O Setor de Gestão Pedagógica e Orientação Didática, setor responsável pela orientação e acompanhamento das Coordenadorias de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, no âmbito da organização curricular, do planejamento didático-pedagógico-tecnológico, do acompanhamento da proposição e desenvolvimento dos cursos na modalidade a distância, bem como a orientação e acompanhamento de docentes no âmbito da produção de material didático-pedagógico-tecnológico, e controle e organização de recursos educacionais de disciplinas na modalidade a distância, tem como atribuições:
I - coordenar, supervisionar e operacionalizar as atividades acadêmicas e administrativas dos cursos EaD;
II - acompanhar os indicadores de desempenho dos cursos EaD, incluindo matrículas, reprovações, desistências, entre outros;
III - elaborar, com apoio dos setores envolvidos, o Guia do Curso com indicação detalhada de atividades e atualizado a cada período letivo;
IV - promover reuniões periódicas com as Coordenadorias de Cursos EaD, definindo estratégias para a melhoria do desenvolvimento das atividades acadêmicas;
V - apoiar os demais setores da DED na supervisão de processos de organização, produção e distribuição de materiais pedagógicos, bem como dos espaços virtuais utilizados pelas disciplinas e cursos na plataforma virtual;
VI - organizar a lotação de docentes, junto às Coordenadorias dos Cursos EaD;
VII - organizar e apoiar as Coordenadorias de Cursos na realização de atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão; e científico-culturais;
VIII - organizar calendário/cronograma de oferta de disciplinas relativo à matriz curricular dos cursos EaD;
IX - garantir a disponibilidade de informações acadêmicas necessárias aos estudantes no início de cada período letivo, tais como guias de curso e calendário/cronograma de oferta de disciplinas;
X - acompanhar os processos de avaliação institucional e autoavaliação dos cursos EaD;
XI - planejar os processos e atividades do semestre letivo subseqüente de acordo com o calendário/cronograma, indicando a previsão de disciplinas que serão oferecidas e a lotação docente;
XII - acompanhar, desenvolver e implementar o modelo de Desenho Instrucional vigente para os cursos da modalidade a distância UEMS, fundado na Produção, Interação e Compartilhamento;
XIII - apresentar e orientar aos docentes sobre as metodologias de aprendizagem em EaD, os recursos disponíveis e como sistematizar o planejamento didático das disciplinas ofertadas, em concordância com o modelo de desenho instrucional da modalidade a distância da UEMS.
XIV - atualizar os docentes sobre as atitudes e necessidades de estudantes da modalidade a distância da UEMS, de modo que possam elaborar materiais didáticos acessíveis e que potencializam a aprendizagem.
XV - elaborar processos de circulação e arquivamento de documentos que garantam a eficiência dos processos de produção das disciplinas.
XVI - receber, documentar, organizar e compartilhar recursos educacionais submetidos pelos docentes, por meio dos fluxos estabelecidos pelos setores da Diretoria, para composição das suas disciplinas, garantindo a adequação dos recursos ao modelo de desenho instrucional da modalidade a distância da UEMS.
XVII - ajustar recursos educacionais de modo que a proposta pedagógica do docente seja apresentada de forma adequada na plataforma virtual.
XVIII - avaliar e oferecer retorno aos docentes sobre os produtos desenvolvidos, tendo como objetivo, aprimorar metodologias adotadas para a execução das disciplinas.
XIX - colaborar na identificação de demandas educacionais dos estudantes, a serem dialogadas com os docentes, com base no comportamento observado na plataforma virtual.
XX - pesquisar e revisar técnicas de desenho instrucional, buscando implementar estratégias inovadoras, visando aumentar a qualidade e favorecer as ações de aprendizagem, de acessibilidade, do engajamento e da permanência do estudante.
XXI - desenvolver outras atividades no âmbito de sua área de atuação.