Casa da Cultura - Espaço Guaraoby

A Casa da Cultura UEMS - Espaço Guaraoby  é um espaço da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, administrada pela Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (DCEL), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) que tem por objetivo promover e incentivar a produção e divulgação das diversas manifestações culturais e artísticas na universidade e na comunidade de Dourados.

HISTÓRICO  DO CENTRO CULTURAL GUARAOBY

O centro cultural Guaraoby (Guara = peixe / oby = azulado, esverdeado, dourado = peixe Dourado // Guará = lobo / oby = uivo do lobo) - anteriormente denominado Coral Santa Cecilia - foi oficialmente criado em 02 de setembro de 1979, tendo como local o Colégio Imaculada Conceição - Dourados/Ms. inaugurou sua sede própria em 27/10/1984.  Em 10 de setembro de 2006, reformulou, por força de Lei, os seus Estatutos, oportunidade em que foi também mudada a razão social, substituindo, assim, o nome Santa Cecilia, como era conhecido para Centro Cultural Guaraoby.

Mais antigo e tradicional espaço de arte e cultura de Dourados, durante mais de 45 anos foi o reduto das atividades voltadas à arte e cultura, em especial, ao canto coral. Inúmeros encontros, intercâmbios culturais, oficinas, centenas de alunos e historias, constroem a memória deste espaço que provou que a cultura pode ser uma importante agente de transformação social, além de deixar um importante legado para Dourados uma vez que a sua história  se mistura com a formação cultural da cidade.

No ano de 2014, o Centro Cultural Guaraoby, foi oficialmente doado para a UEMS pelo Maestro Aldivo Mazzini, passando a ser administrado pela PROEC via DCEL.   Após a doação do espaço, a UEMS realizou uma reforma no local e reabriu suas portas para a comunidade no dia 01 de julho de 2022, com um evento multicultural que percorreu através das mais variadas linguagens e expressões artísticas à história e memória da arte e cultura de Mato Grosso do Sul, valorizando, em especial, à memória do Centro Cultural Guaraoby.

Horário de Funcionamento: segunda à sexta: 7h30 às 21h30 |  sábado: 8h às 12h

Endereço: R. Monte Alegre, 1955 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79825-040