A Divisão de Acolhimento e Desenvolvimento Social (DADES) é o órgão responsável por orientar, apoiar, sistematizar, executar, avaliar e monitorar o desenvolvimento de ações que visem o desenvolvimento social e sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade, no âmbito de atuação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a partir dos eixos das tecnologias sociais e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. A partir do levantamento das necessidades da sociedade, a DADES promove a articulação intersetorial e com órgãos externos para a realização das suas atividades, além de levantar e organizar informações para a elaboração e o monitoramento de indicadores sociais.
Chefia: João Fábio Sanches Silva
Apoio: Thaissa Moreira Prado
CONTATO:
SETORES:
SETOR DE ACOLHIMENTO À REFUGIADOS, MIGRANTES E APÁTRIDAS (SEAC)
Chefia: Christine Grützmann Faustino
Apoio: Edilza Santos de Paula Lacerda
Estela Duveza Teixeira Tanaka
Maria das Dores Dias Acosta
CONTATO: acolhimento@uems.br
SETOR DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL (SEFOE)
Chefia: Mônica Aparecida Matos
Apoio: Ailton Salgado Rosendo
CONTATO: cursinho@uems.br
SETOR DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL (SEFOP)
Chefia: Maria Aparecida do Nascimento Santos
CONTATO: uemspravoce@uems.br
SETOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTÁVEL (SEDES)
Chefia: Nataniel dos Santos Gomes
Apoio: Bianca Araújo dos Santos
Eliezer Patrick Santos Bueno
Lidia Ramona Veron Roa Duarte
Lucas Helpis de Lima
CONTATO: uemsnacomunidade@uems.br
Seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX – DADES) por meio do Edital 029/2025 – PIBEX – DEX/DADES/PROEC/UEMS. Este processo simplificado de seleção visa conceder bolsas a discentes de graduação que desejam participar de projetos e cursos de extensão vinculados à Divisão de Acolhimento e Desenvolvimento Social (DADES/PROEC).
Uma das grandes vantagens deste edital é a sua natureza simplificada: os candidatos não precisam apresentar um projeto de extensão nem ter um orientador para se inscrever. O processo de seleção é focado na avaliação do próprio discente. Os orientadores dos bolsistas serão os coordenadores dos projetos institucionais já existentes, como o "Cursinho UEMS", "UEMS Pra Você" e "UEMS Acolhe".
As inscrições estarão abertas de 16 de junho de 2025 a 06 de julho de 2025, até as 23h59min (horário de Mato Grosso do Sul) , e devem ser realizadas exclusivamente online pelo link: https://forms.gle/2RaMFuNAA9F9F52Z7.
Serão disponibilizadas até 55 bolsas de extensão , no valor de R$ 700,00 mensais. As bolsas terão duração de 25 de agosto de 2025 a 25 de agosto de 2026. A distribuição das bolsas se dará entre os projetos: 33 bolsas para o "Cursinho UEMS", 16 bolsas para o "UEMS Pra Você" e 06 bolsas para o "UEMS Acolhe".
Requisitos para o(a)s Candidato(a)s:
Para se candidatar, o discente deve estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UEMS, cursando no mínimo três disciplinas e não ser concluinte do curso antes do período de finalização da bolsa, devidamente comprovado. É crucial não estar inadimplente com qualquer Programa da PROEC e não possuir vínculo familiar de até terceiro grau com os coordenadores dos projetos elencados. Os bolsistas selecionados deverão ter dedicação às atividades acadêmicas e de extensão, com disponibilidade de 20 horas semanais. Cada discente poderá realizar apenas uma inscrição.
É permitido o acúmulo da bolsa PIBEX DADES/UEMS com bolsa do Programa Institucional de Monitoria (PIM), auxílio do Programa Institucional de Assistência Estudantil da UEMS (PIAE/UEMS), bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ou Residência Pedagógica, Programa de Educação Tutorial (PET), além de bolsas financiadas por outras fontes, distintas da UEMS. No entanto, não será permitido o acúmulo com outra bolsa financiada pela UEMS, com exceção das citadas.
Os candidatos às vagas de ministrante do "Cursinho UEMS" devem ter, preferencialmente, experiência de ensino na área de interesse da vaga e com projetos sociais e/ou projetos de extensão. Todos os candidatos devem possuir habilidade em produção de conteúdo para divulgação e gerenciamento de mídias sociais , além de conhecimentos básicos em programas de edição de textos, planilhas e apresentações.
Inscrições e Seleção:
A documentação obrigatória a ser anexada inclui:
● Anexo I: Termo de Compromisso (devidamente assinado pelo discente).
● Anexo II: RG do proponente digitalizado/escaneado.
● Anexo III: CPF do proponente digitalizado/escaneado.
● Anexo IV: Histórico Escolar do discente (somente quando estiver matriculado na última série do curso), comprovando que está cursando no mínimo 3 (três) disciplinas durante todo o período de vigência da Bolsa.
● Anexo V: Currículo Lattes atualizado do discente.
● Anexo VI: Tabela de Pontuação do discente.
É indispensável que o discente possua uma conta bancária com chave PIX CPF cadastrada em seu próprio nome. A ausência dos documentos exigidos implicará o indeferimento da inscrição.
O processo seletivo é dividido em etapas, a depender da vaga pretendida:
● Etapa I: Análise de enquadramento da documentação (Classificatória).
● Etapa II: Prova Didática (Eliminatória) – específica para vagas de bolsista ministrante do Projeto "CURSINHO UEMS".
● Etapa III: Entrevista (Eliminatória) – para todos os candidatos às bolsas dos projetos.
● Etapa IV: Análise do Currículo Lattes (Classificatória) – para todos os candidatos às bolsas dos projetos.