O Setor de Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais desempenha um papel fundamental na promoção da acessibilidade e na facilitação da comunicação entre surdos e demais membros da comunidade acadêmica através da viabilidade do uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no âmbito universitário. Suas responsabilidades incluem a mediação de situações de comunicação, a tradução e interpretação de materiais didático-pedagógicos, vídeos institucionais e editais de processos seletivos, assim como a interpretação de atividades didático-pedagógicas, culturais, eventos e reuniões institucionais. Além disso, o setor atua nos processos seletivos e concursos públicos da UEMS, apoia a acessibilidade nos serviços e atividades-fim da instituição e proporciona acessibilidade comunicativa aos professores surdos que integram o quadro docente. Por fim, o setor realiza estudos voltados para a melhoria contínua de suas atividades, visando sempre aprimorar a qualidade dos serviços prestados.
Nos Anexos, à direita desta tela, segue Protocolo para solicitação de Atendimento do Setor.
Chefe do Setor: Patricia Taffarel
E-mail: tils@uems.br
PROTOCOLO PARA SOLICITAÇÃO DO SERVIÇO DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
Solicitação Para Eventos Online e Eventos Presenciais;
Este protocolo se destina a eventos que ocorrem dentro da esfera universitária em todas as unidades universitárias, de modo virtual (on-line), e nas unidades universitárias de Campo Grande e Dourados, de modo presencial.
Docentes e Técnicos Administrativos da UEMS podem fazer solicitação do serviço de Tradução e Interpretação de Libras, para a Equipe de Tradutores e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais -TILS. A solicitação deve ser encaminhada exclusivamente para o e-mail: tils@uems.br .
Após o envio da solicitação o setor terá o prazo de até 24h (dias úteis), para retornar informando a possibilidade ou não de atender ao evento, levando em consideração a agenda de trabalho dos TILS.
Solicitação Para Vídeos Institucionais
Este protocolo se destina a demandas solicitadas pela Diretoria de Comunicação Social – DCS.
O pedido deve ser encaminhado exclusivamente para o e-mail: tils@uems.br
Mediante a solicitação a equipe terá até 24h (dias úteis) para retornar informando o prazo mínimo para a execução, a depender da demanda solicitada. A data da execução pode variar de 03 à 07 dias (dias úteis).
Natureza diversa:
Este protocolo se destina a demandas diversas e esporádicas, como: reuniões, projetos visitas técnicas, atendimentos para orientação e apoio pedagógico aos usuários da Língua Brasileira de Sinais.
A solicitação deve ser encaminhada para o e-mail: tils@uems.br.
Atenção: Sugestões de questões a serem preenchidas ao corpo do e-mail, visando contribuir com a agilidade do retorno.
• Do que se trata a solicitação? (Comunique o nome do evento e apresente informações relevantes para estudo prévio);
• Quem vai realizar a ação? (Informe qual o curso, professor, Pró-Reitoria ou grupo de pesquisa/estudo que está à frente da ação);
• Quando ocorrerá o evento? (Informe datas, horários e local, seja específico)
• Qual temática será trabalhada? (Enviar, de forma antecipada, os materiais/conteúdos (textos, slides, vídeos) para que o/a Tradutor/a e Intérprete possa se apropriar do assunto)