Matemática

Informações:


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Trabalho de conclusão de curso é obrigatório para integralização do curso e constitui-se em um trabalho abrangendo atividades de pesquisa ou ensino ou extensão, relacionadas com o curso, cujas orientações serão previstas em normas específicas aprovadas pelo Colegiado de Curso com anuência da Pró-Reitoria de Ensino, nos termos das normas internas vigentes.

Os alunos serão incentivados a participar de grupos de estudos, escolhendo um tema para desenvolver o TCC sob a orientação de um professor da UEMS credenciado pelo Colegiado de Curso. O TCC possibilitará a ampliação dos conhecimentos e objetiva o desenvolvimento de atitudes investigativas frente à ação docente.
 

 

Informação Referente a Entrega da Proposta de Trabalho e do TCC

Entrega  Pré-Projeto: 27/10/2023

 Entrega do TCC: 27/10/2023

 Defesa do TCC:  De 20/11/2023 a 02/12/2023

DEFESAS DE TCC

 

Link para anexos de TCC : https://biblioteca.uems.br/  

 

Trabalhos de Conclusão de Curso em Andamento - 2023

Aluno(a)Título do TCC
Maria Hissaco SuzukiA IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ESCOLHA DO MELHOR FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
Igor Gabirel de Souza SepulvedaExplorando o potencial educativo do Minecraft no ensino de Proposições Lógicas
e Tabela Verdade: uma experiência realizada no PIBID
Marcos Vinícius Machado PereiraO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE TRABALHAM COM ALUNOS AUTISTAS.
Vitória Passos MenezesTrajetória de Aprendizagem no Ensino da Multiplicação e Divisão Para Alunos Especiais
Mariléa Rosa AlvesVozes de Professores de Matemática e o Impacto das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na Educação Básica em Termos de Pandemia (COVID 19)
Analice Barros de MoraesFractais e Autossimilaridade
Greicieli de Freitas ValençaA decisão de ser Professor de Matemática: o dilema entre o desejo e a desvalorização da profissão docente
Daniele Stuchi de LimaA Vida e a Obra de Hipátia de Alexandria
Luana Gomes dos SantosLuas Galileanas: Astronomia nas Mídias Sociais
Emanuele Guedes DelgadoOrigami: Investigando Possibilidades para Ensinar Geometria Plana no Ensino Fundamental 
MATHEUS EDUARDO OLIMPIO SABINOO JOGO DE TABULEIRO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DOS JUROS SIMPLES
JOSISLAINE FERREIRA CHAVIERA TORRE DE HANÓI: o estudo do conceito de Progressão Geométrica a partir das experiências no Laboratório de Ensino de Matemática
MARINA CRISTINA RIBEIRO GOMESO ENSINO DA MATEMÁTICA NA PANDEMIA E AS MOVIMENTAÇÕES DO CAMPO DE PESQUISA
Rian Borsari SaldanhaQUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo de caso

 

 

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2022

Aluno(a)Título do TCC
Leonardo Meira TomaeloDINÂMICA DAS FUNÇÕES AFIM E TENDA E SUAS ITERAÇÕES 
Matheus Gonçalves Dias Bartiman de OliveiraAplicação da Matemática Financeira em Investimentos
Paulo Henrique da SilvaMatemática e Música: O Monocórdio de Pitágoras
Robson Franco dos SantosO laboratório de Ensino de Matemática: Narrativas de Egressos do Curso de Licenciatura em Matemática
Matheus Eduardo Olimpio SabinoO Jogo de Tabuleiro Como Proposta de Ensino de Juros Simples Para Alunos do Ensino Médio
Vitoria Gabriela de Jesus SilvaUm Levantamento das Dificuldades na Formação em Cálculo Diferencial e Integral I
Maraisa de Souza SantosO Jogo " Cartas das Frações " Como Recurso Pedagógico e Inclusivo
Fernando Egea RamosDesafios e Estratégias de Atuação da Docência em Matemática no Contexto da Pandemia

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2021

Aluno(a)Título do TCC
Jeneffer Alexia Silva Martins"DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUANDO QUEM ENSINA OU APRENDE É UM DEFICIENTE VISUAL."
Larissa Erdmann“COMPORTAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR FRENTE O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL PARA ALUNOS DEFICIENTES: ESTUDO DE CASO.”
Carla Priscila Souza Santos"O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA."
Geovana Rio Carrasco“APLICAÇÃO BÁSICA COM O SOFTWARE GEOGEBRA.”
Marcio de Souza da Paz“DA PROFISSÃO À GRADUAÇÃO: TEOREMA DE PITÁGORAS NA CONSTRUÇÃO DE TELHADOS.”

