Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática - PROFECM - Dourados

CORPO DOCENTE

Relação dos Docentes Permanentes vinculados ao Programa Educação Científica e Matemática (PROFECM)

 

Profa. Dra. Adriana Marques de Oliveira

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Mestrado em Ensino de Ciências, na Área de Ensino de Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Doutora do Programa Educação para Ciência, da Unesp Campus de Bauru, no qual participa regularmente das reuniões do Grupo de Pesquisa de Educação Continuada de professores e Avaliação Formativa, cujos estudos referem-se a textos de interesse comum, discussão de trabalhos dos pós-graduandos, discussão dos projetos do Observatório da Educação e dos seus respectivos Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP) . Trabalhou como docente convocada na Educação básica e na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Atualmente exerce o cargo de docente efetiva na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na área de Educação Química. Atua como coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Sua linha de interesse envolve as interações Ciência - Tecnologia-Sociedade -Ambiente (CTSA) e a investigação do processo formativo de professores tanto inicial quanto continuada no Ensino de Ciências. Atua como professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e como colaboradora do Programa de Pós Graduação do Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 
 

http://lattes.cnpq.br/1049234433381122

Contato: adrianamarques@ufgd.edu.br

 

Prof. Dr. Antonio Rogério Fiorucci

Bacharel em Química (UFSCAR, 1995). Licenciado em Química (UFSCAR, 1999). Mestre em Química Analítica (UFSCAR, 1998). Doutor em Química Analítica (UFSCAR, 2002). Atualmente exerce a docência no Curso de Química da UEMS – Unidade Universitária de Dourados. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroanalítica e Ensino de Química. Coordena o Subprojeto de Química do Programa PIBID/UEMS.

http://lattes.cnpq.br/2676034656556384

Contato: arfiorucci@uems.br

 

Prof. Dr. Edmilson de Souza

Licenciado em Física (UEL, 1996). Mestre em Engenharia Elétrica (UNESP, Ilha Solteira, 2000). Doutor em Engenharia Mecânica (USP, 2009). Exerce a docência nos Cursos de Física, Engenharia Física e Engenharia Ambiental da UEMS – Unidade Universitária de Dourados. Atualmente e exerce a função de Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS. É líder do Grupo de Pesquisa em Qualidade do Ar junto ao Centro Integrado de Análise e Monitoramento Ambiental (CINAM). Coordena o Núcleo de Divulgação Científica (NDC) especializado em Popularização da Ciência.

http://lattes.cnpq.br/5834868685530120

Contato: edmilson@uems.br

 

Profa. Dra. Edvonete Souza de Alencar

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2005) e em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2013). Atualmente é Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade Federal de Grande Dourados-UFGD - no departamento de Educação - FAED. É professora permanente do Programa de Mestrado Educação Científica e Matemática. Atuou por 12 anos no ensino fundamental do Governo do Estado de São Paulo e por 9 anos como professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Paulo. Foi professora do Curso Clarentiano para concurso e do Grupo Censupeg de Pós graduação. Especialista em Direito Educacional, em Educação Infantil e em Formação de Professores para o Ensino Superior. Líder do grupo TeiaMat- Teia de Pesquisas em Educação Matemática - UFGD. Pesquisadora integrante do grupo de trabalho - GT01- Educação Matemática na Educação Infantil e anos iniciais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Foi bolsista pesquisador iniciante da UFGD no segundo semestre de 2017. Atua principalmente nos seguintes temas: educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, educação inclusiva, campo conceitual multiplicativo, formação de professores, modelagem matemática e educação.

http://orcid.org/0000-0002-5813-8702

Contato: edvonete.s.alencar@hotmail.com

 

Profª. Drª. Eliane Cerdas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2003), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2007) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, ensino de ciências, formação de professores, abordagens para o ensino de ciências.

http://lattes.cnpq.br/3896984457113851

Contato: elianecerdas@uems.br

 

Prof. Dr. Fabiano Antunes

Bacharel em Ciências Biológicas (UNIOESTE, 1998). Licenciado em Ciências Biológicas (UNIOESTE, 2002). Mestre em Ensino de Ciências (UEL, 2007). Doutor em Ensino de Ciências (UEL, 2011). Atualmente exerce a docência no Curso de Ciências Biológicas da UFGD, Dourados, sendo responsável pela Prática de Ensino e pelo Estágio Supervisionado. Tem experiência na área de educação em ciências, trabalhando com os seguintes temas: Modelos de Formação de Professores, História e Filosofia da Ciência, Processo Ensino-Aprendizagem em Ciências.

