITÁGORAS NA CONSTRUÇÃO DE TELHADOS.” |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2020
Aluno(a) | Título do TCC |
Ana Katia da Silva Macedo | A RAZÃO ÁUREA NA ARQUITETURA |
Bianca Regina Barbosa Lucas | A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO |
Daiane Gomes da Silva | O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Edson Francisco de Souza | O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Gisele da Silva Akutsu | O USO DO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Mainara das Dores Leite Santos | A RAZÃO ÁUREA NA ARQUITETURA |
Marcus Vinícius da Silva Favaretto | A PRODUÇÃO DE VÍDEO EM TEMPO DE PANDEMIA: UMA ALTERNATIVA SEGUNDO AS IDEIAS DE MORAN |
Mariana Beatriz Silva Othechar | USO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Nayara Cabral da Silva | A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO |
Ricardo Henrique Bueno Machado | A MATEMÁTICA ESCOLAR: PERCURSO HISTÓRICO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM |
Valesca Rebeca Vruck Ferreira Silva | ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO |
Weslei Venícios Pereira Barbosa | ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: METODOLOGIAS TECNOLÓGICAS DE ENSINO NA ERA DIGITAL |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2019
Aluno(a) | Título do TCC |
Carolina Fuso Mendes | A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Wellington Luís de Melo Barros | INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DINÂMICOS DISCRETOS |
Camila Lima Guissoni | A MOBILIZAÇÃO DA TEORIA E CONCEITO EM AÇÃO NUMA INTERVENÇÃO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Sara de Araújo Machado | INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA OFICINA DE ESTATÍSTICA: UMA INTEGRAÇÃO AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Zacarias Acioli | ENSINO DE MATEMÁTICA- CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: TECNOLOGIA |
Vanessa Aparecida Fernandes | A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICA |
Letícia Paula Cirqueira Martins | O MÉTODO DE ENSINO DE VAN-HIELE NA CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO |
Isabela Ribeiro dos Anjos | O ESTUDO DO TEOREMA DE PÍTAGORAS EM UM ENTORNO TECNOLÓGICO |
Emilly Araújo Lima | DO CÁLCULO DE ÁREAS AO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL ATRAVÉS DE ARQUIMEDES, CAVALIERI, PASCAL, FERMAT, NEWTON, LEIBNIZ E RIEMANN. |
Jéssica de Almeida Picinin | A ÉTNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL |
Tuane Pacheco | A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS: UMA INTEGRAÇÃO AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Aloysio Merquiades Ferreira Santos | MATOFOBIA – AVERSÃO À MATEMÁTICA |
Ana Heloisa dos Santos | AS DIFICULDADES NO ENSINO DA DIVISÃO |
Renata Thamara Kovalski Ramalho | ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROJETO ÂNCORA |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2018
Aluno(a) | Título do TCC |
Thiago Cardoso de Almeida | A APLICAÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COMO RECURSO AVALIATIVO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 9° ANO |
Sheila Claudineia Toscan Nardez | PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA COM ENFOQUE NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA |
Letícia Batista dos Santos | LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS PRIMEIROS ANOS DA EDUACAÇÃO BÁSICA |
Elyda kamila Alves de Souza Santos | A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO |
Bruna Fernanda de Santana Sousa Rodrigues | A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
Joilço Alves Pereira | MATEMÁTICA FINANCEIRA E SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO |
Nathalia Mota de Andrade | DIFICULDADES EPISTEMOLÓGICAS DOS NÚMEROS RELATIVOS |
Natália Maria Aguiar Melo | O VÍDEO COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA |
Priscila dos Reis dos Santos | LINGUAGENS DO ENSINO DA MATEMÁTICA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Mayara Cardoso Andrade | O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ALUNOS COM NECESSIDES ESPECIAIS |
Leandro Ferreira da Silva | GEOMETRIA RECURSSIVA NO SUPERLOGO |
Vitor de Souza Lichoti | MINECRAFT COMO ESPAÇO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PUZZLES |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2017.
