Eventos

 

2024

2º Semestre

3º Ciclo de Seminários PGRN/CERNA
 

Horário: das 12:30 às 13:30

O 3º Ciclo de Seminários do PGRN/CERNA terá programação continuada ao longo de todo o segundo semestre de 2024, e as apresentações ocorrerão sempre às sextas-feiras, das 12hs30 às 13hs30, na Sala de Pós-graduação do PGRN (Bloco B - térreo) da UEMS-Dourados, com transmissão ao vivo pelo canal do CERNA no Youtube (https://www.youtube.com/c/cernauemsdourados). Toda comunidade acadêmica da Cidade Universitária de Dourados é convidada. Neste 3º Ciclo de Seminários, a equipe de docentes/pesquisadores pretende apresentar seus estudos recentes que estejam repercutindo na comunidade científica, com temas que envolvam os Recursos Naturais. O PGRN/CERNA espera com esta iniciativa demonstrar à comunidade acadêmica a importância de se fazer ciência, motivando os estudantes a contribuirem com estudos e desenvolvendo projetos de pesquisa com a equipe.

- Playlist das paltestras do 3º Ciclo de Seminários PGRN/CERNA

 

CRONOGRAMA

Agosto

dia 02 - "Recursos naturais do cerrado: importância e desafios da conservação" - Prof. Dr. Etenaldo Felipe Santiago

O Professor Felipe possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Campus de Rio Claro-SP (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) - Departamento de Botânica (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Campus de Rio Claro-SP (2002). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS - Dourados-MS, orientador no Mestrado e Doutorado no Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais-PGRN. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: respostas de plantas ao estresse, essências nativas, germinação, morfologia, desenvolvimento inicial de sementes e plântulas, reposição de cobertura vegetal em áreas degradadas, avaliação ambiental.


dia 09 -  "Etnoastronomia e os conhecimentos indígenas sobre o céu" - Prof. Dr. Paulo Souza da Silva

O Professor Paulo possui graduação em Física Bacharelado e Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991 e 1995), mestrado (1994) e doutorado (1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem atuado com temas: Luminescência do Fe3+ e Cr3+ em Matrizes dos tipos óxidos e Fluoretos. Professor Adjunto nível IV pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul desde 1999. Coordena o projeto Popciência financiado pelo Finep, Astronomia Itinerante e Etnoastronomia dos Índios Guarani da Região da Grande Dourados/MS ambos com financiamento do CNPq.


- O CÉU DOS ÍNDIOS DE DOURADOS-MS - Livro (PDF)


dia 16 - "O que é uma “lente térmica” e como ela contribui com a ciência?" - Prof. Dr. Sandro Marcio Lima

 O Professor Dr. Sandro Marcio Lima possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado e doutorado em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (1999 e 2003). Atuou como Pró-reitor de Administração e Planejamento da UEMS entre 2010 e 2012. Foi também Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UEMS entre 2010-2013, Presidente do Comitê Docente Estruturante do Curso de Engenharia Física entre 2013 e 2015 e membro do Conselho Superior da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS) entre 2007-2014.. Atualmente é professor titular na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, e Coordenador dos Programas de Pós-graduação da Câmara I (Meio Ambiente e Agrárias) da Área Interdisciplinar da CAPES, e também está como Coordenador do Centro de Estudos em Recursos Naturais (CERNA) da UEMS. Durante o doutorado realizou um estágio sanduíche na University of Southampton, em Southampton, England. Realizou pós-doutoramento no IFSC-USP entre fevereiro de 2003 a fevereiro de 2004. Tem experiência na área de Física Aplicada, com ênfase em Propriedades Térmicas e Ópticas da Matéria Condensada.


 


dia 23 - "Potencial do uso de fitobióticos em peixes de cultivo" - Dr.ª Arlene Sobrinho Ventura

A Pós-doutoranda Dra. Arlene Sobrinho Ventu possui graduação em Medicina Veterinária e Especialização em Aquicultura Sanidade e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Estadual de Maringá (2011 e 2015), mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Atualmente é técnica de laboratório em Aquicultura na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados FCA - UFGD. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase no uso de produtos naturais na Aquicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: piscicultura, anestesia e fisiologia de peixes, parasitologia, hematologia, histopatologia, boas práticas de manejo, inspeção e tecnologia de pescados.


dia 30 - "O uso de aerofotogrametria no monitoramento de áreas de restauração" - Dr.ª Silvana Lima dos Santos

A Pós-doutoranda Dra. Silvana Lima dos Santos possui graduação em Ciências Biológicas e pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2007), especialização em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2012), mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2019) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2023). Atualmente é diretora administrativa da ONG GEBIO - Grupo de Estudos em Proteção a Biodiversidade e consultora ambiental em projetos com foco em restauração de áreas degradadas. Tem experiência na área de ecologia de peixes, com ênfase na área de ecotoxicologia em ambientes aquáticos. Também tem atividades na área de geotecnologias aplicadas no monitoramento de áreas em restauração ambiental, por meio do uso de aerofotogrametrias e índices de vegetação de bandas multiespectrais. Possui experiência em gestão territorial de Unidades de conservação federal, estadual e municipal.

 


Setembro

dia 06 -  "Uso de técnicas espectroscópicas aplicadas em escamas de peixes" - Dr.ª Dinorah Machado Vaz de Lima

A Professora Dra. Dinorah Machado Vaz de Lima possui graduação em Ciências Biológicas e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011) e pela Universidade Federal da Grande Dourados (2017), respectivamente, mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2020). Atualmente é professora docente nos cursos de Biologia e Gestão Ambiental da UEMS. Tem experiência na administração e gerenciamento de processos ambientais de empresas industriais. Na área de estudos tem experiência em análises e caracterizações ambientais, em espectroscopias óptica e fototérmicas para aplicações e uso de biomateriais.


dia 13 - "Um tutorial sobre refrigeração óptica" - Prof. Dr. Junior Reis Silva

O Professor Junior Reis Silva é Doutor pelas instituições Universidade Estadual de Maringá (2012) e pela University of New Mexico - EUA (2014), e Mestre pela Universidade Estadual de Maringá (2009). É ex-bolsista de Desenvolvimento Científico Regional-DCR do CNPq/FUNDECT (2014-2016). Atualmente é professor Adjunto nível IV e bolsista produtividade do CNPq nível 2. Tem experiência na área de Física, com ênfase em propriedades da espectroscopia óptica e fototérmica da matéria condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de vidros, vitrocerâmicas e cristais dopados com íons terras-raras e metais de transição para aplicações fotônicas, tais como: conversor de energia para células solares de silício e refrigeração a laser de sólidos. Graduação em Física Licenciatura com ênfase em Física Ambiental pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Dourados) (2006).

 


dia 20 - "Ecologia comportamental e química de himenopteros sociais" - Prof. Dr. William Fernando Antonialli Junior

dia 27 - Profa. Dra. Elaine Antoniassi Luiz Kashiwaqui


Outubro

dia 04 - Dr. Rosangela Maria Ferreira da Costa e Silva

dia 18 - Dr. Jefferson Matheus Barros Ozório


Novembro

dia 08 - "A dengue como sistema complexo: abordagens do método ρDCCA" - Prof.ª Dr.ª Jessica Bassani de Oliveira

dia 22 - "Tecnologias ambientais: um novo olhar sobre a restauração ambiental" - Dr.ª Michele Aparecida dos Santos Nobrega

dia 29 - "Método de Rancimat na determinação da estabilidade oxidativa" - Prof. Dr. Antonio Rogério Fiorucci