Setor de Projetos, Bolsas e Programas de Cultura

O Setor de Projetos, Bolsas e Programas de Cultura é um setor de apoio à Divisão de Cultura e Lazer - DCULT e tem como objetivo planejar, assessorar e executar programas, projetos, e bolsas de natureza artística, cultural e de lazer.

Programas de Cultura e Lazer

Os programas de Cultura e Lazer são um conjunto ações de caráter orgânico-institucional, de médio e longo prazo, de natureza educativa, cultural, artística, científica e/ou tecnológica, que visam articular ações de extensão, pesquisa, ensino e/ou outras, voltadas a questões relevantes da Instituição e da sociedade, fortalecendo a concepção teórica, metodológica e avaliativa das ações, propiciando, assim, o alcance de resultados efetivos nos seus objetivos.

Os Programas de Cultura e Lazer buscam agrupar as ações que viabilizem a troca entre o conhecimento acadêmico e popular, a participação junto a segmentos da sociedade divulgando as experiências resultantes em benefício das comunidades acadêmicas e externas, na realização do compromisso social da Universidade.

Projetos de Cultura e Lazer

É considerado Projeto de Cultura e Lazer o conjunto de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, cultural, artístico, científico e tecnológico, com objetivo definido e prazo determinado, vinculado ou não a um programa.

O Projeto de Cultura e Lazer visa articular os processos formativos e de produção de conhecimento e possibilitar ações interativas entre a universidade e a sociedade, com metas e prazo de duração previamente definidos.

Bolsas

O regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Cultura, Esporte e Lazer (PIBCEL) foi aprovado pela deliberação CECAC/CEPE-UEMS No 8, de 15 de setembro de 2016. O regulamento visa orientar professores efetivos, cedidos da UEMS, professores visitantes, técnicos com formação superior e alunos bolsistas de programas, projetos e cursos nas áreas da cultura, esporte e lazer quanto aos procedimentos que devem ser observados pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Cultura, Esporte e Lazer (PIBCEL) vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC).

O PIBCEL tem como objetivos:

I - estimular professores e técnicos a envolverem alunos de graduação nas ações voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes relacionadas especificamente às áreas de Cultura, Esporte e Lazer;

II - oportunizar ao bolsista a compreensão da indissociabilidade das ações de ensino,

pesquisa e extensão;

III - possibilitar aos bolsistas novos meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento cultural e artístico do Estado de Mato Grosso do Sul e do País;

IV - estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares que favorecem o intercâmbio entre a universidade e a sociedade;

V - favorecer a partir de ações de cultura, esporte e lazer desenvolvidas por bolsistas e orientadores vinculados ao programa, a relação entre a UEMS e a sociedade;

VI - favorecer a formação acadêmica a partir das ações de cultura, esporte e lazer com destaque para as atividades de memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de artes plásticas e artes gráficas; produção cultural e artística na área de fotografia, cinema e vídeo; produção cultural e artística na área de música e dança; produção teatral e circense; ações esportivas ou de lazer voltadas a crianças, adolescentes em risco e a terceira idade.

CONTATO:

• E-mail: dcult@uems.br