http://lattes.cnpq.br/0738282441710083

Contato: fabianoAntunes@ufdg.edu.br

 

Prof. Dr. Frederico Fonseca Fernandes

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática com ênfase em Computação, pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) (2002); Mestrado em Educação Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2014) e Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2018). Pesquisador nas áreas/temas de Educação a Distância (EaD), Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) e Formação de Professores de Matemática. É membro do Grupo de Estudo de Tecnologia e Educação Matemática (GETECMAT) e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino e a Aprendizagem da Matemática (GEPEAM). Atuou como professor de Matemática na Educação Básica de 2002 a 2019 e, atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Cassilândia. 

https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Prof. Dr. Gilmar Praxedes Daniel

Licenciado em Física (UERJ, 1986). Mestre em Física (UFMS, 2000). Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2011). Atualmente exerce a docência no Curso de Física da UEMS – Unidade Universitária de Dourados. Tem experiência na área de educação científica, trabalhando com os seguintes temas: História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências e Epistemologia e Ensino de Ciências e Formação de Professores. Coordena o Subprojeto de Física do Programa PIBID/UEMS.

http://lattes.cnpq.br/5253563786945699

Contato:   praxa@uems.br

 

Prof. Dr. João Mianutti

Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia (UFMS/CEUA, 1990). Mestre em Educação (UFMS/CCHS, 1996). Doutor em Educação para a ciência (UNESP/FC, Bauru, 2010). Atualmente exerce a docência no Curso de Ciências Biológicas da UEMS – Unidade Universitária de Dourados – sendo responsável pela Prática de Ensino e pelo Estágio Curricular Supervisionado. Tem experiência na área de educação/ensino, trabalhando com os seguintes temas: Epistemologia e Ensino de Ciências, História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências e Formação de Professores. É coordenador de gestão do Programa PIBID/UEMS.

http://lattes.cnpq.br/7286691838082541

Contato: jmianutti@uems.br

 

 

Profª. Drª. Lilian Giacomini Cruz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, é especialista em Gerenciamento Ambiental pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Bauru). Atualmente é Professora e Coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Ivinhema e, professora do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Matemática (Mestrado Profissional) da UEMS, unidade de Dourados. Tem experiência em diferentes temas da área da Educação, em especial nos estudos em Educação Ambiental no contexto escolar. É membro do Grupo de pesquisa em Educação Ambiental (GPEA) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru), colaborando como pesquisadora.

http://lattes.cnpq.br/9357499708571321

Contato: lilian.giacomini@uems.br

Profa. Dra. Katia Guerchi Gonzales

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em Educação para a Ciência pela Unesp. Atua como docente do ensino superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Nova Andradina e como professora do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Uniderp. É membro do Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Desenvolve pesquisas na área da Educação Matemática, atuando principalmente na História da Educação Matemática.

https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=9FB395056718A89EE4E23332A60CD54D.buscatextual_5

 

Prof. Dr. Lucélio Ferreira Simião

Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática (SOCIGRAN, 1994), Mestre em Educação (UFSCar, 2001). Doutor em Educação (UFSCar, 2006). Atualmente exerce a docência nos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia da UEMS – Unidade de Dourados. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Informática Educativa, trabalhando com os seguintes temas: Computadores e Educação, Softwares Educacionais e Formação de Professores. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência  PIBID/UEMS.

http://lattes.cnpq.br/5248335119592744

Contato: lucelio@uems.br

 

Prof.ª Dr.ª Mirian Xavier

Licenciada em Ciências Biológicas (UFMS/CEUD, 1995). Mestra em Educação (UCDB, 2000). Doutora em Educação (UFMS, 2014). Atualmente exerce a docência nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia da UEMS, Unidade Universitária de Dourados, sendo responsável pela Prática de Ensino e pelo Estágio Curricular Supervisionado. Tem experiência na de educação, trabalhando com os seguintes temas: Processo Ensino Aprendizagem e Formação de Professores. Coordena o Suprojeto Biologia de Dourados vinculado ao PIBID/UEMS.