Aluno(a) | Título do TCC |
Rodrigo Henrique de Oliveira | SOLUÇÕES ELEMENTARES PARA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS |
Anderson José borges claro | “ESTUDO DO TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA E NÚMEROS PRIMOS |
Ednéia Alves de Oliveira | O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) COMO TERCEIRO ESPAÇO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES” |
Eli Fernando Gil Espindola | O COGNITIVISMO DE JEAN PIAGET E SUAS IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO DOS PROFESSOR |
Fernando Juremeira dos Santos | AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Léia Alves de Oliveira | A EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO |
Lucicleide Satira dos Santos | UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÃO- PROBLEMA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS” |
Pedro Henrique Justo dos Santos | TEORIA DOS NÚMEROS ALGÉBRICOS |
Soraya Maria Batista | O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA PARA ALUNOS DO EJA: UM OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO |
Willian Jesus da Silva | FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Luiz Henrique da Silva Santana | DESENVOLVENDO HABILIDADES MATEMÁTICAS COM O SOFTWARE TUX OF MATH COMMAN |
Adenise Martins da Silva Gomes | O RACIOCÍNIO DOS ESTUDANTES DE 6º ANO NA RESOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES ENVOLVENDO AS ESTRUTURAS DE DIVISÃO |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2016
Aluno(a) | Título do TCC |
Adriana Cozim de Oliveira Lima | A GEOMETRIA ESPACIAL E A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO ATRAVÉS DO ORIGAMI |
Alessandra Lima de Moraes Mantovani | ESTUDO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA PLANA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO COM RÉGUA E COMPASSO VIA TEORIA DE VAN-HIELE |
Mayene Silva Reverte | O APRENDIZADO DOS NÚMEROS RACIONAIS: UM ESTUDO TENDO COMO REFERÊNCIA OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS |
Grazieli Santos de Oliveira | TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS DECIMAIS |
Marcos da Rocha Silva
| A IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS NA MATEMÁTICA E NO PENSAMENTO LÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Marisangela Pereira dos Santos | UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE FUNÇÕES DE SEGUNDO GRAU NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
Edson Matsuo Ota | NOÇÕES SOBRE AS TÉCNICAS DE ONDAS ULTRASSÔNICAS APLICADAS À MEDICINA |
Thassiane Calíssia Ravazi Ferreira | A RAZÃO ÁUREA E A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI |
Adenilson de Souza | EQUAÇÕES DIFERENCIAIS |
Anderson Aparecido do Carmo Souza | LOGARITMOS: UM POUCO DE HISTÓRIA, CONCEITOS E DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA |
Aluno(a) | Título do TCC |
Maria Carolina de Oliveira | A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO MEDIADORA DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Carla Cristina de Souza Vieira | O LÚDICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Suélen Silva Simões | A FORMAÇÃO INICIAL E A SALA DE AULA: PERSPECTIVAS PARA UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR SOBRE A ÓTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Thaís Fernanda Gonçalves Pires | A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA: PRESCRIÇÃO E PRÁTICA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR |
Bruna Zaparolli Dalcico Figueiredo dos Santos | A INFLUÊNCIA DO CONTRATO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE COORDENADORES, PROFESSOR E ALUNOS |
Fábio Alves dos Santos | DILEMAS E SABERES: O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O REFLEXO DA LICENCIATURA EM SUA DOCÊNCIA |
Magnum Tiburso Faria | DECIFRANDO PADRÕES DA NATUREZA ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI |
Rafael Nascimento Pereira | O ESTUDO DA CURVA CICLOIDE E DE SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS |
Gleice de Cristo Ravaze | A UTILIZAÇÃO DA SALA DE RECURSOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
José Terêncio Neto | DISCUSSÃO DE SISTEMAS HARMÔNICOS - OSCILADORES HARMÔNICOS ATRAVÉS DA TRANSFORMADA DE LAPLACE |
Jeferson Moreira de Oliveira Araldo | A FÍSICA DAS TEMPESTADES ELETROSTÁTICAS |
Iara Maria Cauz | INCLUSÃO SOCIAL E ACESSIBILIDADE NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
Jorge Jefferson Costa Makino | CÔNICAS: EQUAÇÕES CARTESIANAS, LUGAR GEOMÉTRICO E SEÇÕES CÔNICAS |
Maycon Antonio Perete | INTRODUÇÃO À CRIPTOGRAFIA RSA |