A Pró-Reitoria de Ensino, em consonância com o compromisso assumido pela gestão universitária e alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021–2025, especialmente aos objetivos 6 e 7, que tratam do fortalecimento e da reestruturação dos cursos de graduação, iniciou, em 2024, um ciclo de debates e ações de mobilização do corpo docente, com o propósito de construir o Programa de Integração, Flexibilização e Internacionalização do Currículo Universitário da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
No eixo da flexibilização, o Programa busca ampliar a autonomia estudantil na composição dos planos de estudo, incentivando a exploração de diferentes áreas do conhecimento e promovendo trajetórias formativas mais personalizadas.
Na mesma direção, a integração entre disciplinas e áreas visa fomentar uma formação mais articulada e multidimensional, contribuindo para uma visão holística do processo formativo.
Por fim, a internacionalização pretende preparar os(as) estudantes para os desafios de um mundo globalizado, por meio da promoção de oportunidades de interação internacional e mobilidade acadêmica, fortalecendo a dimensão global da formação universitária.