http://lattes.cnpq.br/3523812525735575

Contato: mirian@uems.br

 

Prof. Dr. Nei de Freitas Nunes Neto

Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, da Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, desde janeiro/2018, onde ministra aulas para estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas. De 2010 a 2017, foi professor do Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde ministrou aulas para cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Oceanografia, BIs em Saúde, Ciência&Tecnologia, entre outros. É professor permanente do programa de pós-graduação em educação científica e matemática da UEMS (mestrado profissional), professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), orientando estudantes de mestrado e doutorado. É um dos coordenadores de projetos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), financiado pelo CNPq e pela FAPESB. No IN-TREE coordena projetos ligados a educação, epistemologia e ética. Ainda, coordena o projeto Projeto 'Educar para transformar: investigações sobre estratégias de ensino para a formação de agentes virtuosos', aprovado no Edital Universal do CNPq (2019-2022). Foi pesquisador visitante no Centro para Vida, Mente e Sociedade, do Departamento de Lógica e Filosofia da Ciência, da Universidade do País Basco (UPV, Espanha, 2015). Obteve doutorado em Ecologia (UFBA, 2013), com período sanduíche na Universidade do País Basco, mestrado em Ensino, Filosofia e História das ciências (UFBA/UEFS, 2008), e bacharelado em Ciências Biológicas (UFBA, 2006). Ministra palestras e participa de mesas-redondas em eventos no Brasil e no exterior, sobretudo nas áreas de educação e filosofia. Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão em duas áreas principais: 1) Educação em Ciências (com ênfase em Métodos Inovadores de Ensino e 2) Filosofia da Biologia e Filosofia Ambiental (com ênfase sobre as áreas de epistemologia das ciências da vida e temas de ética aplicada). Além disso, tem desenvolvido atividades educativas relacionadas a Sistemas Agroflorestais e Agricultura Sintrópica.

https://orcid.org/0000-0002-8185-2007

 

Prof. Dr. Paulo Souza da Silva

Bacharel em Física (UFRJ, 1991). Mestre em Física (UFRJ, 1994). Doutor em Física (UFRJ, 1999). Atualmente exerce a docência e coordena o Curso de Física da UEMS, Unidade Universitária de Dourados. Tem experiência na área de educação – formal e não formal –, trabalhando com os seguintes temas: Divulgação e Popularização da Ciência, Ensino de astronomia e Etnoastronomia.

http://lattes.cnpq.br/7504712460093873

 Contato: psilva@uems.br

 

Prof. Dr. Sérgio Choiti Yamazaki

Licenciado em Física (UEL, 1992). Mestre em Ensino de Física (USP, 1992). Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2015). Atualmente exerce a docência no Curso de Física da UEMS – Unidade Universitária de Dourados. Tem experiência na área de ensino, trabalhando com as seguintes temáticas: Epistemologia e Ensino de Ciências, Divulgação Científica e Formação de Professores.

http://lattes.cnpq.br/0421043286956592

Contato: sergioyamazaki@uems.br

 

Prof. Dr. Sonner Arfux de Figueiredo

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000). Especialização Lato Sensu em Educação Matemática pela Faculdade de Educação São Luiz - Jaboticabal - SP (2001). Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté ? UNITAU/SP (2004), Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo-SP, com Sanduíche na Universidade de Alicante-Espanha. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Gerente da Unidade Universitária de Nova Andradina (2007-2013) (2015- atual), Professor do Curso de Licenciatura em Matemática e Professor no programa de Pós Graduação Educação Científica e Matemática, foi Coordenador Pró-tempore do Curso de Licenciatura em Computação (2010-2011); Coordenador do Curso de Segunda Licenciatura em Computação UEMS/CAPES/PARFOR, 2010-2013, Membro do Conselho Universitário da UEMS, Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, educação, ensino, novas tecnologias, software, educação matemática, trigonometria; números complexos, números decimais, ensino de matemática, aprendizagem, números racionais.

http://lattes.cnpq.br/4161335716848843

Contato: sarfux@uems.br, sarfux@gmail.com

 