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2020

Aluno(a)Título do TCC
Ana Katia da Silva MacedoA RAZÃO ÁUREA NA ARQUITETURA
Bianca Regina Barbosa LucasA IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO
Daiane Gomes da SilvaO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Edson Francisco de SouzaO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Gisele da Silva AkutsuO USO DO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Mainara das Dores Leite SantosA RAZÃO ÁUREA NA ARQUITETURA
Marcus Vinícius da Silva FavarettoA PRODUÇÃO DE VÍDEO EM TEMPO DE PANDEMIA: UMA ALTERNATIVA SEGUNDO AS IDEIAS DE MORAN
Mariana Beatriz Silva OthecharUSO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Nayara Cabral da SilvaA IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO
Ricardo Henrique Bueno MachadoA MATEMÁTICA ESCOLAR: PERCURSO HISTÓRICO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM
Valesca Rebeca Vruck Ferreira SilvaENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Weslei Venícios Pereira BarbosaENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: METODOLOGIAS TECNOLÓGICAS DE ENSINO NA ERA DIGITAL

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2019

Aluno(a)Título do TCC
Carolina Fuso MendesA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Wellington Luís de Melo BarrosINTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DINÂMICOS DISCRETOS
Camila Lima GuissoniA MOBILIZAÇÃO DA TEORIA E CONCEITO EM AÇÃO NUMA INTERVENÇÃO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Sara de Araújo MachadoINVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA OFICINA DE ESTATÍSTICA: UMA INTEGRAÇÃO AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Zacarias AcioliENSINO DE MATEMÁTICA- CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: TECNOLOGIA
Vanessa Aparecida FernandesA LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICA
Letícia Paula Cirqueira MartinsO MÉTODO DE ENSINO DE VAN-HIELE NA CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO

 

Isabela Ribeiro dos Anjos

O ESTUDO DO TEOREMA DE PÍTAGORAS EM UM ENTORNO TECNOLÓGICO
Emilly Araújo LimaDO CÁLCULO DE ÁREAS AO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL ATRAVÉS DE ARQUIMEDES, CAVALIERI, PASCAL, FERMAT, NEWTON, LEIBNIZ E RIEMANN.
Jéssica de Almeida PicininA ÉTNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Tuane PachecoA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS: UMA INTEGRAÇÃO AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Aloysio Merquiades Ferreira SantosMATOFOBIA – AVERSÃO À MATEMÁTICA
Ana Heloisa dos SantosAS DIFICULDADES NO ENSINO DA DIVISÃO
Renata Thamara Kovalski RamalhoENSINO DE MATEMÁTICA NO PROJETO ÂNCORA

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso -  2018

Aluno(a)Título do TCC
 Thiago Cardoso de AlmeidaA APLICAÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COMO RECURSO AVALIATIVO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 9° ANO
Sheila Claudineia Toscan NardezPRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA COM ENFOQUE NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Letícia Batista dos SantosLETRAMENTO MATEMÁTICO NOS PRIMEIROS ANOS DA EDUACAÇÃO BÁSICA
Elyda kamila Alves de Souza SantosA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO
Bruna Fernanda de Santana Sousa RodriguesA PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Joilço Alves PereiraMATEMÁTICA FINANCEIRA E SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO
Nathalia Mota de AndradeDIFICULDADES EPISTEMOLÓGICAS DOS NÚMEROS RELATIVOS
Natália Maria Aguiar MeloO VÍDEO COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA
Priscila dos Reis dos SantosLINGUAGENS DO ENSINO DA MATEMÁTICA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Mayara Cardoso AndradeO ENSINO DA MATEMÁTICA EM ALUNOS COM NECESSIDES ESPECIAIS
Leandro Ferreira da SilvaGEOMETRIA RECURSSIVA NO SUPERLOGO
Vitor de Souza LichotiMINECRAFT COMO ESPAÇO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PUZZLES

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2017.