Prof.ª Dr.ª Vanessa Daiana Pedrancini

Licenciada em Ciências Biológicas (UEM, 2005). Mestrado em Educação para a Ciência (UEM, 2008). Doutora em Educação para a Ciência (UNESP/FE, Bauru, 2015). Atualmente exerce a docência no Curso de Ciências Biológicas da UEMS, Unidade Universitária de Mundo Novo, sendo responsável pelo Estágio Curricular Supervisionado. Tem experiência na área de Educação, trabalhando com os seguintes temas: Filosofia, História e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências; Modelos de Ensino; Educação Ambiental e Formação de Professores.

http://lattes.cnpq.br/4921430400957079

Contato: vapedrancini@yahoo.com.br

 

 

  Relação dos Docentes Colaboradores vinculados ao Programa Educação Científica e Matemática (PROFECM)

 

Prof. Dr. Afrânio José Soriano Soares

Licenciado em Ciências Biológicas (UNESP, Rio Claro, 1991). Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UFSC, 1997). Doutor em Geografia - Organização do Espaço (UNESP, Rio Claro, 2006). Atualmente exerce a docência nos Cursos de Engenharia Florestal e Agronomia da UEMS – Unidade Universitária de Aquidauana. Tem experiência na área de Gestão e Manejo de Áreas Protegidas (UC), trabalhando principalmente com os seguintes temas: Planejamento e Gestão Ambiental (Planejamento de UC), Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Trilhas interpretativas, Centro de Visitantes, Ecoturismo e Percepção Ambiental. Atualmente integra a equipe técnico-científica do GEOPARK Bodoquena - Pantanal junto à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). 

http://lattes.cnpq.br/9676252154356360

Contato: afranio@uems.br

 

Profa. Dra. Cintia Melo dos Santos

Professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduada em Matemática, pela UFGD em 2007, Especialização em Educação Matemática em 2009, Mestre em Educação Matemática no curso de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDumat) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - (UFMS) em 2013 e Doutora em Educação Matemática pela UFMS em 2019. Tem experiência em Educação Matemática com foco nas pesquisas em Didática da Matemática e em formação de professores, e é membro do grupo de pesquisa em Didática da Matemática (DDMat)

http://lattes.cnpq.br/5224534008264568

Contato: cintiasantos@ufgd.edu.br

 

Prof.ª Dr.ª Helena Alessandra Scavazza Leme

Licenciada em Matemática (UNESP, 1994). Mestra em Educação Matemática (UNESP, 1997). Doutora em Educação (USP, 2010). Atualmente exerce a docência no Curso de Matemática da UEMS – Unidade Universitária de Dourados. Tem experiência na área de Educação Matemática, trabalhando com os seguintes temas: Formação de Professores, Processo Ensino Aprendizagem, Educação Indígena. Coordena o Subprojeto de Matemática do Programa PIBID/UEMS.

http://lattes.cnpq.br/2038202248650956

Contato: hasleme@gmail.com

 

Prof. Dr. José Barreto dos Santos

Bacharel em Ciências Econômicas (Faculdades Integradas Augusto Motta, 1990). Especialização em Administração Educacional (UNESP, Araraquara, 1995). Mestre em Educação (UNIMEP, Piracicaba, 1997). Doutor em Educação (UNICAMP, 2009). Atualmente exerce a docência nos cursos de licenciatura (Geografia, Artes Cênicas e Letras) da UEMS – Unidade de Campo Grande.  Tem experiência nas áreas de Educação, trabalhando com os seguintes temas: Políticas Públicas de Educação, Gestão Escolar e Formação de Professores.

http://lattes.cnpq.br/8412915773725197

Contato: josebarretodossantos@uems.br

 

 Prof. Dr. Marcelo Salles Batarce

Licenciado em Matemática (UNESP, Rio Claro, 1998). Mestre em Educação Matemática (UNESP, Rio Claro, 2003). Doutor em Educação Matemática (London South Bank University, 2011). Atualmente exerce a docência no curso de licenciatura em Matemática da UEMS – Unidade Universitária de Dourados. Tem experiência em Educação Matemática, trabalhando com os seguintes temas: Epistemologia e Educação Matemática, História da Matemática no Ensino de Matemática e Formação de Professores.

http://lattes.cnpq.br/4944606227091826

Contato: mbatarce@uems.br