Aluno(a)Título do TCC
Rodrigo Henrique de OliveiraSOLUÇÕES ELEMENTARES PARA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS
Anderson José borges claro“ESTUDO DO TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA E NÚMEROS PRIMOS
Ednéia Alves de OliveiraO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) COMO TERCEIRO ESPAÇO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES”
Eli Fernando Gil EspindolaO COGNITIVISMO DE JEAN PIAGET E SUAS IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO DOS PROFESSOR
Fernando Juremeira dos SantosAS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Léia Alves de OliveiraA EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO
Lucicleide Satira dos SantosUTILIZAÇÃO DE SITUAÇÃO- PROBLEMA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS”
Pedro Henrique Justo dos SantosTEORIA DOS NÚMEROS ALGÉBRICOS
Soraya Maria BatistaO ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA PARA ALUNOS DO EJA: UM OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO
Willian Jesus da SilvaFORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Luiz Henrique da Silva SantanaDESENVOLVENDO HABILIDADES MATEMÁTICAS COM O SOFTWARE TUX OF MATH COMMAN
Adenise Martins da Silva GomesO RACIOCÍNIO DOS ESTUDANTES DE 6º ANO NA RESOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES ENVOLVENDO AS ESTRUTURAS DE DIVISÃO

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2016

Aluno(a)Título do TCC
Adriana Cozim de Oliveira LimaA GEOMETRIA ESPACIAL E A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO ATRAVÉS DO ORIGAMI
Alessandra Lima de Moraes MantovaniESTUDO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA PLANA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO COM RÉGUA E COMPASSO VIA TEORIA DE VAN-HIELE
Mayene Silva ReverteO APRENDIZADO DOS NÚMEROS RACIONAIS: UM ESTUDO TENDO COMO REFERÊNCIA OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Grazieli Santos de OliveiraTRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS DECIMAIS

Marcos da Rocha Silva

 

A IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS NA MATEMÁTICA E NO PENSAMENTO LÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marisangela Pereira dos SantosUMA ANÁLISE DO CONCEITO DE FUNÇÕES DE SEGUNDO GRAU NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Edson Matsuo OtaNOÇÕES SOBRE AS TÉCNICAS DE ONDAS ULTRASSÔNICAS APLICADAS À MEDICINA
Thassiane Calíssia Ravazi FerreiraA RAZÃO ÁUREA E A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI
Adenilson de SouzaEQUAÇÕES DIFERENCIAIS
Anderson Aparecido do Carmo SouzaLOGARITMOS: UM POUCO DE HISTÓRIA, CONCEITOS E DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2015

Aluno(a)Título do TCC
Maria Carolina de OliveiraA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO MEDIADORA DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
Carla Cristina de Souza VieiraO LÚDICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Suélen Silva SimõesA FORMAÇÃO INICIAL E A SALA DE AULA: PERSPECTIVAS PARA UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR SOBRE A ÓTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Thaís Fernanda Gonçalves PiresA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA: PRESCRIÇÃO E PRÁTICA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR
Bruna Zaparolli Dalcico Figueiredo dos SantosA INFLUÊNCIA DO CONTRATO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE COORDENADORES, PROFESSOR E ALUNOS
Fábio Alves dos SantosDILEMAS E SABERES: O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O REFLEXO DA LICENCIATURA EM SUA DOCÊNCIA
Magnum Tiburso FariaDECIFRANDO PADRÕES DA NATUREZA ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI
Rafael Nascimento PereiraO ESTUDO DA CURVA CICLOIDE E DE SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS
Gleice de Cristo RavazeA UTILIZAÇÃO DA SALA DE RECURSOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
José Terêncio NetoDISCUSSÃO DE SISTEMAS HARMÔNICOS - OSCILADORES HARMÔNICOS ATRAVÉS DA TRANSFORMADA DE LAPLACE
Jeferson Moreira de Oliveira AraldoA FÍSICA DAS TEMPESTADES ELETROSTÁTICAS
Iara Maria CauzINCLUSÃO SOCIAL E ACESSIBILIDADE NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Jorge Jefferson Costa MakinoCÔNICAS: EQUAÇÕES CARTESIANAS, LUGAR GEOMÉTRICO E SEÇÕES CÔNICAS
Maycon Antonio PereteINTRODUÇÃO À CRIPTOGRAFIA RSA